O tédio não é apenas um estado de espírito inútil, mas sim um possível e perigoso início de sentimentos como solidão e depressão.
Se por um lado temos pessoas dedicando todo o tempo para tudo, exceto para si mesmas, por outro temos pessoas dedicando o tempo para nada. Os dois extremos são prejudiciais, mas é neste segundo caso que o perigoso tédio entra em ação.
A mente “vazia” fica à mercê dos pensamentos intrusivos, ou seja, aqueles que invadem sua mente até mesmo contra sua permissão.
Estamos rodeados por inúmeros estímulos e situações. Todos estes dados buscam um espaço entre nossos pensamentos. Para adentrar os terrenos da mente, primeiramente, todos os dados necessitam passar por um filtro: a interpretação. O maior perigo está nesta etapa do processo de aquisição de informações.
Quando estamos provando do tédio, há a ausência de hormônios da alegria como a serotonina, por exemplo. Com a falta de produção destes valiosos hormônios, nossa interpretação em relação aos acontecimentos da vida tornam-se exageradamente pessimistas.
Como já não bastasse a falta dos hormônios que trazem alegria e tranquilidade ao ser humano, o tédio prolongado abre grande espaço para longas, inúteis e ilusórias reflexões a respeito dos tristes pensamentos.
Com estas reflexões pessimistas surge também a conclusão de que não há sentido na vida. Automaticamente tudo torna-se insatisfatório.
Se não evitado logo no início, o tédio pode provocar resultados devastadores. Com o passar dos dias sob o tédio, os efeitos dos pensamentos intrusivos e destrutivos vão causando sequelas de longo prazo.
Não permita-se viver no tédio. Existem muitas alternativas para ocupar a mente de forma saudável.
Que tal uma lista de coisas que você pode tentar fazer para vencer este monstro chamado tédio?
- Ler
- Escrever em um blog
- Desenhar
- Fazer exercícios
- Aprender a tocar um instrumento musical
- Tocar um instrumento musical
- Ver vídeos no Youtube
- Ver filmes
- Ver séries
- Estudar algo interessante
- Jogar algo muito divertido
- Sair para conversar
- Passear de bicicleta
- Tirar belas fotos
- Fazer um curso
- Brincar com animais
- Aprender um novo idioma
- Programar uma viagem
Viu? Há muitas formas de vencer o tédio. Corte este mal pela raiz antes que ele corte todas as suas alegrias.
“Finalmente, irmãos, tudo o que for verdadeiro, tudo o que for nobre, tudo o que for correto, tudo o que for puro, tudo o que for amável, tudo o que for de boa fama, se houver algo de excelente ou digno de louvor, pensem nessas coisas.” – Filipenses 4:8