Escolher não ter filhos é pecado?

Escolher não ter filhos é pecado?

Este é um grande problema atual. Ter filhos não parece ser algo tão honroso como antigamente. Os casais do século XXI preferem adotar animais domésticos em vez de trazerem ao mundo uma nova vida.

Primeiramente é nosso dever olhar para o plano original do Senhor para o ser humano. Querendo ou não, sempre acabamos retornando para Gênesis. Mais uma vez, vamos meditar sobre o que Deus ordenou a Adão e Noé.

Deus os abençoou [Adão e Eva], e lhes disse: “Sejam férteis e multipliquem-se! Encham e subjuguem a terra! Dominem sobre os peixes do mar, sobre as aves do céu e sobre todos os animais que se movem pela terra”.

– Gênesis 1:28

Deus abençoou Noé e seus filhos, dizendo-lhes: “Sejam férteis, multipliquem-se e encham a terra”.

– Gênesis 9:1

Mas vocês, sejam férteis e multipliquem-se; espalhem-se pela terra e proliferem nela.

– Gênesis 9:7

Em nenhum momento da história bíblica o Senhor declara que este desejo de multiplicação é temporal. Esta ordem, isto é, este desejo do Pai, mostrou um início (na criação), mas não apontou um final.

Sabemos que tudo que fazemos deve ter como objetivo a glória do Senhor, pois tudo é Dele, por Ele e para Ele.

Pois dele, por ele e para ele são todas as coisas.

– Romanos 11:36a

Portanto é válido afirmar que até mesmo a nossa prole pertence ao Pai e deve glorificá-lo. Escolher não ter filhos é afirmar indiretamente que sua vida não está totalmente sob o controle de Deus, ou seja, esta área específica – o crescimento da família – está debaixo de sua autoridade e não da Dele.

É necessário, antes de tudo, que o casal entenda o que de fato são os filhos. Eles são um peso para o casal? São uma missão penosa e obrigatória dada ao ser humano da parte de Deus? De forma alguma. A Palavra diz categoricamente que os filhos são uma benção, um presente, uma recompensa!

Os filhos são herança do Senhor, uma recompensa que ele dá.

Como flechas nas mãos do guerreiro são os filhos nascidos na juventude.

Como é feliz o homem cuja aljava está cheia deles! Não será humilhado quando enfrentar seus inimigos no tribunal.

– Salmos 127:3-5

Sua mulher será como videira frutífera em sua casa; seus filhos serão como brotos de oliveira ao redor da sua mesa.

Assim será abençoado o homem que teme ao Senhor!

– Salmos 128:3,4

A mulher que está dando à luz sente dores, porque chegou a sua hora; mas, quando o bebê nasce, ela esquece a angústia, por causa da alegria de ter nascido no mundo um menino.

– João 16:21

Vocês serão mais abençoados do que qualquer outro povo! Nenhum dos seus homens ou mulheres será estéril, nem mesmo os animais do seu rebanho.

– Deuteronômio 7:14 (perceba como a fecundidade é tratada como uma benção do Senhor)

Então Esaú ergueu o olhar e viu as mulheres e as crianças. E perguntou: “Quem são estes?” Jacó respondeu: “São os filhos que Deus concedeu ao teu servo”.

– Gênesis 33:5

Os filhos dos filhos são uma coroa para os idosos, e os pais são o orgulho dos seus filhos.

– Provérbios 17:6

Dá um lar à estéril, e dela faz uma feliz mãe de filhos. Aleluia!

– Salmos 113:9 (novamente a fecundidade é tratada como benção divina, uma alegria)

O casal não deve desprezar tal presente, visto que ele é parte do plano divino para seus filhos. A multiplicação sobre a Terra, além de agradar ao Senhor, provoca o crescimento do cristianismo. Se os filhos forem bem instruídos através da Palavra, farão a diferença neste mundo, talvez mais do que os próprios pais fizeram. O mundo é abençoado através do crescimento em número dos cristãos.

Instrua a criança segundo os objetivos que você tem para ela, e mesmo com o passar dos anos não se desviará deles.

– Provérbios 22:6

Que todas estas palavras que hoje lhe ordeno [mandamentos de Deus] estejam em seu coração. Ensine-as com persistência a seus filhos.

– Deuteronômio 6:6,7a

A alegação de muitos casais é esta: o mundo tornou-se um lugar péssimo para viver, sendo assim, não trarei mais uma vida para cá. A motivação é aparentemente legítima, mas é egoísta, pois desconsidera a vontade do Pai, além de subestimar o cuidado gracioso e eterno do Criador.

A Bíblia não nos revela apenas a importância dos filhos, mas também nos garante que o Senhor os guardará, desde o nascimento até a morte, afinal, Deus cuida de todas as esferas da vida de seus filhos.

Tu criaste o íntimo do meu ser e me teceste no ventre de minha mãe.

– Salmos 139:13

Antes de formá-lo no ventre eu [o Senhor] o escolhi; antes de você nascer, eu o separei e o designei profeta às nações.

– Jeremias 1:5

Mas Deus me separou desde o ventre materno e me chamou por sua graça.

– Gálatas 1:15a

Todos os seus filhos serão ensinados pelo Senhor, e grande será a paz de suas crianças.

– Isaías 54:13

Diante de tantas informações, não devemos temer. Respondendo à pergunta central deste tópico: o casal que tem filhos está obedecendo a vontade de Deus, sendo assim, o casal que deliberadamente decide não ter filhos por motivos próprios, contradiz a vontade do Senhor, que foi estabelecida desde o início dos tempos. Caso haja medos, os coloque diante do Pai e medite nas promessas feitas por Ele.

Não foi o Senhor que os fez um só? Em corpo e em espírito eles lhe pertencem. E por que um só? Porque ele desejava uma descendência consagrada. Portanto, tenham cuidado: Ninguém seja infiel à mulher da sua mocidade.

– Malaquias 2:15 (ênfase acrescentada)

O casal planeja o nascimento, mas é Deus quem forma a criança. O casal planeja o futuro acadêmico, mas é o Senhor quem define o destino da criança. O casal se esforça pela provisão financeira, mas o sustento suficiente vem do alto, das mãos do Dono do ouro e da prata.