Livres da Religiosidade Para Obedecer Jesus

❤️Compartilhe!

É possível se reunir com cristãos todos os domingos e, ainda assim, não conhecer Jesus? É possível pertencer à religião evangélica, católica ou espírita, por exemplo, durante 50 anos e, ainda assim, estar distante de Deus? Sim… e isto é mais comum do que parece.

O que uma pessoa não cristã e uma pessoa presa à religião tem em comum? Ambos conhecem Jesus só de ouvir falar. Jó percebeu isso em certo momento da vida.

Antes, eu só te conhecia de ouvir falar; agora, eu te vi com meus próprios olhos. – Jó 42:5

Jó não seria classificado como religioso atualmente. Ele certamente seria visto como um homem de bom coração: honesto, honrado, correto e que amava a Deus. Entretanto, antes de uma experiência profunda com o Senhor, Jó se relacionava mais com as leis do que com o Dono delas. Ele buscava mais obedecer regras do que andar ao lado do Pai.

E se alguém sabia cumprir as leis como ninguém, este alguém era Jó.

Havia um homem chamado Jó que vivia na terra de Uz. Ele era íntegro e correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal. – Jó 1:1

“Íntegro, correto, temia a Deus e se mantinha afastado do mal.” Qual cristão não gostaria de ter estas caraterísticas? Todavia, o Senhor Jesus quer algo a mais de você. É claro que o Pai se agrada dos seus sacrifícios, mas para Ele, isso não é o bastante.

Religiosidade: apego às leis e não ao Dono das leis. Foco nas regras e não em quem as criou. Exaltação a homens e não ao Criador de todas as coisas. Julgar profetas e não profecias. Tudo isso e coisas semelhantes são frutos da religiosidade que nos prende, nos afasta de Jesus e nos impede de crescer espiritualmente.

Quem conhece Jesus a ponto de andar ao Seu lado, consegue enxergá-lo em tudo e em todos.

  • O religioso analisa o sermão. O liberto ouve Jesus falar.
  • O religioso reclama do “atraso do culto”. O liberto entende que o culto deve acontecer em todo o tempo.
  • O religioso ouve só o pastor. O liberto crê que o Corpo de Cristo todo fala.
  • O religioso busca argumentos para não ofertar nem dizimar. O liberto tem alegria em contribuir com generosidade porque sabe que isso agrada o Pai.
  • O religioso discute teologia. O liberto vive conforme o Senhor ordena.
  • O religioso vive de aparências. O liberto vive de verdades.
  • O religioso quer a aprovação de homens. O liberto quer a aprovação de Deus.
  • O religioso tenta se aproximar de Deus através de vídeos na internet e dos “profetas do ano”. O liberto diretamente se aproxima do Trono da Graça (Hb 4:16).

Observe o que Jesus disse em João 14:21.

Aqueles que aceitam meus mandamentos e lhes obedecem são os que me amam. E, porque me amam, serão amados por meu Pai. E eu também os amarei e me revelarei a cada um deles.” – João 14:21 (ênfase acrescentada)

Perceba que Jesus diz “aceitam meus mandamentos”. Ele poderia ter dito “aceitam a lei e os profetas” referindo-se ao que hoje conhecemos como Antigo Testamento, mas ele aponta para si mesmo. O Senhor nos quer obedientes a Ele mais do que a qualquer outra coisa.

Só é capaz de obedecer os mandamentos de Jesus aquele que tem intimidade com Ele, isto é, que o conhece, pois nem todos os mandamentos de Cristo para sua vida estão na Bíblia (tenha calma, isto não é uma heresia).

Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida. – Gálatas 5:25

Há direcionamentos específicos como, por exemplo, “fique neste emprego”, “diga isso”, “faça aquilo”, “escreva assim”, “abrace ele”, “venda esta propriedade”, “ore desta forma”, etc. Estes mandamentos você receberá do Espírito Santo se nutrir uma intimidade com Ele, ou seja, se você conhecê-lo.

Sendo livre da religiosidade e conhecendo Jesus verdadeiramente, você poderá finalmente obedecer os Seus mandamentos e não um conjunto de regras que não lhe trará salvação.

E, no entanto, sabemos que uma pessoa é declarada justa diante de Deus pela fé em Jesus Cristo, e não pela obediência à lei. – Gálatas 2:16a

Se você não tem intimidade com o Senhor Jesus e, portanto, não obedece os mandamentos bíblicos e específicos que Ele te dá, você ainda não o ama. Pense na gravidade desta verdade! Aproxime-se do Senhor fervorosamente, com sede e fome, antes que seja tarde.

Busquem o Senhor enquanto podem achá-lo; invoquem-no agora, enquanto ele está perto. – Isaías 55:6

Ele está perto de você. Fale com Ele. Abra o seu coração! Não tenha medo nem vergonha. Ele quer te libertar da religião e da frieza ou mornidão espiritual. Mostre a Ele o seu amor através da obediência que somente a intimidade pode proporcionar.

Por fim, agindo assim, teremos uma recompensa maravilhosa:

…”E eu também os amarei e me revelarei a cada um deles.”

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato