Palácio das Memórias: Melhore a Memória

❤️Compartilhe!

É ruim de memória? Calma! Para tudo existe uma saída. Há muito tempo utiliza-se a técnica “Palácio das Memórias” para resolver este problema. Saiba mais.

Quantas vezes você já escutou alguém dizer “tenho péssima memória”? Talvez você seja uma das pessoas que dizem esta frase. Então se atente ao truque apresentado abaixo mais conhecido como Palácio das Memórias.

O Palácio das Memórias é um truque mental que visa conectar elementos facilmente recordados pela memória com outros elementos. Esta ancoragem facilita, não somente o armazenamento de informações, mas também a recordação delas.

Para adquirir este hábito eficaz siga os seguintes passos:

► Leia também: 25 Técnicas Para Aprimoramento da Memória

1. Imagine um local facilmente lembrável

Pode ser a sua casa, sua escola, sua igreja, enfim, qualquer lugar familiar (e de preferência agradável) para você. Fixe bem esta imagem em sua mente. Evite imaginar um local muito grande. Dois ou três cômodos são suficientes.

2. Crie um caminho

Agora imagine sua caminhada por este local. Você entrará por onde? Passará por quais cômodos? Torne este caminho padrão.

3. Olhe para os objetos

Observe os objetos à sua volta. Sofá, mesas, cadeiras, quadros… Que tudo esteja bem fixado em sua imaginação.

O Palácio das Memórias funciona como a simulação de um lugar imaginário para arquivamento de elementos.

UTILIZANDO A TÉCNICA

Perceba que, se os passos acima foram seguidos corretamente, você acabou de criar o seu Palácio das Memórias oficial. É nele que você irá inserir os elementos que futuramente você quer lembrar. Entretanto, não basta inseri-los. Saiba abaixo como inseri-los em seu Palácio.

Os elementos a serem lembrados devem ser inseridos no Palácio de forma que, ao caminhar pelo Palácio, você será capaz de vê-los em sua imaginação. Se possível, insira-os de forma cômica e no mínimo estranha.

Vamos supor que seu amigo lhe passou seu endereço para que você visite-o. Na pressa e no calor do momento, você não tinha papel, portanto, guardou o nome da rua e o número no Palácio das Memórias.

O nome da rua era “Rua Dom Pedro” e o número era 570.

Imediatamente você cria em sua imaginação a seguinte cena: um homem com vestes pertencentes ao século XIX, com uma espada em mão direita, no centro da sala de sua casa gritando “independência ou morte” enquanto que em sua outra mão segurava três balões flutuantes no formato de números na seguinte ordem: 5 -7 -0.

Mesmo após várias horas você se lembrava facilmente do endereço ao recordar da cena ridícula que criou em sua imaginação dentro de seu Palácio das Memórias.

Simples, não? Com o uso cotidiano desta técnica, sua memória irá melhorar e sua capacidade de recordação irá evoluir surpreendentemente.

YouTube video
❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato