Pensamento Acelerado: Técnicas Para Diminuir

❤️Compartilhe!
YouTube video

Principalmente nos dias de hoje, no caso de muitas pessoas, os pensamentos correm a uma velocidade impressionante, pulando de ideia em ideia sem controle, o que pode ser exaustivo e prejudicial para o bem-estar mental. Esse fenômeno é conhecido como pensamento acelerado e pode causar estresse, ansiedade e dificuldade de concentração. Você é assim? É possível vencer esse mal? Veja agora 6 estratégias para vencer o pensamento acelerado.

Prática da Atenção Plena

Silenciar os pensamentos propositalmente por um certo período de tempo regularmente é uma forma eficaz de acalmar a mente. A prática da atenção plena, isto é, direcionar toda a atenção para um estímulo (um som constante, por exemplo) de modo a ignorar qualquer pensamento paralelo, ajuda a focar no momento presente, reduzindo a tendência de se perder em pensamentos acelerados sobre o passado ou futuro.

Anotação e Journaling

Anotar pensamentos agitados pode ser uma estratégia eficaz para acalmar a mente. Manter um diário ou caderno para registrar ideias, preocupações ou pensamentos intrusivos pode ajudar a esvaziar a mente e trazer mais clareza. É muito importante que tudo isso seja feito no papel físico, ou seja, nada de celulares, tablets ou eletrônicos. Para quem não conhece a Técnica Journaling, recomendo este artigo.

Exercício Físico Regular

O exercício físico não só beneficia o corpo, mas também a mente. A prática regular de atividade física libera endorfinas, que podem reduzir a ansiedade e o estresse, ajudando a acalmar a mente. Seja caminhada, corrida ou qualquer outra atividade física, encontrar uma rotina de exercícios que funcione para você pode ser uma ótima maneira de diminuir o pensamento acelerado. Para aprimorar essa estratégia, pratique somente a atividade física em vez de, por exemplo, usar o celular enquanto caminha.

Limitação do Tempo de Tela e Estímulo Externo

O bombardeio constante de informações que recebemos através da internet pode contribuir – e muito – para o pensamento acelerado, uma vez que principalmente as redes sociais enchem a nossa mente com notícias, imagens e textos de inúmeros assuntos. Tentar limitar o tempo gasto em telas, especialmente antes de dormir, pode ajudar a acalmar a mente e melhorar até mesmo a qualidade do sono.

Terapia e Apoio

Se o pensamento acelerado estiver causando um impacto significativo na sua vida diária, pode ser útil buscar a ajuda de um profissional de saúde mental. Psicólogos podem fornecer estratégias personalizadas e suporte para lidar com a agitação mental. Se a ansiedade está te consumindo, se abra para pessoas mais maduras que poderão te encher com palavras de fé.

Evitar Tarefas Simultâneas

Evite fazer duas ou mais atividades ao mesmo tempo. Por exemplo: se estiver fazendo uma refeição, concentre-se apenas nela. Se estiver tomando banho, fique longe do celular. Se estiver jogando conversa fora com algum amigo, nem tire o celular do bolso. Realizar várias tarefas ao mesmo tempo sobrecarrega o cérebro e acostuma a mente a pensar caoticamente.


Diminuir o pensamento acelerado não é algo que acontece da noite para o dia. Requer prática regular e a inserção de várias técnicas na rotina diária. Experimentar diferentes estratégias e descobrir o que funciona melhor para você é fundamental. Coloque esse padrão prejudicial diante de Deus e peça para que a paz de Jesus encha o seu coração.

Não vivam preocupados com coisa alguma; em vez disso, orem a Deus pedindo aquilo de que precisam e agradecendo-lhe por tudo que ele já fez.
Então vocês experimentarão a paz de Deus, que excede todo entendimento e que guardará seu coração e sua mente em Cristo Jesus.

Filipenses 4:6,7
❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato