Soberania de Deus: Quando o Cônjuge Não Cumpre o Seu Papel

❤️Compartilhe!

A grande maioria das pessoas – ou talvez todas as pessoas – que alega acreditar em Deus também alega acreditar que Ele é soberano, ou seja, capaz de realizar qualquer ação, onde e quando quiser. O primeiro capítulo de Lucas confirma isso em poucas palavras no versículo 37 que diz “Pois nada é impossível para Deus“. É lindo crer nisso… porém… será que você realmente crê nessa verdade? Seu estilo de vida confirma essa certeza?

A Bíblia deixa bem claro para todos os seus leitores o fato de que Deus Pai, Deus Filho e Deus Espírito Santo são capazes de absolutamente qualquer coisa. O Senhor criou o universo, dividiu o mar ao meio, cessou tempestades, fez cair comida do céu, tornou grávida uma virgem e ressuscitou Jesus dentre os mortos. Ou seja, nada pode impedir as mãos do Criador: nem a natureza, nem a física, nem a morte, nem homens, nem anjos e nem demônios.

Todavia, mesmo diante de tantos fatos que nos enchem de fé, há comportamentos e pensamentos que denunciam a fé pequena que muitas vezes temos diante da soberania do Pai. Dizemos com a boca “sim, eu creio que o Senhor pode fazer qualquer coisa“, mas nosso cotidiano diz “eu preciso cuidar disso, pois Deus não cuidará corretamente“.

Quando o Cônjuge Não Cumpre o Seu Papel

A Palavra também é clara e objetiva quanto aos papéis do marido e da esposa dentro da aliança do casamento. Ao marido cabe, basicamente, o amor sacrificial, a provisão e a proteção. À mulher cabe, principalmente, o amor, a submissão e os cuidados do lar.

Da mesma forma, os maridos devem amar cada um a sua esposa, como amam o próprio corpo, pois o homem que ama sua esposa na verdade ama a si mesmo.
Ninguém odeia o próprio corpo, mas o alimenta e cuida dele, como Cristo cuida da igreja.

Efésios 5:28,29 (grifo do autor)

Semelhantemente, as mulheres mais velhas devem viver de modo digno. Não devem ser caluniadoras, nem beber vinho em excesso; antes, devem ensinar o que é bom.
Devem instruir as mulheres mais jovens a amar o marido e os filhos, a viver com sabedoria e pureza, a trabalhar no lar, a fazer o bem e a ser submissas ao marido. Assim, não envergonharão a palavra de Deus.

Tito 2:3-5 (grifo do autor)

E quando o cônjuge não cumpre os seus papéis? O que ocorre geralmente é: um dos dois lados fica sobrecarregado, pois insiste em fazer aquilo que o Senhor não mandou fazer.

Mas se eu não fizer, quem fará? Minha casa se tornará um caos!“, é o que afirmam. Entretanto, um coração que, de fato, crê na soberania de Deus, dirá em seu íntimo: “Senhor, cumprirei o meu papel assim como tu ordenou e sei que és soberano para cuidar de todo o resto“.

Cada um preste muita atenção em seu trabalho, pois então terá a satisfação de havê-lo feito bem e não precisará se comparar com os outros.

Gálatas 6:4 (grifo do autor)

(É aqui que muitos dirão “você não entende o meu sofrimento“, fechando assim totalmente o coração para o alívio que o Senhor está mostrando através de Sua Palavra.)

Alívio do Senhor

Se eu fizer uma pesquisa neste exato momento, não será difícil encontrar homens que abdicaram de suas funções e autoridade e mulheres que fazem tudo e mais um pouco dentro e fora de seus lares. Em suma, homens passivos e mulheres sobrecarregadas. Você se identifica?

Analise os papéis e observe onde você está falhando. O que você deveria fazer, mas não faz? O que você não deveria fazer, mas está fazendo? O Criador de todas as coisas também organizou os papéis do marido e da esposa, visto que Ele mesmo foi o idealizador e criador do casamento. Como Criador, Ele tem o direito de organizar funções. Seguindo fielmente a fórmula de Deus, seu casamento será bem sucedido.

Preocupe-se em fazer com maestria o que Ele ordenou. É claro que você pode auxiliar seu cônjuge, porém, não deve tomar para seus ombros a missão destinada a ele. Fazendo os dois papeis, apenas dois resultados são possíveis: seu corpo e mente ferozmente afetados pelas cargas do dia a dia ou os dois papeis sendo mal feitos. Repito: se identificou?

O alívio do Pai para você hoje é a seguinte revelação: “Faça o seu papel com qualidade e eu cuidarei de todo o restante. Creia em minha soberania, pois posso mudar até o mais duro dos corações. Descanse.“.

Eu sou o Senhor, o Deus de toda a humanidade. Acaso alguma coisa é difícil demais para mim?

Jeremias 32:27

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato