Descubra a Sua Linguagem do Amor: Entenda e Pratique

❤️Compartilhe!

Você sabia que existem diferentes maneiras de expressar e receber amor? De acordo com o renomado conselheiro de casais Dr. Gary Chapman, existem 5 linguagens de expressão e interpretação afetiva. Essa teoria recebeu o nome: “Cinco Linguagens do Amor“. Estudando-a, podemos compreender melhor como demonstramos nosso amor e como gostamos de recebê-lo. Descubra a sua linguagem do amor através deste artigo.

YouTube video

Não se esqueça de fazer o teste “Teste: Descubra Sua Linguagem do Amor” após concluir a leitura deste artigo.

Descubra a Sua Linguagem do Amor: Como Expressar Afeto de Forma Significativa

Fato é que somente aqueles que praticam o amor verdadeiro agradam o Senhor, pois o obedecem desse modo.

¹⁷ “Este é meu mandamento: Amem uns aos outros.”

João 15:17 (Palavras de Jesus)

Mas amar não é algo tão simples. Sim, para amar é preciso estudo. O amor nada tem a ver com sentimentalismo, pois deve ser obrigatoriamente manifesto em ações. Caso contrário, não teremos um amor sólido e maduro.

E como são essas ações? Geralmente a compreendemos de acordo com a nossa linguagem do amor. Entendemos o amor de uma maneira e assim costumamos o compartilhar. Porém, se não comunicarmos o amor da forma como o outro entende, podem surgir severas falhas de comunicação na relação.

Descubra a Sua Linguagem do Amor: as Linguagens

De acordo com Chapman, as linguagens são:

Palavras de Afirmação: Algumas pessoas se sentem mais amadas quando ouvem palavras de encorajamento e/ou reconhecimento. Um simples “eu te amo“, um elogio sincero ou uma nota carinhosa podem fazer toda a diferença para essas pessoas. Se a sua linguagem do amor é esta, lembre-se de expressar seu carinho com palavras positivas.

Tempo de Qualidade: Para outros, o amor se manifesta melhor através do tempo dedicado de atenção. Isso significa estar presente, ouvindo atentamente e compartilhando momentos juntos. Não é sobre a quantidade de tempo, mas sim sobre a qualidade desse tempo.

Atos de Serviço: Se a sua linguagem do amor é “atos de serviço”, você se sente amado quando alguém faz algo especial por você, seja um grande favor ou uma pequena gentileza. Pode ser algo tão simples quanto preparar o jantar, arrumar a cama ou ajudar com tarefas do dia a dia. Esses gestos demonstram cuidado e consideração.

Toque Físico: O toque é uma linguagem universal do amor. Abraços, beijos, carícias e até mesmo simples gestos como segurar as mãos podem transmitir afeto profundo para aqueles que valorizam o toque físico como a principal forma de amor.

Receber Presentes: Para algumas pessoas, o amor é expresso através de carinhosos presentes. Não se trata do valor do presente, mas da intenção por trás dele. Receber um presente mostra que alguém estava pensando em você.

***

Você já sabe qual é a sua linguagem do amor principal? Recomendo o Teste: Descubra Sua Linguagem do Amor presente aqui mesmo no site. Você pode também descobrir sua linguagem prestando atenção em como você gosta de demonstrar amor aos outros e como gosta de recebê-lo. Busque descobrir a linguagem do seu cônjuge, dos amigos ou familiares.

Lembre-se de que as linguagens do amor podem variar de pessoa para pessoa, e é importante respeitar e atender às necessidades de amor de cada um. Ao aprender a falar a linguagem do amor daqueles que você ama, você fortalecerá seus relacionamentos e construirá conexões mais profundas e significativas. Comece agora mesmo a investigar esse tema relacionando-o à sua vida e pratique este mandamento cristão tão maravilhoso: amar o próximo como a ti mesmo.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato