Diferenças Emocionais Entre Homens e Mulheres

Qual casal nunca teve uma briga? A coisa mais normal do mundo é a presença de discussões na vida de um casal. É claro que elas não podem ser parte da rotina, mas, de certo modo, é bom que elas aconteçam, pois cooperam com a experiência do casal na resolução de conflitos. Quais são as diferenças entre homens e mulheres no que concerne às emoções? Saiba mais agora e aprenda a lidar com seu cônjuge na hora que a situação ficar tensa.

Como Pensam os Homens?

Os homens, por natureza, são mais lógicos e práticos. É plenamente possível encontrarmos homens com problemas emocionais complexos, mas, de modo geral, sanar os problemas emocionais do homem não é algo enigmático. Homens costumam sofrer por causa do hábito de reprimir sentimentos e isso pode acabar gerando comportamentos inesperados e desproporcionais a longo prazo.

O ambiente perfeito para a resolução de conflitos em relação aos homens é o ambiente livre de julgamentos ou pressões. Criar um ambiente para confissões livre de represálias é ideal para que o homem expresse suas dores, medos e falhas. Leve em consideração uma sociedade que ainda julga a manifestação das emoções masculinas através do bullying e da insensibilidade emocional que é comum entre os grupos masculinos.

É válido dizer que homens são guiados por proposições básicas como “minha mulher não me deseja mais” ou “jamais vou conseguir pagar essas contas“, isto é, afirmações simples sem muitos porquês ou teorias. Através de bons argumentos lógicos, as emoções masculinas podem ser equilibradas novamente.

Por causa das altas doses de testosterona, homens tendem a ser mais agressivos. Por causa principalmente das pressões da sociedade contra a sensibilidade emocional masculina, também tendem a ser menos empáticos e sensíveis. Apesar desses fatos, a obrigação do homem é tratar sua esposa com compreensão e com o máximo de carinho possível.

Maridos, ame cada um a sua esposa e nunca a trate com aspereza.

Colossenses 3:19

Como Pensam as Mulheres?

Diferentemente dos homens, mulheres são mais guiadas pelas emoções e não por argumentos lógicos. Podemos dizer que é justamente essa diferença o motivo de tantas brigas conjugais. Enquanto homens tentam se defender ou acusar através da lógica, mulheres desejam somente que suas emoções sejam notadas e cuidadas. Para uma mulher, um abraço acalorado acompanhado de palavras doces é infinitamente mais importante do que uma tese de cinquenta páginas comprovando que uma briga é injusta.

Algo muito comum é encontrarmos casais onde o homem pede desculpas na grande maioria das discussões, não por se julgar como falho, mas para evitar as represálias da esposa. Há dois perigos dentro desse hábito. Primeiro perigo: homens acabam apelando por se desculpar de modo padrão e não evoluem moralmente, pois não entendem qual foi o erro cometido. Segundo perigo: mulheres se acostumam com a ilusão de serem vítimas na maioria ou em todas as situações. Portanto, diante dos conflitos, homens precisam agir com sinceridade acompanhada de muito amor e sensibilidade, visto que a verdade não deve ser ignorada.

Mulheres costumam levantar conclusões mais complexas, acompanhadas de memórias passadas e teorias. Por isso, é de suma importância que, durante um momento de desabafo, homens sejam mais pacientes e escutem atentamente todos os pontos apresentados pelas mulheres. O foco masculino deve ser o sentimento que precisa ser eliminado e não necessariamente a veracidade dos argumentos. Sendo assim, em um conflito com uma mulher, o ideal é se reconciliar primeiro se desculpando pelas falhas e, só depois, partir para as reflexões e ajustes.

As mulheres sofrem mais com desequilíbrios hormonais do que os homens e, por isso, tendem a variar de humor com mais facilidade. Portanto, é necessário ter atenção, tanto as mulheres quanto os homens, nas épocas em que os desequilíbrios hormonais forem notados.

Quem encontrará uma mulher virtuosa? Ela é mais preciosa que rubis.
O marido tem plena confiança nela, e ela lhe enriquecerá a vida grandemente.
Ela lhe faz bem, e não mal, todos os dias de sua vida.

Provérbios 31:10-12

Conclusão

Obviamente a proposta deste artigo não é trazer detalhadamente o modos operandi dos homens e das mulheres, até porque a mente humana é um universo vasto demais para ser explicado em alguns parágrafos. A intenção deste texto é facilitar a resolução de conflitos entre homens e mulheres. Se cada um de nós conhecer os gatilhos e comportamentos do outro, teremos as ferramentas para solucionar qualquer discussão sem dificuldade. Estude teu cônjuge, pois é ao lado dele que você deverá viver o resto da vida.