A Mentirosa Escada do Sucesso: Não caia nessa!

❤️Compartilhe!

Acho que nunca na história houve tanta busca por um ideal em comum chamado “sucesso” como nos tempos atuais. Em tempos remotos, antes da televisão e até do rádio, aparentemente as pessoas se preocupavam apenas em trabalhar e usufruir dos benefícios da labuta. Hoje as pessoas desejam mais do que a lógica plantio-colheita pode proporcionar.

silhouette of person

O mundo tem cada vez mais pregado um tal de “sucesso”, já ouviu falar? Claro que sim! Essa palavra está em toda parte. Como se não bastasse a busca desenfreada por essa condição impossível – explicarei o porquê da palavra impossível posteriormente -, incontáveis pessoas parecem ter a fórmula mágica para alcançá-la.

Nossos pais diziam: estude para ser alguém de sucesso!

Nossos professores diziam: seja o melhor da turma para ser alguém de sucesso!

Nossos patrões diziam: trabalhe freneticamente hoje para ser alguém de sucesso amanhã!

O mais engraçado nessa história é que nenhum desses conselheiros provou o sucesso que o mundo tanto prega… Sabe por quê? É porque ele não existe. Essa conquista tão desejada, em sua essência, seria a satisfação plena para com a própria existência. E qual é o grande obstáculo? Simples: sempre estamos insatisfeitos com alguma coisa.

Não estou falando de ingratidão, ok? Você pode ser a pessoa mais grata do planeta, e mesmo assim, confessar que alguns detalhes poderiam ser positivamente diferentes. O homem mais rico do planeta pode demonstrar desgosto quando pensa na morte ou na situação caótica do mundo, por exemplo. Sempre há coisas para melhorar.

Agora adentraremos o ponto chave deste artigo: a escada do sucesso. Tenha calma. Não serei hipócrita a ponto de lhe vender algo que acabei de menosprezar. Refiro-me a outro sucesso, isto é, completar a missão que Deus designou para seus filhos neste mundo.

A escada do sucesso que o mundo tanto foca começa com degraus largos e, conforme cresce em altura, tem seus degraus encurtados, ou seja, ocorre um afunilamento. O que isso significa? Para alcançarmos esse sucesso ilusório, precisaremos seguir caminhos cada vez mais egoístas. Imagine milhares de pessoas tentando subir esta mesma escada, mas caindo para fora dela conforme sobem degraus, pois a disputa para chegar lá em cima é grande demais e os degraus são cada vez menores.

É uma luta penosa, maçante e que, aos poucos, suja o caráter. Não é uma luta que valha a pena. Todavia, entenda bem, não quero que você pare de lutar por uma melhor qualidade de vida. Minha intenção é te levar a entender que você não precisa subir tais degraus desesperadamente, pois, de qualquer forma, esse sucesso tão falado por muitos jamais poderá ser alcançado em sua plenitude.

Há uma outra escada disponível e, esta sim, vale a pena ser subida. A escada do sucesso para aqueles que amam a Deus e desejam cumprir a missão proposta é inversamente diferente. Ela começa com degraus curtíssimos em largura de modo que só você ocupa o primeiro degrau. Você percebe que é egoísta e sozinho não sairá do chão.

woman and man holding hands

Conforme sobe os degraus com a força do Espírito Santo, você começa a entender que precisa de outras pessoas já presentes nos degraus superiores para te puxarem. Seu amor e cuidado pelos outros começam a crescer e finalmente você chega à conclusão de que o que realmente vale a pena não é o dinheiro, a fama, popularidade, etc. As pessoas ao nosso redor e o Senhor Jesus nos aguardando no final desta subida, isto é o que realmente importa!

E aí? Qual escada você mais deseja subir?

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato