Livros gratuitos no grupo do Whatsapp e no canal do autor no Telegram.
Uma vida em abundância foi prometida para aqueles que colocam tudo nas mãos de Jesus. Se não estamos vivendo uma vida plena, significa que há obstáculos que impedem a concretização dessa realidade. Quais seriam esses obstáculos?
Vida Plena
Em primeiro lugar, precisamos entender o que é a vida plena que o Senhor Jesus disse, conforme João 10:10.
O ladrão vem para roubar, matar e destruir. Eu vim para lhes dar vida, uma vida plena, que satisfaz. – João 10:10 (ênfase acrescentada)
A vida em abundância não tem a ver com ganhos materiais. Se fosse assim, todos os grandes heróis da fé seriam ricos. A verdade é que a maioria deles viveu uma vida humilde cheia de perseguições.
Mesmo sendo perseguidos e muitas vezes humilhados, esses heróis permaneciam firmes e completos através do Espírito Santo, sendo capazes de usufruir a vida eterna já nesta vida terrena. Isso sim é uma vida plena!
Uma das maiores caraterísticas da vida plena é o equilíbrio. Os seguidores de Cristo, isto é, aqueles que vivem o evangelho, precisam também viver uma vida de equilíbrio.
O que nos impede de viver equilibradamente?
As Algemas da Vida
As algemas da vida nos impedem de crescer espiritualmente, agir com ousadia pela fé e desfrutar de uma vida em abundância. Qualquer coisa que impeça o ser humano de buscar o Senhor e obedecer os seus mandamentos deve ser quebrada.
Essas algemas podem ser:
- orgulho;
- teimosia;
- timidez;
- medo;
- preguiça;
- egoísmo;
- entre outros.
Três Tipos de Acorrentados
Há três tipos de reações diante das algemas da vida. Uns se recusam a enxergá-las. Outros a enxergam, mas recusam a liberdade ou simplesmente declaram a frase “eu não consigo me libertar” e nada fazem pela mudança. Felizmente há aqueles que, assim que notam a existência das algemas, prontamente se prostram diante de Jesus e clamam pela libertação.
Libertação
Ora, o Senhor é o Espírito e, onde está o Espírito do Senhor, ali há liberdade. – 2 Coríntios 3:17
A presença do Espírito Santo traz consigo a liberdade. Através do Senhor, somos livres para amar, fluir nos dons, confessar pecados, perdoar e sermos quem somos entendendo que Deus está nos aprimorando a cada dia.
Quando falamos da presença do Espírito, não nos referimos somente às reuniões da Igreja, mas também ao interior do homem, pois o Espírito de Deus habita dentro de Seus filhos. Se Ele habita em nós plenamente, então somos plenamente livres.
A liberdade que tanto precisamos para vivermos em paz longe das ansiedades desta vida e das emoções destrutivas está no nível de domínio do Espírito Santo para conosco. Quanto mais cheios estamos, mais livres somos.
***
Pare e pense sobre quais são as algemas que te prendem atualmente. Liste-as, se possível. Ore por cada uma e clame por libertação. A vida é bela demais para ser mal vivida. Seja livre e voe nas asas do Espírito!
– Sermão ministrado por Danilo H. Gomes, dia 29/11/22, em Araçatuba/SP.