Dom de discernimento de espíritos

Dom de discernimento de espíritos

Antes de nos aprofundarmos aqui precisamos entender que existem três tipos de espírito: o Espírito Divino, o espírito humano e o espírito maligno.

O Espírito Divino é o próprio Espírito Santo. O espírito humano pertence ao ser humano e é movido pelos pensamentos, desejos e sentimentos do próprio indivíduo. Os espíritos malignos são os demônios.

A mente humana é capaz de escutar com muita facilidade as mensagens provindas dos espíritos malignos e do espírito humano. O Espírito Divino será ouvido conforme a nossa fé e santidade. Podemos ouvir então três vozes: a voz de Deus, a voz do nosso interior e a voz dos demônios.

E qual é a função do dom de discernimento neste contexto? Simples. O Espírito se manifesta revelando de onde certas palavras ou comportamentos vêm. A pessoa que fluir através desse dom saberá, através do Espírito Santo, qual é o espírito que está falando em uma situação específica.

Vamos supor que durante a reunião da Igreja alguém se levante e diga que Deus mandou dizer que o mundo acabará em uma semana. O cristão que receber naquele momento o dom de discernimento de espíritos saberá de que fonte surgiu aquela mensagem, até porque já entendemos que a mensagem pode ter sido revelação divina, achismo humano ou influência satânica.

Por este motivo o nome desse dom é “discernimento de espíritos”. Discernir significa “perceber diferenças”, isto é, saber classificar o que está sendo visto/ouvido/sentido.