É pecado ter dívidas?

É pecado ter dívidas?

Dever e não pagar é, além de um ato desonesto, uma desonra para o nome do cristão.

Não se comprometa a garantir a dívida de outro, nem aceite servir de fiador. Se você não tiver como pagar a dívida, até a cama em que dorme será tomada.

  • Provérbios 22:26,27

Quem começa a construir uma torre sem antes calcular o custo e ver se possui dinheiro suficiente para terminá-la?

Pois, se completar apenas os alicerces e ficar sem dinheiro, todos rirão dele, dizendo: “Esse aí começou a construir, mas não conseguiu terminar!”.

– Lucas 14:28-30 (palavras de Jesus)

A Palavra chega a declarar que quem faz um empréstimo torna-se escravo daquele que o emprestou. Quantas boas noites de sono são perdidas por causa de uma dívida? Até mesmo a paz de espírito é tomada por causa de uma dívida não paga.

Assim como o rico domina sobre o pobre, quem toma emprestado se torna servo de quem empresta.

  • Provérbios 22:7 (ênfase acrescentada)

Pegar emprestado e não devolver não é um hábito que está de acordo com a vontade do Senhor para Seus filhos, portanto, sim, ter dívidas é pecado.

Não devam nada a ninguém, a não ser o amor de uns pelos outros. Quem ama seu próximo cumpre os requisitos da lei de Deus.

  • Romanos 13:8

Não raramente encontraremos pessoas se vitimizando afirmando que as dívidas surgem “de surpresa”, porém, é justamente por causa da imprevisibilidade da vida que uma boa reserva se faz necessária.

Se mesmo com um bom planejamento e uma reserva satisfatória você for surpreendido(a) e ficar devendo, clame a Deus para que essa situação seja transformada o mais rápido possível.