Quando temos o Espírito Santo paramos de pecar?

Quando temos o Espírito Santo paramos de pecar?

Infelizmente não. É claro que o Espírito Santo nos liberta das prisões do pecado, mas continuamos tropeçando em pecados até a morte, pois somos imperfeitos. O que nos conforta é saber que somos salvos pela fé em Cristo e não pelo número de pecados que temos.

Vocês são salvos pela graça, por meio da fé. Isso não vem de vocês; é uma dádiva de Deus. – Efésios 2:8

O versículo que enfatiza o fato de que pecamos até a morte é esse:

Se afirmamos que não pecamos, chamamos Deus de mentiroso e mostramos que não há em nós lugar para sua palavra. – 1 João 1:10

Mas há uma diferença entre pecar esporadicamente e viver na prática do pecado. Se caímos no mesmo erro e persistimos nele, estamos manifestando o fruto da carne e isso mostra que não estamos dando espaço para que o Espírito aja (ou talvez Ele nem esteja habitando nestes).

O pecado esporádico é aquele que não faz parte de uma rotina, ou seja, acontece raramente e deve preceder o arrependimento genuíno. De qualquer maneira, o pecado não deve fazer parte da vida do cristão, por mais que acabe fazendo. O sangue de Jesus nos limpa constantemente da sujeira do pecado.

É de extrema importância lhe lembrar de que o Santo Espírito é onipotente, portanto, pode nos libertar de qualquer prisão pecaminosa. Nenhum vício sobrevive diante da glória do Espírito de Deus.

Agora, porém, estão livres do poder do pecado e se tornaram escravos de Deus. Fazem aquilo que conduz à santidade e resulta na vida eterna. – Romanos 6:22