Dissonância Cognitiva: Por que é tão difícil convencer os teimosos

❤️Compartilhe!

Muito provavelmente você conhece ou convive com alguém inflexível em suas ideias. São pessoas que resistem à verdade, independentemente de quantas provas ou argumentos você apresente. Por que tais pessoas são assim? Eu e você estamos longe de ser assim também? Conheça agora a Dissonância Cognitiva.

Dissonância Cognitiva gera teimosia

O que é Dissonância Cognitiva?

A Dissonância Cognitiva é um conceito psicológico que descreve a sensação de desconforto e tensão que ocorre quando uma pessoa é obrigada a lidar com novas informações que confrontem suas crenças ou com verdades que condenam seus hábitos. Ocorre quando há uma discrepância entre o que uma pessoa acredita e o que ela faz ou experimenta.

A mente humana não aceita confrontos com facilidade. Diante de uma informação nova que confronta crenças enraizadas ou condena comportamentos habituais, a mente automaticamente trabalha a todo vapor construindo lógicas e argumentos absurdos a fim de defender aquilo que já se acredita ou faz.

Essa incoerência mental pode surgir em diversas situações, como quando uma pessoa fuma mesmo sabendo dos riscos à saúde, ou quando alguém valoriza a sustentabilidade, mas não adota práticas ecologicamente corretas.

EXEMPLOS: Pedro fuma há anos e sabe, lá no fundo, que está acelerando, dia após dia, sua própria morte. Entretanto, argumenta para si mesmo: “fumar me relaxa e me ajuda a viver com mais calma e aproveitar melhor a vida“, por exemplo. Temos outro exemplo quando Maria acredita que andar descalço causa gripe e um cientista tenta lhe explicar que essa doença surge por transmissão viral e o vírus da gripe não invade o corpo humano pelos pés. Maria se ira e pede para que o cientista vá embora de sua casa.

Os Efeitos Prejudiciais da Dissonância Cognitiva

A dissonância cognitiva pode ter efeitos negativos no desenvolvimento saudável do ser humano. Quando uma pessoa se depara com informações ou experiências que entram em conflito com suas crenças ou valores, ela pode experimentar um desconforto psicológico significativo.

Esse desconforto pode levar a uma série de comportamentos e emoções prejudiciais, como a negação, o autoengano, a minimização de informações conflitantes e até mesmo a fuga de situações que possam desencadear a dissonância cognitiva.

Uma pessoa que não sabe lidar com novas informações ou verdades confrontadoras é incapaz de evoluir em vários sentidos. Sua mente estará sempre limitada às experiências e conceitos que acumulou durante a vida, sendo muitas dessas informações, enganosas.

Além disso, a dissonância cognitiva também pode afetar a tomada de decisões. Quando uma pessoa está em conflito interno, ela pode tomar decisões impulsivas ou irracionais para reduzir o desconforto mental, em vez de tomar decisões baseadas em uma avaliação cuidadosa e racional das informações disponíveis.

Quantas brigas a Dissonância Cognitiva pode gerar?

Como Lidar Com Isso?

Lidar com a dissonância cognitiva pode ser um desafio, mas existem estratégias que podem ajudar a reduzir o desconforto e promover um desenvolvimento mais saudável:

  • Autoconsciência: Reconheça quando você está experimentando dissonância cognitiva e tente identificar as crenças ou valores que estão em conflito. Analise as novas informações com paciência e sinceridade.
  • Busque Informações: Procure informações adicionais que possam ajudar a resolver o conflito e a tomar decisões mais informadas.
  • Reavalie suas Crenças: Esteja aberto a questionar suas crenças e valores e considere se eles ainda são válidos e consistentes com suas experiências e conhecimentos atuais.
  • Tome Decisões Racionais: Evite tomar decisões impulsivas ou irracionais para reduzir o desconforto da dissonância cognitiva. Em vez disso, leve em consideração todas as informações relevantes e tome decisões baseadas em uma avaliação cuidadosa.
  • Procure Apoio: Compartilhe suas preocupações e dúvidas com amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Eles podem oferecer suporte e perspectivas adicionais.

***

Pode ser que você tenha chegado nesse artigo com a intenção de aprender a convencer um teimoso a mudar de ideia, entretanto, você percebeu que todos nós somos teimosos, em níveis diferentes, é claro. A mente humana tenta se defender constantemente e isso pode ser muito prejudicial.

Como cristão, afirmo: há coisas que somente o Espírito Santo pode mudar. Somente Deus pode tocar o nível mais profundo do interior humano e causar transformações verdadeiras. Peça ajuda ao Senhor Jesus para que aquela pessoa querida abra os olhos para a verdade. Peça para que Ele toque você também, leitor(a).

A dissonância cognitiva é um desafio comum no desenvolvimento humano, mas é importante reconhecê-la e lidar com ela de forma saudável. Ao buscar informações adicionais, reavaliar crenças e tomar decisões racionais, podemos reduzir o desconforto e promover um desenvolvimento mais coerente e saudável.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato