Como Viver Uma Vida Plena?

❤️Compartilhe!

Uma vida em abundância foi prometida para aqueles que colocam tudo nas mãos de Jesus. Se não estamos vivendo uma vida plena, significa que há obstáculos que impedem a concretização dessa realidade. Quais seriam esses obstáculos?

Vida Plena

Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a vida plena que o Senhor Jesus disse, conforme João 10:10.

O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. – João 10:10 (ênfase acrescentada)

A vida em abundância não tem a ver com ganhos materiais. Se fosse assim, todos os grandes heróis da fé seriam ricos. A verdade é que a maioria deles viveu uma vida humilde cheia de perseguições.

Mesmo sendo perseguidos e muitas vezes humilhados, esses heróis permaneciam firmes e completos através do Espírito Santo, sendo capazes de usufruir a vida eterna já nesta vida terrena. Isso sim é uma vida plena!

Uma das maiores caraterísticas da vida plena é o equilíbrio. Os seguidores de Cristo, isto é, aqueles que vivem o evangelho, precisam também viver uma vida de equilíbrio.

O que nos impede de viver equilibradamente?

As Algemas da Vida

As algemas da vida nos impedem de crescer espiritualmente, agir com ousadia pela fé e desfrutar de uma vida em abundância. Qualquer coisa que impeça o ser humano de buscar o Senhor e obedecer os seus mandamentos deve ser quebrada.

Essas algemas podem ser:

  • orgulho;
  • teimosia;
  • timidez;
  • medo;
  • preguiça;
  • egoísmo;
  • entre outros.

Três Tipos de Acorrentados

Há três tipos de reações diante das algemas da vida. Uns se recusam a enxergá-las. Outros a enxergam, mas recusam a liberdade ou simplesmente declaram a frase “eu não consigo me libertar” e nada fazem pela mudança. Felizmente há aqueles que, assim que notam a existência das algemas, prontamente se prostram diante de Jesus e clamam pela libertação.

Libertação

Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. – 2 Coríntios 3:17

A presença do Espírito Santo traz consigo a liberdade. Através do Senhor, somos livres para amar, fluir nos dons, confessar pecados, perdoar e sermos quem somos entendendo que Deus está nos aprimorando a cada dia.

Quando falamos da presença do Espírito, não nos referimos somente às reuniões da Igreja, mas também ao interior do homem, pois o Espírito de Deus habita dentro de Seus filhos. Se Ele habita em nós plenamente, então somos plenamente livres.

A liberdade que tanto precisamos para vivermos em paz longe das ansiedades desta vida e das emoções destrutivas está no nível de domínio do Espírito Santo para conosco. Quanto mais cheios estamos, mais livres somos.

***

Pare e pense sobre quais são as algemas que te prendem atualmente. Liste-as, se possível. Ore por cada uma e clame por libertação. A vida é bela demais para ser mal vivida. Seja livre e voe nas asas do Espírito!

– Sermão ministrado por Danilo H. Gomes, dia 29/11/22, em Araçatuba/SP.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato