Irmãos que trabalham para a Igreja podem ser assalariados?

Irmãos que trabalham para a Igreja podem ser assalariados?

Só não podem como devem. As recomendações do apóstolo Paulo para seu discípulo Timóteo respondem esta questão sem rodeios.

Os presbíteros que fazem bem seu trabalho devem receber honra redobrada, especialmente os que se dedicam arduamente à pregação e ao ensino.

Pois as Escrituras dizem: “Não amordacem o boi para impedir que ele coma enquanto debulha os cereais”, e também: “Aqueles que trabalham merecem seu salário”.

  • 1 Timóteo 5:17,18

Jesus, ao enviar seus discípulos para o trabalho conforme o livro de Lucas no capítulo 10, ensina que é correto aceitar as ofertas oferecidas e desfrutá-las.

Permaneçam naquela casa e comam e bebam o que lhes derem, pois quem trabalha merece seu salário. Não fiquem mudando de casa em casa.

  • Lucas 10:7

Vale frisar que o cristão assalariado pela Igreja deve se dedicar aos serviços do Reino. Conforme vimos na recomendação de Paulo para Timóteo: “os presbíteros que fazem bem seu trabalho devem receber honra redobrada”, isto é, a condição para o ganho financeiro é a boa conduta no trabalho.

Não é correto que pessoas ou famílias sejam sustentadas pela Igreja sem que elas sirvam de acordo com o chamado que receberam. Esta regra não se aplica em caso de assistência social.