Metas SMART: Alcance seus objetivos sem dificuldades

❤️Compartilhe!

Todos nós temos metas, correto? Se você é uma pessoa sem objetivos, arrisco dizer que sua vida não tem muita graça. A rotina da existência ganha cor quando corremos atrás de grandes metas, sonhos ou pequenos objetivos. Apesar disso, principalmente nos dias atuais, é muito comum abandonarmos nossas metas. Veja agora como acabar com essa realidade.

homem em bicicleta de triatlo

Há um modo muito eficiente de estabelecer metas. Você já ouviu falar das “metas SMART”? Trata-se de uma estratégia eficiente para estabelecer objetivos em vez de criar metas sem nenhum planejamento. Vamos explorar o que são as metas SMART e como você pode aplicá-las para alcançar o sucesso em qualquer área da sua vida.

Metas SMART: O que são?

As metas SMART podem ser resumidas em cinco critérios que tornam as metas mais claras, específicas e alcançáveis. Cada letra da sigla SMART representa um passo útil a ser aplicado no objetivo desejado:

  1. S – Específicas (Specific): suas metas devem ser claras e específicas. Observe sua meta e seja detalhadamente franco(a). Pergunte-se: o que exatamente eu quero alcançar?
  2. M – Mensuráveis (Measurable): meça seu progresso regularmente. Observe sua meta e encontre formas e estabeleça rotinas que auxiliarão na análise do seu progresso. Pergunte-se: como saberei se estou evoluindo e quando devo parar?
  3. A – Atingíveis (Achievable): as metas podem ser desafiadoras, desde que alcançáveis com os recursos disponíveis. Observe sua meta atentamente para perceber o quão acessível ela é. Pergunte-se: é possível atingir essa meta com os recursos que tenho?
  4. R – Relevantes (Relevant): suas metas devem ser relevantes, realmente úteis para você e alinhadas com seus objetivos a longo prazo. Observe sua meta e analise se tal objetivo é realmente proveitoso para você. Pergunte-se: isso é, de fato, útil e importante para mim?
  5. T – Prazos (Time-bound): defina um prazo realista para alcançar sua meta. Observe sua meta e estabeleça horas e/ou datas para que você trabalhe de forma ordenada e consistente. Pergunte-se: em quanto tempo quero alcançar isso?

Metas SMART Funcionam?

Sim, sem dúvidas. Este método gera:

  1. Clareza: elas proporcionam clareza sobre o que você deseja alcançar, reduzindo ou anulando as discrepâncias.
  2. Foco: ao serem específicas e relevantes, as metas mantêm seu foco no que realmente importa.
  3. Motivação: o prazo (temporal) e o desafio (atingíveis) mantêm você motivado(a) e comprometido com o progresso.
  4. Avaliação: as frequentes medições permitem que você avalie seu progresso de forma objetiva.
  5. Adaptação: se uma meta não estiver funcionando, você pode ajustá-la facilmente para melhor se adequar à sua situação.

SMART na Prática (Exemplo)

Objetivo: Melhorar minha saúde e condicionamento físico.

Aplicando SMART: “Irei perder 5 quilos (S), acompanhado por um nutricionista (M), fazendo exercícios aeróbicos por 30 minutos 5 vezes por semana com os equipamentos que tenho em casa (A). Meu corpo realmente precisa disso (R). Alcançarei em 3 meses (T)”.


Concluindo, as metas SMART são poderosas e muito mais eficientes do que meros objetivos mal planejados e estruturados. Com esse método, suas metas serão mais facilmente alcançadas e você verá, finalmente, seus projetos caminharem. Que tal começar a repaginar seus objetivos agora mesmo? Dê este passo rumo à mudança e tenha uma boa jornada!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato