É correto ter reservas financeiras?

É correto ter reservas financeiras?

Apesar de encontrarmos argumentos contra o hábito de poupar dinheiro, não raramente encontramos passagens bíblicas onde vemos Deus ordenando que recursos sejam poupados ou conselhos financeiros que apontam para a criação de reservas financeiras.

Há dois casos famosos na Bíblia de homens usados por Deus que receberam Dele a ordem para guardar recursos: Noé e José do Egito.

Entre as instruções para a construção da famosa arca que salvou Noé e sua família, o próprio Criador ordenou a criação de uma reserva de alimentos.

[Disse Deus] Cuide bem para que haja alimento suficiente para sua família e para todos os animais.

Noé fez tudo exatamente como Deus lhe havia ordenado.

  • Gênesis 6:21,22

José, após interpretar o sonho profético de faraó, o instruiu a guardar um quinto de todos os recursos alimentícios para o período de fome que em breve atingiria o Egito. Tanto a interpretação do sonho quanto o conselho foram frutos de inspiração divina.

O faraó também deve nomear supervisores sobre a terra, para que recolham um quinto de todas as colheitas durante os sete anos de fartura.

  • Gênesis 41:34

Estes exemplos demonstram que o Criador, mesmo sendo capaz de prover infinitamente qualquer criatura, se agrada com filhos que manejam bem a provisão que recebem.Acerca dos conselhos financeiros bíblicos, ver novamente, se necessário, o tópico “Como cuidar das finanças de acordo com a Bíblia”.