Como Ser Alegre em um Mundo Caótico?

❤️Compartilhe!

Basta alguns minutos caminhando pelas ruas para perceber como o mundo está complicado. Todos parecem estar desesperados por algo… Vejo uma pressa insaciável por parte das pessoas. Os carros correndo, pessoas estressadas, reclamações por toda parte… Que mundo caótico!

E surge uma dúvida em meio a tudo isso: como pode existir alguma alegria no meio deste caos? Esta pergunta é legítima se levarmos em questão alguns indivíduos que, de fato, parecem ser felizes, apesar desta bagunça universal.

Primeiramente temos que entender o que é o estado de alegria. Não confunda alegria com aquela empolgação que esporadicamente encontramos por aí, por exemplo, colegas de trabalho que todos os dias falam “bom dia” como se a vida fosse um mar de rosas cercado por unicórnios. Não, a vida não é assim.

Eu lhes disse essas coisas para que em mim vocês tenham paz. Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. – João 16:33

Em nenhum momento Jesus disse que a vida seria fácil. Há momentos em que Cristo fala sobre leveza. Na realidade, Ele nos diz que a leveza vem Dele mesmo.

Venham a mim, todos os que estão cansados e sobrecarregados, e eu lhes darei descanso. – Mateus 11:28

Partindo daqui já conseguimos ter uma noção de como ser alegre, aliás, verdadeiramente alegre! Não é preciso mais do que uma simples pesquisa para descobrir que a alegria mais tem a ver com satisfação do que com empolgação. A alegria é então um sentimento (algo enraizado, prolongado) ao invés de uma emoção (forte reação momentânea e volúvel).

Juntando as peças chegaremos a conclusão de que precisamos permitir que o sentimento de satisfação inunde a alma para resistirmos ao caos atual da humanidade. Mas, “satisfação pelo quê?”, você pode perguntar. É exatamente neste ponto, ou seja, no reconhecimento das bênçãos, que nasce a alegria.

Este Não é o Nosso Lugar

Quando temos a plena noção de que nossa estadia neste mundo é temporária (uma sombra passageira, Salmos 144:4), notamos que a preocupação ou o estresse com as coisas mundanas são praticamente inúteis. É claro que viver envolve responsabilidades e a necessidade da maturidade, no entanto, isso não significa que a vida terrena possa tirar a paz e a alegria de um filho de Deus.

O seu destino, o meu destino, é a eternidade ao lado do Criador. Sendo assim, qualquer problema que você esteja vivenciando não se compara ao que há de vir. Não seria este um bom motivo para se alegrar?

Considero que os nossos sofrimentos atuais não podem ser comparados com a glória que em nós será revelada. – Romanos 8:18

Jesus Está Contigo

Se a vida fosse um grande jogo de futebol, a verdade é que a vitória já estaria garantida para o time em que Cristo joga. Não importa o tamanho dos monstros que se levantem diante de você, você já venceu. Esta não é uma “profecia” ou uma “visão grandiosa” que Deus está me dando enquanto escrevo… Esta é uma verdade incontestável revelada através da Bíblia há séculos.

Se Deus é por nós, quem será contra nós? – Romanos 8:31b

Há uma Missão a Ser Cumprida

Por fim, há um importante fato que não podemos deixar de lado: temos uma missão nesta rápida vida. Os problemas do mundo tentam ofuscar esta realidade e, quando a missão do cristão é deixada em segundo plano, o cotidiano rouba a alegria. Jesus nos deixou uma ordem: ir e pregar o evangelho, o famoso “ide”.

E [Jesus] disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”. – Marcos 16:15

Além desta missão dada a todos os cristãos, há também objetivos específicos para cada um dos filhos do Senhor. É justamente por este motivo que Deus distribui entre seus servos dons e capacitações especiais.

Há diferentes tipos de dons, mas o Espírito é o mesmo. Há diferentes tipos de ministérios, mas o Senhor é o mesmo. Há diferentes formas de atuação, mas é o mesmo Deus quem efetua tudo em todos. A cada um, porém, é dada a manifestação do Espírito, visando ao bem comum. Pelo Espírito, a um é dada a palavra de sabedoria; a outro, a palavra de conhecimento, pelo mesmo Espírito; a outro, fé, pelo mesmo Espírito; a outro, dons de cura, pelo único Espírito; a outro, poder para operar milagres; a outro, profecia; a outro, discernimento de espíritos; a outro, variedade de línguas; e ainda a outro, interpretação de línguas. – 1 Coríntios 12:4-10

Me responda uma coisa. Há quanto tempo você não reflete acerca dos seus possíveis dons e habilidades? Pensar neste assunto gera alegria. Falo sobre a alegria de se sentir pertencente a algo magnífico. Você faz parte dos planos de Deus para a humanidade. Isto é maravilhoso! Sua vida tem valor!

Quando temos a certeza de que estamos vivendo uma verdadeira missão neste mundo com a força de Deus, não “esquentamos a cabeça” com coisas insignificantes desta vida. A mente leve e focada no Salvador experimenta a alegria em altas doses.

Estes três fatores (ciência da vida eterna, unidade com Cristo e missão) são apenas alguns dos motivos para se viver alegre. Há ainda muitos outros. O tempo de reflexão em seu momento secreto com Deus, com certeza, te revelará tais motivos.

Devolve-me a alegria da tua salvação e sustenta-me com um espírito pronto a obedecer. – Salmos 51:12

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato