ENCONTROS E DESENCONTROS – Parte 2: O Encontro

❤️Compartilhe!

Agora que já aprendemos um pouco sobre como fugir dos desencontros, precisamos aprender valiosas lições a serem aplicadas em nosso verdadeiro encontro!

Não basta evitarmos os desencontros, precisamos estar abertos e preparados para o momento do grande encontro! Porque as vezes esperamos tanto por este momento, mas, quando ele chega, não o reconhecemos ou não sabemos o que fazer.

Então, o que Jacó fez para conseguir o seu tão esperado encontro? Vamos descobrir!

Após ter problemas com seu irmão Esaú por conta da divisão da herança do pai (direito de primogenitura), Jacó fugiu para a casa de seu tio Labão. Durante a sua viagem, chegou a terra do Oriente e encontrou ali alguns pastores. Após um diálogo rápido com eles, se inteirando acerca de onde seu tio morava e se este estava bem, Jacó conheceu Raquel, pastora de ovelhas, e imediatamente, demonstrou interesse por ela (confira em Gênesis 29:4-6 e 9-14).

A partir deste momento, Jacó tomou atitudes importantes que culminaram em um final feliz para ele e sua amada. Quais são elas?

1.      Jacó demonstrou prontidão.

Ele estava se encontrando pela primeira vez com a mulher da sua vida, e não deixou que o cansaço do presente ou os problemas do passado interferissem nesse momento. Ele fez o que tinha de fazer!

Jacó foi gentil com Raquel e a ajudou a dar de beber para suas ovelhas (v. 10), ele não ficou indiferente a necessidade e ao trabalho que a sua amada estava desempenhando naquele momento.

O que pode interferir em seu grande encontro e te impedir de viver o melhor que Deus tem para a área sentimental da sua vida? Frustrações e decepções passadas? Traições? Baixa auto-estima? Medos?

Seja o que for, coloque diante de Deus. Ele pode te curar, te restaurar e limpar todas as feridas. Somente um coração curado pode ter um relacionamento saudável. Invista tempo e energia em si mesmo antes de se envolver com alguém. Deixe Deus cuidar do seu coração.

2.      Jacó foi honesto com Raquel e sua família.

Ele contou “tudo o que havia acontecido” (v.13), o real motivo que o havia feito se afastar de casa, a verdade acerca de quem ele era e de sua situação atual.

Sinceridade é fundamental no processo de construção de um relacionamento sólido, saudável e duradouro.

Brincar com os sentimentos dos outros é errado e perigoso. Mas brincar com nossos próprios sentimentos também pode ser desastroso!

Seja honesto com você mesmo, e, depois, com o outro.

Busque se conhecer, para poder se revelar ao outro. Fale sobre seus projetos, seu chamado, seus sonhos. Deixe Deus te revelar a verdade a respeito da pessoa pela qual você se interessou, e sobre vocês como um possível casal. Deixe Deus desenvolver um ambiente maduro para revelar a verdade a vocês.

3.      Jacó escolheu alguém confiável.

Seguindo uma tradição familiar, Jacó não se casou com uma desconhecida. Assim como seu pai Isaque buscou uma mulher que fosse da família, Jacó fez o mesmo. Ele conhecia as origens de Raquel, sua índole e o seu caráter.

Conheça os valores, os sonhos, as experiências da pessoa com quem você pretende firmar um compromisso, não deixe para fazer isso quando não tiver mais volta.

Você não perderá nada em escolher alguém da família de Deus, muito pelo contrário!

Vá além e escolha alguém que esteja em pé de igualdade com a sua maturidade espiritual e emocional, alguém que tenha com você identidade de missão e queira crescer contigo, em todas as áreas da vida.

4.      Jacó se encantou pela beleza de Raquel.

Não se deixe levar pelas aparências. Escolha alguém que seja bonito por dentro e por fora, e mais importante, alguém que queira desenvolver com você a beleza de Cristo.

Não tenha medo, Deus conhece os seus filhos. Ele sabe o que te agrada, e sabe melhor ainda do que você precisa.

Ele pode te surpreender. Hoje eu vivo algo que jamais pensei, e muito melhor do que imaginei. Porque aquilo com que eu não poderia me preocupar por causa das minhas limitações, Deus se ocupou de me dar!

Ele quer fazer o mesmo por você!

5.      Jacó estava disposto a se esforçar pelo seu amor.

Ele se propôs a trabalhar sete anos para o sogro a fim de conquistar o direito de se casar com Raquel (v. 18).

Lembrando que naquela época o matrimônio se dava de forma muito diferente da atualidade, era o pai da noiva quem decidia com quem ela deveria se casar. Não estamos aqui defendendo essa prática, apenas destacando o esforço de Jacó para conquistar sua noiva dentro do contexto e da época onde ele estava inserido.

Construir um amor verdadeiro não é tão simples como nos contos de fada ou nas novelas.

Exige comprometimento, esforço, tempo, dedicação, energia e prioridades.

Se você não está preparado para se esforçar e se comprometer, isso revela que você ainda não está pronto para um relacionamento saudável, então, não tenha pressa. O tempo de Deus é diferente para cada um.

6.      Jacó se submeteu ao tempo necessário para ter a sua amada.

Ele cumpriu exatamente o prazo combinado, trabalhou sete anos completos (v. 20,21), e apenas depois desse período é que buscou desposá-la.

Não queira queimar etapas. Seja qual for a etapa que você se encontra agora, deixe Deus trabalhar em você através dessa situação, pague o preço, confie, espere e descanse no Senhor.

Cada etapa é fundamental, e quando você chegar na próxima, necessitará das experiências adquiridas na etapa anterior para seguir em frente.

Não desperdice nada. Cada lição que o Senhor quer te ensinar é preciosa!

Em qual etapa você está? De conhecer mais o Senhor? Se conhecer melhor? Conhecer o seu chamado? De restauração? Se entregue e deixe Deus agir!

7.      Jacó não desistiu.

Para viver continuamente a alegria do lindo encontro que Deus pode te dar, você terá que continuar trabalhando duro, cumprindo sempre o seu compromisso.

O que Deus tem pra você é belo e duradouro, então não relaxe. Seja sempre cuidadoso com o presente que o Senhor lhe der, cumpra sempre com o compromisso que você firmar com a pessoa amada.

O amor não é uma ciência exata, mas podemos aprender muitas lições com as atitudes de Jacó.

A história que Deus tem pra você é única, então sempre escute o que o Especialista em amor tem a dizer a seu respeito, e se você seguir as suas orientações, com certeza terá sucesso.

E um dia, poderá contar a linda história do seu encontro, para encorajar outros a também buscar o   verdadeiro amor no único Especialista!

❤️Compartilhe!
Débora Viveiros Gomes
Débora Viveiros Gomes

Discípula de Jesus ✝️
Esposa do Danilo 💍
Mãe da Sarah 👶🏻

Deixe um comentário

Entrar em contato