Se o homem não trabalhar comete pecado?

Se o homem não trabalhar comete pecado?

A ociosidade não é o estilo de vida que Deus planejou para o homem. Já no Jardim do Éden, nos primórdios da criação, o Senhor delegou ao homem um trabalho.

O Senhor Deus colocou o homem no jardim do Éden para cuidar dele e cultivá-lo.

– Gênesis 2:15

Em nenhuma parte das Escrituras você encontrará Deus ordenando ao homem que vivesse ocioso. O Senhor deseja usar os seus filhos e dar trabalho a eles.

Pois aquele que, sendo escravo, foi chamado pelo Senhor, é liberto e pertence ao Senhor; semelhantemente, aquele que era livre quando foi chamado, é escravo de Cristo.

– 1 Coríntios 7:22 (ênfase acrescentada)

Fomos chamados para trabalhar. A ordem de Jesus – o famoso IDE – é um trabalho, por exemplo.

E disse-lhes: “Vão pelo mundo todo e preguem o evangelho a todas as pessoas”.

– Marcos 16:15 (palavras de Jesus)

Então a resposta é sim. O homem que não trabalha, seja para Cristo ou para outro ser humano, está fora da vontade perfeita do Senhor e comete pecado.

Plante de manhã a sua semente, e mesmo ao entardecer não deixe as suas mãos ficarem à toa, pois você não sabe o que acontecerá, se esta ou aquela produzirá, ou se as duas serão igualmente boas.

– Eclesiastes 11:6

Mesmo em caso de desemprego, o homem deve se ocupar em servir sua família ou a Igreja de alguma forma, guiado pelo Espírito Santo. O tédio é o campo ideal para a maquinação e realização do pecado.

Em relação a sua família, o homem deve deixar ser usado por Deus para prover o lar. Sabemos que a provisão vem exclusivamente do Criador, no entanto o Senhor usa os seus filhos em prol de Sua vontade. Como cabeça da família, o homem deve buscar em Deus a capacitação e força para, através do trabalho, sustentar a esposa e filhos. Afinal, é Jesus quem sustenta a Igreja. Nós, homens, devemos seguir o Seu exemplo.