O batismo no Espírito Santo existe?

O batismo no Espírito Santo existe?

Sim, sem sombra de dúvida. A Palavra nos mostra que existe o batismo em Jesus e o batismo no Espírito Santo. Somos batizados em Jesus quando nos arrependemos do nosso estilo de vida pecaminoso e permitimos que Cristo venha reinar em nossas vidas. Esse ato é comumente referido como “aceitar Jesus”.

O batismo no Espírito Santo não se trata do recebimento do Consolador, visto que Ele faz habitação em nós quando passamos a viver como discípulos de Jesus, ou seja, quando “aceitamos Jesus” nos tornamos habitação do Encorajador, no entanto, não manifestamos o poder total do Espírito.

Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido. – Efésios 1:13 (ênfase acrescentada)

Sobre sermos a habitação do Encorajador Espírito Santo:

Se vocês me amam, obedeçam a meus mandamentos.

E eu [Jesus] pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará.

É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês. – João 14:15-17

Note que naquele momento, antes da morte de Cristo, o Espírito habitava com os apóstolos e em breve estaria nos apóstolos. Antes da morte do Cordeiro Perfeito, Jesus, o doce Espírito não habitava em corações humanos.

Em certo momento da jornada cristã, movido pela graça e misericórdia do Pai, o Espírito Santo nos enche de maneira especial. Digamos que é uma evolução espiritual dada por Deus em momento ideal. É necessário que o cristão busque fortemente este encher que também é conhecido por batismo.