Esferas da Vida Cristã: Conheça as 4

❤️Compartilhe!

Assim como Jesus, nós nos atentamos para quatro níveis de trabalho e fortalecimento na jornada cristã (esferas da vida cristã). Sabemos que o Senhor Jesus nos deu uma ordem: fazer discípulos. Mas como fazemos isso de forma saudável seguindo o exemplo de Cristo?

Os quatro níveis são: busca, evangelismo, ensino e consolidação. Precisamos fluir cheios do Espírito Santo nestas quatro esferas. Se nos aplicamos em apenas uma, duas ou três, não estaremos agindo de acordo com o perfeito exemplo que Jesus nos deixou.

Esferas da Vida Cristã: Busca

Vida de busca a Deus é uma das esferas da vida cristã

Ele [Jesus], porém, se retirava para lugares isolados, a fim de orar. – Lucas 5:16

Buscar a Deus é uma das esferas da vida cristã.

Por mais que Jesus trabalhasse intensamente entre as vidas, ele mantinha um forte hábito de oração em secreto com Deus Pai. Ele jamais deixava de se fortalecer e beber da fonte eterna de água viva. Jesus entendia que precisava estar sempre cheio do Espírito Santo através da busca constante pelo Senhor.

Temos entre nós excelentes evangelistas, mestres e discipuladores, todavia, se qualquer um desses deixar a vida diária secreta de oração em segundo plano, certamente perderão forças e desistirão no decorrer do caminho. Aquele que não se fortalece constantemente, não suporta os terríveis ataques da guerra espiritual.

Esferas da Vida Cristã: Evangelismo

Jesus se aproximou deles e disse: “Toda a autoridade no céu e na terra me foi dada.
Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Ensinem esses novos discípulos a obedecerem a todas as ordens que eu lhes dei. E lembrem-se disto: estou sempre com vocês, até o fim dos tempos”. – Mateus 28:18-20

Evangelizar é uma das esferas da vida cristã.

Esta é a maravilhosa esfera do trabalho cristão onde vidas são ganhas para Cristo. Devemos evangelizar em tempo e fora de tempo (2Tm 4:2), apresentando a todos, com palavras e ações, as boas novas sobre a situação em que o homem caído agora encontra uma grande salvação: o Senhor Jesus.

Aqui é preciso ter diligência. Não devemos se dedicar ao evangelismo de modo que a busca, o ensino e a consolidação sejam etapas negligenciadas. Se as vidas não são firmadas na sã doutrina da Palavra, é bem provável que naufraguem na fé. O próprio evangelista, se não estiver sendo ensinado/consolidado por alguém, se desgastará demais em seu trabalho no Reino.

Jesus nos deu a ordem para fazermos discípulos, certo? Mas a jornada não se resume a isso. Ele sempre buscou o Pai, evangelizava entre as multidões, treinou doze discípulos e consolidou especialmente três dentre os apóstolos.

Esferas da Vida Cristã: Ensino

Ensinar também é uma das esferas da vida cristã

Depois, Jesus subiu a um monte e chamou aqueles que ele desejava que o acompanhassem, e eles foram.
Escolheu doze e os chamou seus apóstolos, para que o seguissem e fossem enviados para anunciar sua mensagem, e lhes deu autoridade para expulsar demônios. – Marcos 3:13-15

Ensinar é uma das esferas da vida cristã.

Jesus não abria mão dos seus momentos em secreto com o Pai. Além disso, caminhava frequentemente com doze discípulos, escolhidos a dedo, e a eles ensinou muito.

Ensinamos o que sabemos sobre a Palavra para as pessoas que se oferecem para ouvir-nos. Devemos fazer isso independentemente do grau de intimidade que temos com o(s) ouvinte(s). Mas, atenção: se houver ensino e o ouvinte se aproximar com o coração aberto, é hora de uma consolidação mais profunda.

Consolidação

Seis dias depois, Jesus levou consigo Pedro e os dois irmãos, Tiago e João, até um monte alto. – Mateus 17:1

Então Jesus deteve a multidão e não deixou que ninguém o acompanhasse, exceto Pedro, Tiago e João, irmão de Tiago. – Marcos 5:37

Levou consigo Pedro e os dois filhos de Zebedeu [Tiago e João] e começou a ficar triste e angustiado. – Mateus 26:37

Consolidar é uma das esferas da vida cristã.

Perceba que Jesus, mesmo rodeado por 12 discípulos e uma multidão em certos momentos, tinha maior proximidade com 3 homens: Pedro, Tiago e João. Por algum motivo, o Senhor os trouxe para mais perto e investiu esforços especiais em suas vidas.

O que aprendemos com isso? Entendo que é válido observarmos quem são aqueles ao nosso redor que permitem maior intimidade. É possível que o Espírito Santo nos mostre pessoas prontas para caminhar de perto conosco, nos auxiliando, aprendendo e ensinando. Temos também como exemplo o caso do apóstolo Paulo e seus queridos filhos espirituais: Timóteo e Tito. Não há nada de errado nisso.

É claro que não vamos excluir os demais irmãos que o Pai colocou em nosso caminho, entretanto, é necessário compreendermos que, com alguns, agiremos com mais intimidade, firmeza e constância, enquanto que, com outros, agiremos de maneira menos direta, se assim posso dizer.

A esses que o Senhor aproximar de nós com maior intimidade, devemos obrigatoriamente iniciar/manter um trabalho de consolidação, isto é, fortalecimento no Senhor, através do ensino da Palavra e da assistência em geral.

***

Estas esferas parecem estar seguindo uma sequência, mas, na realidade, precisamos vivê-las simultaneamente com excelência enquanto obedecemos a ordem de Jesus em relação ao evangelho. Aquele que só busca, ou só evangeliza, ou só ensina ou só consolida, está fazendo o trabalho incompleto enquanto permite brechas perigosas em sua vida. Que o Senhor te ilumine e ajude em tudo!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato