Como o Entretenimento e as Burocracias Estão Destruindo Você

❤️Compartilhe!

Com o crescimento da tecnologia, muitas atividades ficaram mais práticas e foram imensamente facilitadas. Conseguimos fazer muito mais em menos tempo se compararmos nossas vidas com as dos nossos antepassados. No entanto, juntamente com tantas facilidades, vieram também inúmeras novas distrações e burocracias que nos prejudicam em todas as áreas da vida: espiritual, física, mental e até familiar. Identifique agora como você está sendo prejudicado(a).

Excesso de Entretenimento

Algo que aparentemente é bom, mas, na realidade, é um grande vilão da vida saudável, é o excesso de entretenimento. Entretenimento é uma maravilha, contudo, seu excesso é uma prisão assim como era a famosa Caverna de Platão.

Faça agora uma busca em sua memória. Quantas vezes você deixou de sair para socializar por preferir navegar pela gigantesca lista de filmes da Netflix, Amazon Prime, HBO Max, Globoplay, Disney +, Looke, e etc.? Se isso nunca aconteceu por causa dos filmes, então talvez já tenha acontecido por causa dos games (temos a Steam, Epic, Xbox Game Pass, PlayStation Plus, Google Play Games, e etc.).

Perceba que se você quiser parar a leitura desse artigo neste exato momento para se entreter, encontrará um mundo de possibilidades acessíveis. Basta uma pequena navegação pelo Youtube para encontrar um vídeo chamativo ou alguns segundos no Instagram para se distrair com algum conteúdo. Este mundo de lazer digital nos atrai constantemente. Assim como o açúcar é viciante para o corpo, o excesso de entretenimento é o açúcar da alma.

Como podemos orar, ler a Bíblia, praticar um esporte, ter tempo com a família, ler bons livros ou estudar com tanto açúcar disponível onde e quando quisermos? E, como você já sabe, o açúcar engorda e gera prejuízos variados.

Burocracias Sem Fim

Parcelamentos, impostos, oficina, escola, faculdade, trabalho, casa, compras, compromissos sociais… São muitas coisas para a mente se preocupar. Você consegue encontrar paz em sua mente nos dias atuais? E se eu te disser que há quem se beneficie com tantas burocracias?

Mas quem lucra com as distrações geradas pelas burocracias? – você me pergunta. E eu te respondo: “os governos, sejam deste mundo ou do sobrenatural, que querem ver você calado(a), fortemente concentrado(a) em seus interesses“.

Como se não bastasse o excesso de entretenimento, vivemos um estilo de vida recheado de burocracias. Sendo assim, nossa rotina acaba sendo dividida em dois espaços: entretenimento / burocracia. Quando não estamos nos entretendo, estamos resolvendo alguma pendência.

Bato novamente na tecla: no meio dessa bagunça, onde encontramos tempo para falar com Deus, sair com o cônjuge, brincar com os filhos, cuidar de si mesmo(a) e socializar?

A Opressão de Faraó no Século XXI

⁶ Naquele mesmo dia, o faraó deu a seguinte ordem aos capatazes egípcios e aos supervisores israelitas:
⁷ “Não forneçam mais palha para o povo fazer tijolos. De agora em diante, eles mesmos devem juntá-la!
⁸ No entanto, continuem a exigir que produzam a mesma quantidade de tijolos que antes. Não reduzam a cota. Eles são preguiçosos e, por isso, clamam: ‘Deixe-nos sair para sacrificar ao nosso Deus’.
Aumentem a carga de trabalho deles e cobrem o cumprimento das tarefas. Isso os ensinará a não dar ouvidos a mentiras!”.

Êxodo 5:6-9 (grifo do autor)

Após ter recebido a visita de Moisés e o pedido da libertação de Israel em nome de Deus, faraó se ira e decide aumentar a carga de trabalho dos hebreus a fim de distraí-los ainda mais e os impedir de se relacionarem com o Senhor.

Vivemos muitas vezes algo parecido nos dias atuais. Com tantos impostos e preços absurdos, nos vemos escravizados pela corrida pelo dinheiro. Sob tanta pressão, nos entregamos diariamente à overdose de entretenimento fácil para relaxar a mente oprimida.

Conclusões

Essa opressão de faraó da modernidade cega os nossos olhos para as verdadeiras valiosidades da vida. Você acha que está livre disso? Finalizo este artigo com algumas perguntas.

Por quanto tempo no dia você passa:

  • vendo filmes?
  • navegando nas redes sociais?
  • jogando?
  • resolvendo pendências?
  • cuidando da casa?
  • organizando documentos?
  • trabalhando?

Certo. Agora compare com as respostas desta próxima pergunta. Por quanto tempo no dia você passa:

  • orando?
  • lendo a Bíblia?
  • tendo tempo com a família?
  • lendo bons livros?
  • estudando?
  • aprendendo um novo idioma?
  • tomando um café com pessoas queridas?

Pense nessas coisas e coloque os entretenimentos e burocracias da vida no lugar em que eles devem estar, isto é, em segundo plano.

¹² Ajuda-nos a entender como a vida é breve,
para que vivamos com sabedoria.

Salmos 90:12

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato