Finanças: 3 Conselhos Poderosos

❤️Compartilhe!
YouTube video

Muitas pessoas acham que a Bíblia nada mais é do que um conjunto de histórias antigas e mandamentos. O que essas mesmas pessoas não sabem é que as Escrituras Sagradas nos deixam preciosas e incontáveis instruções acerca de todas as esferas da vida humana: casamento, família, trabalho, etc… e também finanças! Há 3 conselhos poderosos sobre finanças presentes no maravilhoso capítulo 11 de Eclesiastes.

Investimentos

Invista seus recursos em vários lugares, pois desconhece os riscos adiante. – Eclesiastes 11:2

Nós – a maioria brasileiros – não aprendemos praticamente nada sobre investimentos na fase escolar. O máximo que ouvimos é acerca da importância de guardarmos dinheiro na poupança. Guardar recursos não é errado, mas escolher a poupança como investimento é um péssima jogada.

A Palavra nos dá este precioso conselho: investir. Eu chamo a sua atenção para o tipo de investimento. Há dois tipos famosos: investimento de renda fixa e investimento de renda variável.

Se você tem pouca experiência no mundo dos investimentos, é fortemente recomendado trabalhar com investimentos de renda fixa, pois nele as chances de prejuízo são quase nulas. Caso você tenha uma quantia sobrando para “tentar a sorte”, pode tentar se aventurar entre os investimentos de renda variável, desde que estude o bastante para saber o que está fazendo.

O inaceitável é guardar sua reserva financeira de modo que seja desvalorizada com o passar do tempo. Um bom investimento evita que seu dinheiro perca poder de compra com o crescimento da inflação.

Iniciativa

O agricultor que espera condições de tempo perfeitas nunca semeia; se ele fica observando cada nuvem, não colhe. – Eclesiastes 11:4

Gosto muito deste verso. A clareza e objetividade desta instrução quebra qualquer argumento a favor da procrastinação.

É comum encontrarmos pessoas com ideias ótimas, mas afundadas no medo e pessimismo. De nada adianta juntar dinheiro e ter ótimas ideias se não houver força de vontade e coragem.

Não aconselho ninguém a dar passos arriscados, porém, levantar obstáculos de todos os lados não é um hábito saudável. Este padrão de pensamento transforma leões em gazelas.

Se você for esperar pelas condições perfeitas para finalmente começar o seu projeto, sinto lhe informar, mas isso jamais ocorrerá.

Segurança

Semeie pela manhã e continue a trabalhar à tarde, pois você não sabe se o lucro virá de uma atividade ou de outra, ou talvez de ambas. – Eclesiastes 11:6

Inocente é aquele que confia sua família, sua casa e seus outros bens nas mãos de uma única fonte de renda. É claro que nossa confiança está no Senhor, entretanto, se Ele diz através da sua palavra que não devemos depender somente de um único emprego, devemos nos atentar a isso.

Não se acomode em seu belo emprego. Um dia ele pode ser tirado de você. Esta é a dura realidade. Caso isso aconteça, como você superaria essa situação?

Analise suas habilidades e seus projetos. O que você pode fazer para gerar lucro além do trabalho principal? Explore o seu interior até encontrar suas habilidades mais ocultas e busque transformá-las em rendimento.

Vale lembrar que o objetivo não é fazer de você uma pessoa viciada em trabalho, longe disso! Temos prioridades maiores do que os negócios. Todavia, é importante gerenciar o seu tempo para aumentar suas fontes de renda e não se encontrar desprecavido diante de (mais) uma possível crise global.

***

Viu como as Escrituras Sagradas podem nos ajudar em qualquer área, inclusive a financeira? Comece a refletir a partir de hoje a respeito desses valiosos conselhos e você terá mais paz na mente e dinheiro no bolso. Bons negócios e que Deus lhe abençoe!

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato