Liberte-se Hoje das Fortalezas, dos Sofismas e da Altivez

❤️Compartilhe!

A mente humana é um verdadeiro universo comprimido em um espaço relativamente pequeno: o cérebro. Essa ferramenta fantástica e potente é capaz de feitos impressionantes, todavia, assim como um computador ou celular em caso de excesso de arquivos, muitas informações desnecessárias em junção com mecanismos mentais precisam ser anuladas para que a mente funcione melhor. Aprenda agora sobre que o apóstolo Paulo nos revela acerca destes pesos prejudiciais presentes na alma: fortalezas, sofismas e altivez.

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

2 Coríntios 10:4,5 (grifo do autor)

Fortalezas

Nossa memória não pede licença para guardar informações. Diante de um computador, você tem a possibilidade de salvar ou não salvar algum dado, mas nosso cérebro não nos fornece essa opção. Quanto mais forte for a emoção sentida no momento, mais intenso será o registro do ocorrido na memória. A vida é feita de memórias: algumas boas e algumas ruins.

As memórias são responsáveis por alimentar opiniões, rancores, esperanças e vários outros impulsos que promovem comportamentos. Muitas dessas memórias geram fortes certezas e/ou sentimentos que acabam sendo armazenados em cofres mentais – se assim posso dizer – e ali permanecem até que um verdadeiro milagre ocorra.

A alma humana é, infelizmente, repleta de fortalezas. Talvez você não tenha percebido isso até hoje, pois as fortalezas geralmente se escondem em níveis profundos do coração, contudo, elas estão lá, no interior da alma, ditando seus sentimentos e comportamentos.

Fortalezas da alma podem ser:

  • mágoas antigas;
  • crenças limitantes;
  • opiniões inflexíveis;
  • medos imbatíveis;
  • traumas profundos;
  • e coisas semelhantes.

Sofismas

Sofisma nada mais é do que uma mentira com sabor, cheiro e cara de verdade. Os sofismas são mentiras bem estruturadas com ótimas aparências e que, facilmente, são percebidas como verdades. Em muitos casos, por exemplo, encontramos crenças que são constituídas de 99% de verdade e 1% de mentira. Esse aparentemente inofensivo 1% de mentira faz da crença um sofisma.

A verdade é pura e totalmente digna de confiança. A mentira, por menor que seja, pode te guiar por caminhos de morte. Assim como no caso das fortalezas, a mente também está cheia de sofismas. Ao longo da vida, ouvimos inúmeras mentiras bem elaboradas que, graças à ingenuidade ou ignorância da nossa parte, são absorvidas para o âmago da alma e nos limitam e enganam.

Sofismas podem ser crenças mentirosas relacionadas:

  • a Deus;
  • a si mesmo(a);
  • aos outros;
  • à vida;
  • à morte;
  • e coisas semelhantes.

Altivez

A altivez funciona como um combustível e, ao mesmo tempo, uma proteção para as fortalezas e sofismas ao passo que também é alimentada por elas. A palavra “altivez” aponta para a palavra “alto” e é realmente disso que a altivez se trata: pessoas que se julgam moralmente altas, acima das demais pessoas. Em suma, o altivo é um arrogante.

O altivo, por natureza, é incapaz de reconhecer as próprias fortalezas e sofismas completamente, pois acredita que é bom ou sábio demais para ter fortalezas que o controlam ou crenças que sejam inverdades, afinal, o altivo acredita que está sempre certo.

Alguns sintomas de altivez:

  • pede perdão poucas vezes;
  • acha que tem a razão na maioria das vezes;
  • encontra dificuldade em se sujeitar às autoridades;
  • não recebe correções, pois sempre as direciona para outras pessoas;
  • é vitimista e raramente aceita que o sofrimento vem de suas escolhas erradas;
  • é extremamente teimoso(a);
  • é rápido(a) em criar argumentos para defender-se;
  • e coisas semelhantes.

Solução

A vitória sobre as fortalezas, os sofismas e a altivez nos foi revelada na mesma passagem que usamos como base para este artigo. Vejamos novamente:

Porque as armas da nossa milícia não são carnais, e sim poderosas em Deus, para destruir fortalezas, anulando nós sofismas e toda altivez que se levante contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo pensamento à obediência de Cristo.

2 Coríntios 10:4,5 (grifo do autor)

As fortalezas estão escondidas, os sofismas estão disfarçados e a altivez se protege como ninguém. Sendo assim, somente um outro olhar pode nos revelar quais são e onde estão esses pesos da alma. No entanto, o olhar humano, graças às suas limitações, é incapaz de vasculhar plenamente as profundezas da alma. Precisamos do olhar de Deus. O salmista sabia disso ao escrever os versos 23 e 24 do capítulo 139.

Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração, prova-me e conhece os meus pensamentos; vê se há em mim algum caminho mau e guia-me pelo caminho eterno.

Salmos 139:23,24

Precisamos pedir a Deus para que Ele nos mostre as podridões do nosso ser. Tenha certeza: o Senhor responde esse tipo de pedido. O Pai pode colocar diante de nós um espelho que nos revela as piores ruindades do nosso coração. Você está preparado(a) para se conhecer de um modo desconfortável? É doloroso, mas é preciso. E, quando Cristo lhe mostrar suas falhas, seja rápido(a) para obedecer Seus direcionamentos curadores.

Peça continuamente a revelação das fortalezas, dos sofismas e da altivez e o Senhor falará através das Escrituras e de seus filhos, pois somos as bocas, mãos e os pés do Senhor Jesus. Não seja como o altivo que espera ouvir a voz de Deus somente de forma esplêndida e milagrosa. O Senhor fala abundantemente com os humildes, pois esses acatam as palavras do Pai, sejam elas ditas através de um profeta nacionalmente famoso ou pelo humilde irmão que limpa os banheiros do salão semanalmente.

Quem tem ouvidos, ouça o que o Espírito diz às igrejas.

Apocalipse 2:29

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato