Quais são as funções da esposa?

Quais são as funções da esposa?

O papel da esposa é bem esclarecido nas Escrituras. A mulher deve ser muito amada e protegida por seu marido, como consequência, sua principal função deve ser auxiliar o cônjuge nas mais diversas situações de todas as formas possíveis.

Então o Senhor Deus declarou: “Não é bom que o homem esteja só; farei para ele alguém que o auxilie e lhe corresponda”.

– Gênesis 2:18 (ênfase acrescentada)

O plano original de Deus para a mulher consiste nisto: auxiliar o seu parceiro. Sendo assim, a maioria das responsabilidades de uma família recaem sobre o homem, privando assim, a mulher de pesos desnecessários. Cabe à mulher ser o suporte do marido.

Entenda que o homem responde pela sua família diante do Senhor. Além disso, Deus capacitou o marido mental e fisicamente para o trabalho e cuidado de outros seres humanos, isto é, sua família. Se uma família não corresponde aos padrões do Pai, a maior parcela da culpa é do homem, o líder do lar.

No Jardim do Éden, após o ato de desobediência, a primeira pessoa chamada por Deus para responder pelo acontecido foi o homem e não a mulher.

Mas o Senhor Deus chamou o homem, perguntando: “Onde está você?”.

– Gênesis 3:9 (ênfase acrescentada)

Assim também é no cotidiano. Não que Deus ame mais ao homem do que a mulher, visto que todos nós pecamos e fomos redimidos pelo sangue de Cristo. O Senhor, em nenhum momento na Bíblia, faz separação entre o homem e a mulher diante de seu amor e graça.

No Senhor, todavia, a mulher não é independente do homem, nem o homem independente da mulher.

Pois, assim como a mulher proveio do homem, também o homem nasce da mulher. Mas tudo provém de Deus.

– 1 Coríntios 11:11,12

Não há judeu nem grego, escravo nem livre, homem nem mulher; pois todos são um em Cristo Jesus.

– Gálatas 3:28

Pois bem. Após refletirmos sobre esta questão, estudaremos as obrigações da mulher de acordo com algumas passagens bíblicas.

À mulher, ele declarou: “Multiplicarei grandemente o seu sofrimento na gravidez; com sofrimento você dará à luz filhos. Seu desejo será para o seu marido, e ele a dominará”.

– Gênesis 3:16

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como convém a quem está no Senhor.

– Colossenses 3:18

Mulheres, sujeitem-se a seus maridos, como ao Senhor.

– Efésios 5:22

Do mesmo modo, mulheres, sujeitem-se a seus maridos, a fim de que, se alguns deles não obedecem à palavra, sejam ganhos sem palavras, pelo procedimento de sua mulher.

– 1 Pedro 3:1

Não há dúvidas. A Palavra é clara: mulheres, sejam submissas aos seus maridos. Este ensinamento está diametralmente contra o que ensina o movimento feminista dos tempos atuais. É triste encontrar tantos cristãos apoiando tais causas ignorando completamente o que a Palavra do Senhor ordena.

Significado de submissão:

disposição para obedecer, para aceitar uma situação de subordinação; docilidade, obediência, subalternidade.

(Oxford Languages)

Por não poderem alterar as Escrituras Sagradas, alguns se arriscam a alterar o significado da palavra “submissão”. A Bíblia fala sobre “se sujeitar”. Distorcer o significado desta ordem exige um enorme exercício mental. A Palavra fala sobre obediência neste caso. Sim, obediência.

Portanto, as mulheres não podem atrapalhar a liderança do marido. O projeto de família nos padrões do Senhor levanta apenas uma autoridade: o homem. Se outra autoridade se levantar, seja a esposa ou os filhos, a harmonia da família entra em risco.

Apesar das ordens bíblicas a respeito das funções da esposa serem ofensivas para alguns, o fato é que este mandamento priva a esposa de muitas cargas que o homem deve carregar.

Como vimos, cabe à mulher obedecer ao seu marido e se sujeitar à sua liderança. Por isso, mulher, pense bem antes de se casar. Analise diligentemente a conduta daquele que liderará a sua família para que não haja arrependimentos futuros.

Além disso, a mulher deve amar seu marido e filhos (obviamente) e cuidar bem de sua casa.

Aconselhe também as mulheres mais idosas a viverem como devem viver as mulheres dedicadas a Deus. Que elas não sejam caluniadoras, nem muito chegadas ao vinho! Que elas ensinem o que é bom, para que as mulheres mais jovens aprendam a amar o marido e os filhos e a ser prudentes, puras, boas donas de casa e obedientes ao marido, a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus!

– Tito 2:3-5 (ênfase acrescentada)
Perceba que estes mandamentos, ou seja, esta obediência e dedicação, não são para a glória do marido, mas sim do Senhor (“a fim de que ninguém fale mal da mensagem de Deus”).