Tenho um péssimo marido. Devo obedecê-lo mesmo assim?

Tenho um péssimo marido. Devo obedecê-lo mesmo assim?

Os mandamentos bíblicos, como vimos no tópico anterior, não são condicionais. Melhor dizendo, não dependem de outra circunstância. A Palavra ordena a obediência ao marido, independentemente da conduta do mesmo. Fique à vontade para reler os versículos citados no tópico anterior para confirmar esta verdade.

Então a resposta é sim, a esposa deve obedecer ao marido. Supondo que o marido seja incrédulo, é dever da mulher cristã orar por sua conversão. Deus é especialista em realizar feitos impossíveis para o ser humano. Ele certamente ouvirá as orações de uma filha que clama.

Pois o marido descrente é santificado por meio da mulher, e a mulher descrente é santificada por meio do marido.

– 1 Coríntios 7:14a

No entanto, entraremos agora em um ponto de extrema importância. A mulher não deve permitir quaisquer tipos de agressões. A vontade do Senhor é que o homem faça sua mulher feliz.

Se um homem tiver se casado recentemente, não será enviado à guerra, nem assumirá nenhum compromisso público. Durante um ano estará livre para ficar em casa e fazer feliz à mulher com quem se casou.

– Deuteronômio 24:5 (ênfase acrescentada)

Mas o homem casado preocupa-se com as coisas deste mundo, em como agradar sua mulher.

– 1 Coríntios 7:33 (ênfase acrescentada)

E, em casos extremos, temos a permissão para o divórcio.

Todavia, se o descrente separar-se, que se separe. Em tais casos, o irmão ou a irmã não fica debaixo de servidão; Deus nos chamou para vivermos em paz.

– 1 Coríntios 7:15 (trataremos sobre o divórcio futuramente)

Deus nos chamou para vivermos em paz”. A vontade do Senhor para a mulher é a paz. É claro que neste versículo a Bíblia não nos estimula a optar pelo divórcio diante de um problema qualquer. O Senhor odeia o divórcio, mas também odeia o homem que se cobre de violência.

“Eu odeio o divórcio”, diz o Senhor, o Deus de Israel, e “o homem que se cobre de violência como se cobre de roupas”, diz o Senhor dos Exércitos. Por isso tenham bom senso; não sejam infiéis.

– Malaquias 2:16

Diante de qualquer caso de violência, a Palavra dá a permissão para o divórcio. Mas, mais do que isso, é importante que a mulher denuncie a agressão o mais rápido possível, por questão de segurança. Deus não deseja que as mulheres apanhem de seus maridos, de maneira alguma!

Somente para reforçar esta verdade, vejamos o que a Bíblia diz a respeito do sexo.

O casamento deve ser honrado por todos; o leito conjugal, conservado puro; pois Deus julgará os imorais e os adúlteros.

– Hebreus 13:4

Sendo assim, até mesmo durante o sexo precisa haver paz e pureza entre o casal. A mulher não deve ser violentada em nenhum grau.