Como Controlar uma Crise de Ansiedade: 8 Passos Simples

❤️Compartilhe!

A ansiedade é uma sensação que todos nós experimentamos de vez em quando. É uma reação natural do nosso corpo ao estresse e às preocupações. No entanto, às vezes, a ansiedade pode ficar fora de controle e se transformar em uma crise que nos faz sentir perdidos e sobrecarregados. A boa notícia é que existem maneiras simples de lidar com uma crise de ansiedade. Há 7 passos que podem ajudá-lo(a) a se acalmar e recuperar o controle (não necessariamente nessa ordem):

mulher encostada na parede de madeira preta

1 – Respire Fundo:

A respiração profunda é uma das maneiras mais eficazes de acalmar a ansiedade. Sente-se ou deite-se confortavelmente, feche os olhos e respire profundamente pelo nariz por alguns segundos. Em seguida, expire lentamente pela boca. Repita esse processo várias vezes até se sentir mais calmo(a). Concentrar-se na respiração ajuda a diminuir a sensação de pânico.

2 – Identifique seus Pensamentos:

Tente identificar os pensamentos que estão alimentando sua ansiedade. Pergunte a si mesmo(a): “o que estou pensando que está me deixando tão ansioso(a)?” Reconhecer esses pensamentos pode ajudá-lo(a) a enfrentá-los de forma mais eficaz.

3 – Pratique a Aceitação:

Às vezes, tentamos lutar contra a ansiedade, o que só a torna pior. Em vez disso, pratique a aceitação. Reconheça que você está se sentindo ansioso(a) e permita-se sentir essa emoção. Isso pode ajudar a reduzir a intensidade da ansiedade.

4 – Use a Visualização:

Feche os olhos e se imagine em um lugar tranquilo e seguro. Pode ser uma praia, uma floresta ou até mesmo um quarto aconchegante. Imagine-se lá, prestando atenção nos detalhes. Essa técnica de visualização pode ajudar a afastar pensamentos ansiosos. Há sons ambientes e músicas relaxantes disponíveis gratuitamente na internet.

5 – Movimente-se:

O exercício físico é uma ótima maneira de aliviar a ansiedade. Dê um passeio, faça alguns alongamentos simples ou dance ao som de sua música favorita. O movimento libera endorfinas, que são os “hormônios da felicidade” que podem melhorar seu humor.

6 – Faça uma Lista de Ações:

Às vezes, a ansiedade surge devido a preocupações com tarefas não concluídas. Pegue um papel e faça uma lista das coisas que você precisa fazer. Organizar suas tarefas pode ajudar a reduzir a sensação de sobrecarga. Ter uma rotina organizada diminui a sensação de que “tudo está uma completa bagunça”.

7 – Busque Apoio:

Lembrar-se de que você não está sozinho(a) pode ser reconfortante. Ligue para um irmão na fé ou familiar em quem confie e compartilhe o que está sentindo. Às vezes, apenas falar sobre sua ansiedade pode ajudá-lo(a) a se sentir melhor.

8 – Confie em Deus:

Por mais que você use estratégias contra as tão terríveis crises de ansiedade, a raiz de todas as preocupações deve ser cortada. Viver uma vida distante de Jesus é viver em trevas. A escuridão traz confusão, desespero e total falta de propósito. Somente no Senhor temos um objetivo claro além da paz de saber que todas as coisas estão seguras nas mãos bondosas Dele.


Lidar com uma crise de ansiedade pode ser desafiador, mas esses passos simples podem ser um ponto de partida para recuperar o controle. Não anulo, de modo algum, a ajuda de um profissional preparado para ajudar nesse tipo de situação. Você não precisa sofrer sozinho(a). Tenha fé e não desista!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato