Conteúdo Infantil Perigoso: Não Deixe o Mal Invadir Sua Casa

❤️Compartilhe!

Vivemos numa era onde a gigantesca maioria das pessoas vive na frente de uma tela, seja ela grande como a de uma televisão ou pequena como a de um celular. São filmes, séries e outros tipos de conteúdo disponíveis aos montes para qualquer pessoa que tenha internet em casa. O que nossos filhos andam assistindo em um mundo tão fértil como esse? Veja agora elementos sutis presentes em vários conteúdos infantis que tentam conduzir as crianças para um caminho distante do que a Bíblia nos ensina.

Assista os filmes e demais conteúdos que seus filhos consomem e tente perceber se algum dos elementos listados abaixo está presente. Antes da explicação de cada elemento, veja o versículo bíblico que está sendo quebrado.

Elementos Escondidos (Ou Não):

O Homem Como Idiota em Apuros

²³ Pois o marido é o cabeça da esposa, como Cristo é o cabeça da igreja. Ele é o Salvador de seu corpo, a igreja.

Efésios 5:23

O personagem masculino da história que deveria representar a coragem e habilidade em liderar do homem como chefe da família é substituído por um indivíduo idiota, confuso e frágil que necessita de uma figura feminina salvadora.


A Mulher Como Salvadora Rebelde e Independente

¹⁸ Esposas, sujeite-se cada uma a seu marido, como é próprio a quem está no Senhor.

Colossenses 3:18

Esse talvez seja o princípio mais distorcido nos conteúdos infantis. A personagem feminina é representada como forte e independente – o que não está errado -, todavia, geralmente presenciamos essa mesma figura se rebelando contra alguma liderança ou assumindo o papel dos homens durante a trama diante do fracasso da figura masculina. Além disso, há uma ênfase na independência feminina, o que pode prejudicar a mentalidade da mulher em relação à sua futura vida conjugal que exige união e saudável submissão ao marido.


Os Pais Como Retrógrados Ignorantes

²⁰ Filhos, obedeçam sempre a seus pais, pois isso agrada ao Senhor.

Colossenses 3:20

Muitos filmes apresentam os filhos como mais sábios que os próprios pais. Em muitos casos, dentro das ficções, os filhos sofrem pela dureza e ignorância dos pais que, no final da trama, pedem desculpas para os filhos. A mensagem plantada na mente infantil é a seguinte: como posso confiar nas decisões dos meus pais se eles não sabem como cuidar de mim nestes tempos modernos? É claro que os pais erram e os filhos acertam, mas isso não precisa ser algo incutido na mente dos pequeninos frequentemente como se fosse algo normal.


Jovens Como Bobos Irresponsáveis

¹⁴ Escrevi a vocês, filhinhos, porque conhecem o Pai.
Escrevi a vocês, pais, porque conhecem aquele que existia desde o princípio.
Escrevi a vocês, jovens, porque são fortes.
A palavra de Deus permanece em seu coração, e vocês venceram o maligno.

1 João 2:14

Os jovens devem ser sábios e fortes, cheios da presença de Deus. Não é isso que vemos na maioria dos conteúdos, até mesmo infantis. O que vemos são, geralmente, jovens agindo como irresponsáveis que tentam “aproveitar a vida intensamente”, enquanto todo o contexto do filme ou série alimenta a ideia de que isso é normal e adolescentes são complicados por natureza.


• Deus Como Um Vovô Que Aceita Tudo

¹² Seus olhos eram como chamas de fogo, e em sua cabeça havia muitas coroas. Nele estava escrito um nome que ninguém conhece, a não ser ele mesmo.

Apocalipse 19:12

A imagem de Deus exibida em muitas produções infantis comumente não está muito distante de um bom velhinho barbado e animado pronto para salvar a todos. A figura que raramente vemos é a de um Deus infinitamente poderoso que se ira contra o pecado e exige o arrependimento e obediência para uma vida santa. Seus olhos são como chamas de fogo e em sua cabeça há muitas coroas. Como as Escrituras deixam bem claro, nem todos são filhos de Deus. Devemos conversas sobre essas verdades com nossas crianças.


Lema: Seja o Que Você Quiser

²¹ “Nem todos que me chamam: ‘Senhor! Senhor!’ entrarão no reino dos céus, mas apenas aqueles que, de fato, fazem a vontade de meu Pai, que está no céu.

Mateus 7:21

Se a criança for induzida a pensar que a vida é um campo livre de escolhas, terá sérias dificuldades quando perceber que a jornada cristã é uma vida de entregas a Deus onde nossas vontades são crucificadas para que a vontade de Jesus se concretize através de nós. Se você quiser que seus filhos sigam os caminhos do Pai, então é necessário explicar a eles que a vontade do Senhor deve sempre estar acima da nossa, diferentemente do que muitos desenhos e até músicas ensinam.


Lema: Você Pode Tudo

²³ “Tudo é permitido”, mas nem tudo convém. “Tudo é permitido”, mas nem tudo traz benefícios.

1 Coríntios 10:23

Apesar de ser parecido com o lema “seja o que você quiser”, esse lema difere na aplicação prática. Enquanto o lema anterior estimula a criança a seguir sempre a própria vontade, esse lema induz o pequenino a acreditar que a vida não gera frustrações. Precisamos entender que a nossa vontade não é prioridade e que nem tudo o que desejamos está disponível quando e onde queremos. A vida é repleta de portas fechadas e precisamos saber lidar com elas.


Lema: A Vida é Uma Festa

³³ Eu lhes falei tudo isso para que tenham paz em mim. Aqui no mundo vocês terão aflições, mas animem-se, pois eu venci o mundo.

João 16:33

A infância não é a época ideal para suscitar assuntos filosóficos e duros demais, contudo, não deve ser recheada de mentiras. Não, a vida não é uma grande festa como dizem tantos filmes infantis. Há desafios, grandes e pequenos, em todas as fases. Evite assuntos complexos e pesados demais, mas também não faça com que seu filho viva um mar de ilusões. As pancadas da vida chegam… e chegam sem compaixão alguma.


• Lema: Busque Sua Felicidade

²⁴ Então Jesus disse a seus discípulos: “Se alguém quer ser meu seguidor, negue a si mesmo, tome sua cruz e siga-me.
²⁵ Se tentar se apegar à sua vida, a perderá. Mas, se abrir mão de sua vida por minha causa, a encontrará”.

Mateus 16:24,25

Outra mensagem bem escondida em vários conteúdos é: busque sua felicidade a todo custo. Além de egoísta, é prejudicial, pois a felicidade não está nos limites da vida, entre o nascimento e a morte. A felicidade plena está em Jesus e o encontraremos após o último fechar de olhos. Podemos viver em paz e satisfeitos, mas a felicidade que tantos sonham em encontrar, jamais será achada aqui, neste mundo. Dinheiro, fama, beleza e outros prazeres banais não resolvem o grande problema do vazio existencial humano. Nossos filhos precisam crescer entendendo isso.


Agora que você sabe tudo isso, está mais preparado(a) contra mentiras e armadilhas discretas presentes em desenhos e outros conteúdos aparentemente tão inocentes. Não se esqueça que por trás de um filme, série ou vídeo curto, há mentes adultas, muitas vezes perversas, desejando espalhar alguma ideologia ou valor distante dos princípios cristãos. Fique esperto(a).

Aproveite:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato