Cuidado Com a Riqueza

Leia gratuitamente três livros por mês através do aplicativo do autor (Android).

Quem nunca sonhou em ganhar uma boa quantia de dinheiro? Seja através de alguma aposta ou uma promoção no trabalho, o fato é que todo ser humano já almejou ou almeja a riqueza material.

A maioria dos cristãos conhece o ensinamento de Jesus a respeito dos ricos e a chance deles serem salvos. É alarmante para alguns, mas realmente este discurso de Cristo existiu.

E lhes digo ainda: é mais fácil passar um camelo pelo fundo de uma agulha do que um rico entrar no Reino de Deus.” – Mateus 19:24

Obviamente Jesus não está excluindo aqui todas as pessoas que são mais afortunadas do que outras. Se fosse desta forma, Davi não seria salvo e sabemos que ele foi um “homem segundo o coração de Deus” (1 Sm 13:14).

Sendo assim, chegamos à conclusão de que ricos também podem ser salvos. Porém, a Palavra nos deixa claro as dificuldades de um homem rico em seguir a Jesus. Temos como exemplo a passagem do jovem rico narrada em Mateus capítulo 19. Diante de Cristo em carne e osso, o jovem rico virou as costas para o salvador do mundo.

Não há mal nenhum em desejar uma melhor qualidade de vida. Paulo, por exemplo, nos exorta a trabalharmos pelo nosso sustento.

Participe agora mesmo do canal do autor no Telegram para participar dos sorteios semanais!

Porquanto ouvimos que alguns entre vós andam desordenadamente, não trabalhando, antes fazendo coisas vãs. A esses tais, porém, mandamos, e exortamos por nosso Senhor Jesus Cristo, que, trabalhando com sossego, comam o seu próprio pão.” – 2 Tessalonicenses 3:11,12

Se você sente a real necessidade de uma melhor vida financeira, peça a Deus. Como Pai amoroso ele realizará os desejos do nosso coração, desde que estes desejos não nos façam mal (e é neste ponto que eu queria chegar).

Devemos pedir, mas também confiar nas decisões Dele e jamais reclamar caso a tão sonhada melhor vida financeira não se concretize. Às vezes temos a impressão de que ter muito dinheiro é sinônimo de abundância de vida. Completo engano.

Vamos ter como exemplo a vida de Salomão. Salomão foi o rei mais rico da história de Israel e também conhecido pela sua impressionante sabedoria. Entretanto, mesmo sendo notavelmente sábio e conhecedor dos ensinamentos de Deus, Salomão cometeu inúmeros erros e trilhou uma jornada corrompida pelo pecado. A riqueza o cegou.

Pense a respeito. Se nem mesmo o homem mais sábio da história (abaixo de Jesus) foi capaz de se manter em equilíbrio e santidade perante as tentações da riqueza material, quem dirá eu e você, concorda?

Como escrevi acima: não estou afirmando que você não deva pedir… mas será que vale mesmo a pena? Ou o suficiente já basta?

Conheça os testes gratuitos para descobrir seu temperamento, medir sua ansiedade, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *