O Ego Gigantesco do Homem Moderno

❤️Compartilhe!

Vivemos em tempos perigosos. A humanidade aparentemente caminha para um colapso. Eu percebo claramente um problema preocupante relacionado ao ego do ser humano do século XXI e é sobre isso que falaremos agora.

Imagine um gigante tabuleiro quadriculado parecido com o de Xadrez. Dentro de cada quadrado, há uma esfera vermelha.

Perceba que as esferas variam em tamanho. Algumas são pequenas, outras dão a impressão de que vão ultrapassar os limites. Pois bem, as esferas vermelhas representam o ego humano e as linhas pretas são as limitações entre uma pessoa e outra que mantém em equilíbrio a ética e o convívio em sociedade.

A internet está contribuindo, e muito, para o crescimento acelerado do egoísmo humano. Hábitos como tirar várias “selfies” ou postar fotos vulgares aos montes para conseguir míseras “curtidas” demonstram a “nova necessidade” que a rede mundial de computadores despertou na humanidade.

O mundo moderno diz ao homem atual que ele deve fazer o máximo possível para ser notado. A internet nos estimula constantemente a criar, escrever ou gravar em prol do crescimento do eu. Se não obedecemos a internet, temos a impressão de que perderemos um lugar ao sol na sociedade.

Além de tudo, o mundo virtual cria distanciamentos no mundo real. Pense bem e verá que o colapso parece ser eminente. As pessoas de hoje perderam o hábito da comunicação frente a frente. “Por que abraçar alguém se posso enviar um emoji pelo Whatsapp?”, é o que pensam.

Estas esferas vermelhas crescem desenfreadamente e chegará o dia em que não haverá limitações que resistam a todo este egoísmo. Onde vamos parar? Como eu e você podemos agir diante desta perigosa realidade?

Sejamos humildes como Jesus! Enquanto os outros alimentam o ego desesperadamente, nós devemos lutar para diminuir estas esferas vermelhas a ponto de transformá-las em pó.

E chamando a si a multidão, com os seus discípulos, disse-lhes: Se alguém quiser vir após mim, negue-se a si mesmo, e tome a sua cruz, e siga-me. – Marcos 8:34

Se nos esvaziarmos do eu e nos enchermos de Deus, mesmo que o mundo esteja em caos, estaremos em paz! E não haverá esfera nenhuma que possa abalar a alma de um verdadeiro imitador de Cristo.

Que diremos, pois, a estas coisas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? – Romanos 8:31

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato