A Importância da Música na Vida Cristã

Leia gratuitamente três livros por mês através do aplicativo do autor (Android).

Uns gostam de música. Outros não. Principalmente no cotidiano frenético em que vivemos, dificilmente as pessoas incluem momentos com música na rotina. É comum vermos jovens com seus fones de ouvido, mas o mesmo não acontece com os adultos. Por que o cristão precisa ouvir e cantar músicas que adorem o nome de Jesus? Entenderemos.

Mandamento e Crescimento

A Palavra fala claramente sobre três tipos de adoração que trazem crescimento espiritual: salmos, hinos e cânticos espirituais. Temos a adoração como um mandamento, visto que não é citado apenas uma vez nas Escrituras, mas duas vezes.

Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito, cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música. Por tudo deem graças a Deus, o Pai, em nome de nosso Senhor Jesus Cristo. – Efésios 5:18-20

Perceba que o apóstolo Paulo aqui enfoca um comportamento que se opõe ao embebedar-se. Quem altera a consciência através do álcool perde a timidez e aparenta estar cheio de uma alegria artificial. Estes versos nos mostram que, em vez disso, precisamos nos encher com o Espírito Santo, ou seja, precisamos ser mais alegres e ousados do que aqueles que usam o álcool para atingir esse estado de euforia.

É interessante notar que logo após a ordem para sermos cheios do Espírito, Paulo nos traz uma fórmula interessante: “cantando salmos, hinos e cânticos espirituais entre si e louvando o Senhor de coração com música“. Você quer se encher do Espírito de Deus? Então não se esqueça desta valiosa revelação.

Que a mensagem a respeito de Cristo, em toda a sua riqueza, preencha a vida de vocês. Ensinem e aconselhem uns aos outros com toda a sabedoria. Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido. – Colossenses 3:16

Novamente encontramos a fórmula de Efésios 5:19, porém, agora em Colossenses 3:16. “Cantem a Deus salmos, hinos e cânticos espirituais com o coração agradecido.” Mais uma vez o apóstolo acrescenta a necessidade da gratidão em conjunto com a adoração.

Estes dois trechos riquíssimos nos mostram a necessidade da música no dia a dia para adorar o Pai e receber porções do Espírito Santo. Dedicar um tempo para ouvir e cantar a Deus não é tão difícil assim, concorda? A recompensa é infinitamente maior do que este sacrifício de adoração.

Participe agora mesmo do canal do autor no Telegram para participar dos sorteios semanais!

Salmos, Hinos e Cânticos Espirituais

Estes três termos estão presentes em Efésios 5:19 e em Colossenses 3:16. Por mais que seus significados sejam parecidos, não se referem a uma mesma atitude. Eis a diferença:

Salmos: referem-se aos escritos do livro de Salmos que são, na realidade, orações cantadas. Os salmos são textos maravilhosos e profundamente edificantes que exaltam o Senhor de várias maneiras.

Hinos: uma vez que reconhecemos o agir do Espírito em todos os filhos de Deus graças ao sacrifício de Jesus, entendemos que, além dos salmos, temos milhares e milhares de outras canções inspiradas pelo Pai compostas por cristãos de vários lugares no decorrer da história. Estes são os hinos que podem ser usados na adoração como os salmos.

Cânticos Espirituais: são canções espontâneas criadas através da inspiração do Espírito Santo e podem surgir no tempo secreto com Deus ou nas reuniões com irmãos na fé. Não é preciso ser um(a) cantor(a) profissional nem seguir melodia e tempo perfeitos para iniciar um cântico espiritual. Basta a inspiração, gratidão e o desejo sincero de adorar ao Criador.

***

Insira agora mesmo momentos de adoração com música em sua rotina. Abra seu aplicativo de músicas, prepare os fones ou a caixa de som e comece a adorar o Rei dos reis e Senhor dos senhores. O encher do Espírito será visível em sua vida, em nome de Jesus!

Bibliografia: BORBA, Asaph. Adoração: Quando a fé se torna amor. 1a edição. Rio de Janeiro: Thomas Nelson Brasil, 2017.

Conheça os testes gratuitos para descobrir seu temperamento, medir sua ansiedade, etc.

2 comentários

  1. Nunca dei importância a música, mas nos últimos tempos, o Senhor tem usado louvores para ministrar ao coração. Entendi que isto deve ser uma prática diária na vida do cristão.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *