Quais e como são os dons do Espírito Santo?

Quais e como são os dons do Espírito Santo?

O capítulo 12 da primeira carta aos coríntios nos dá a lista completa de dons. São eles: sabedoria, conhecimento, grande fé, cura, realização de milagres, profecia, discernimento de espíritos, línguas estranhas e interpretação de línguas estranhas. Tenha calma, estudaremos cada um deles.

A um o Espírito dá a capacidade de oferecer conselhos sábios, a outro o mesmo Espírito dá uma mensagem de conhecimento especial.

A um o mesmo Espírito dá grande fé, a outro o único Espírito concede o dom de cura.

A um ele dá o poder de realizar milagres, a outro, a capacidade de profetizar. A outro ele dá a capacidade de discernir se uma mensagem é do Espírito de Deus ou de outro espírito. A outro, ainda, dá a capacidade de falar em diferentes línguas, enquanto a um outro dá a capacidade de interpretar o que está sendo dito. – 1 Coríntios 12:8-10

É importante lembrar que o Espírito Santo distribui os dons quando quer, onde quer, para um fim proveitoso, melhor dizendo, para a edificação da Igreja e  para a glória de Deus.

A cada um de nós é concedida a manifestação do Espírito para o benefício de todos. – 1 Coríntios 12:7

Importante: “a cada um de nós” é concedido algo, desde que busquemos com fé. Estas maravilhosas ferramentas, ou seja, os dons espirituais, estão disponíveis para qualquer pessoa, sem exceções. É claro que tudo depende do momento, da necessidade e do propósito.

Tudo isso [dons espirituais] é distribuído pelo mesmo e único Espírito, que concede o que deseja a cada um. – 1 Coríntios 12:11

Sendo assim, é válido afirmar que todos nós, os justos, podemos ser usados através dos dons do Espírito Santo em qualquer momento e em qualquer lugar. Ninguém é possuidor exclusivo de algum dom. Os dons têm dono e o nome deste dono é Espírito Santo. Ele, por misericórdia, os “empresta” aos seus filhos.

Antes de adentrarmos as explicações, lembro-lhe: todos os dons devem ser usados para serviço da Igreja. Jamais devem ser vistos como forma de glorificar algum ser humano. A glória é, e sempre será, do Senhor.