Nascemos Predestinados?

❤️Compartilhe!
Nascemos predestinados?

Já nascemos predestinados? Eis uma ótima pergunta! Se você me perguntasse isso há um ano, eu responderia que SIM. Há vários versículos bíblicos que falam sobre predestinação. Romanos, capítulos 8 e 9, ao meu ver, são os que melhor discorrem sobre a predestinação.

Pois aqueles que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos. E aos que predestinou, também chamou; aos que chamou, também justificou; aos que justificou, também glorificou. – Romanos 8:29,30

Que dizer, se ele fez isto para tornar conhecidas as riquezas de sua glória aos vasos de sua misericórdia, que preparou de antemão para glória, ou seja, a nós, a quem também chamou, não apenas dentre os judeus, mas também dentre os gentios? – Romanos 9:23,24

Mudança de Planos

Todavia, nestes últimos tempos, fui confrontado com tantas outras passagens que falam sobre a escolha do homem diante da salvação. Como pode alguém ser predestinado e, ao mesmo tempo, ter escolha sobre o próprio destino? Se a predestinação fosse a única verdade, poderíamos viver de maneira inconsequente, visto que o destino é certo.

O próprio Jesus fala inúmeras vezes sobre vigilância. Por que devemos vigiar a própria conduta se o destino é inalterável? Confuso, não?

Não Precisa Ter Medo

Várias pessoas tremem de medo quando este assunto é iniciado. “Tento seguir a Cristo, mas quando saberei se fui destinado para o céu ou para o inferno? Somente na morte?“, é o que pensam, todavia não é assim que as coisas funcionam exatamente.

Quando uma pessoa tem o mínimo impulso em seu coração para o arrependimento e a fé em Jesus Cristo, sabemos então que uma boa obra nasceu na vida desse cristão e, se a teoria da predestinação estiver correta, ele foi salvo.

Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. – Filipenses 1:6

Pois Deus está agindo em vocês, dando-lhes o desejo e o poder de realizarem aquilo que é do agrado dele. – Filipenses 2:13

Conclusão: nascemos predestinados ou não?

Concluindo, hoje a minha resposta para a pergunta central deste artigo é “NÃO SEI”. E quanta paz tenho em dizer estas duas palavras! Finalmente reconheci que sou um ser humano limitado e não tenho resposta para todas as perguntas (ainda bem, pois isso me tornaria arrogante demais).

Agora lhe deixo uma pergunta: qual é a diferença prática se nascemos predestinados ou não? Não devemos viver sempre olhando para o Salvador Jesus Cristo? Se a certeza da predestinação provoca em mim o desejo de viver irresponsavelmente, então há uma certeza: ainda não entendi o que é ser cristão.

– Baseado na resposta de Danilo H. Gomes à pergunta Você acredita que as pessoas já nascem predestinados? da rede social Quora.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato