Devo Estudar a Bíblia Para Debates Teológicos?

Leia gratuitamente três livros por mês através do aplicativo do autor (Android).

As redes sociais se tornaram um verdadeiro campo de guerra das ideias. Uma simples postagem gera longas discussões, principalmente se o assunto estiver relacionado à Bíblia. Devemos estudar para debater?

O estudo da Palavra é uma das obrigações do cristão. A Bíblia nos alimenta espiritualmente, guia nossos passos, revela pecados, entre outros benefícios. No primeiro capítulo de Josué e também no de Salmos temos claras instruções a respeito.

Relembre continuamente os termos deste Livro da Lei. Medite nele dia e noite, para ter certeza de cumprir tudo que nele está escrito. Então você prosperará e terá sucesso em tudo que fizer. – Josué 1:8

Feliz é aquele que não segue o conselho dos perversos, não se detém no caminho dos pecadores, nem se junta à roda dos zombadores. Pelo contrário, tem prazer na lei do Senhor e nela medita dia e noite. – Salmos 1:1,2

Então a ordem é: ler e meditar. (Feliz é aquele que pratica essa ordem!) Não basta ler, é necessário refletir constantemente sobre aquilo que as Escrituras dizem. Sendo assim, a resposta é “sim” caso a pergunta seja “devo estudar a Bíblia?“.

gif

Agora precisamos pensar acerca da segunda parte da pergunta do título. Devemos estudar a Bíblia para debates teológicos? O verso que me veio ao coração quando refleti sobre essa pergunta foi Salmos 119:11, que diz:

Guardei tua palavra em meu coração, para não pecar contra ti. – Salmos 119:11

Participe agora mesmo do canal do autor no Telegram para participar dos sorteios semanais!

O salmista guarda a Palavra com afinco não para debates públicos, muito menos para obter reconhecimento humano, mas para não pecar contra o Pai. As Escrituras nos desviam do mau, pois são iluminação para a jornada dos seguidores de Cristo.

Tua palavra é lâmpada para meus pés e luz para meu caminho. – Salmos 119:105

Todavia, reconhecer estas verdades não nos impede de combater heresias. O conhecimento bíblico nos dá armas para lutar contra as mentiras de Satanás. No entanto, nem todas as discussões merecem atenção.

Não perca tempo discutindo mitos profanos e crendices absurdas. Em vez disso, exercite-se na devoção. – 1 Timóteo 4:7

Não se envolva em discussões tolas sobre genealogias intermináveis, nem em disputas e brigas sobre a obediência às leis judaicas. Essas coisas são inúteis, e perda de tempo. – Tito 3:9

Para tudo há tempo e lugar. Precisamos estar sujeitos à direção do Espírito Santo e somente usar o conhecimento que temos em debates se o Senhor assim ordenar.

Podemos então concluir que o foco do cristão estudioso é esse: guardar a Palavra para viver em santidade. Qualquer outra questão é secundária. Continue estudando, mas use seu conhecimento de maneira santa.

Conheça os testes gratuitos para descobrir seu temperamento, medir sua ansiedade, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *