Ter dinheiro é pecado?

Ter dinheiro é pecado?

É interessante analisarmos essa questão, visto que tanto se fala negativamente a respeito dos ricos. As passagens bíblicas mais utilizadas para embasar este conceito são as seguintes:

Pois o amor ao dinheiro é a raiz de todo mal. E alguns, por tanto desejarem dinheiro, desviaram-se da fé e afligiram a si mesmos com muitos sofrimentos.

– 1 Timóteo 6:10

Digo também: é mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha que um rico entrar no reino de Deus.

  • Mateus 19:24 (palavras de Jesus)

Repare que na primeira passagem o autor está se referindo ao amor ao dinheiro e não ao dinheiro em si. Na segunda, Jesus fala sobre a dificuldade relacionada à salvação de um rico. Ora, não é difícil compreender o fato de que as tentações que o dinheiro gera podem facilmente fazer a fé de muitos cristãos naufragar.

Ter dinheiro não é, de modo algum, um pecado. Abraão, aquele que é chamado de “pai da fé” (Tg 4:11) pelas Escrituras, era notoriamente rico.

(Abrão era muito rico e tinha muitos rebanhos, prata e ouro.)

  • Gênesis 13:2

Não somente Abraão, mas também Isaque, Jacó, José, e Davi foram homens extremamente afortunados e também usados poderosamente por Deus.

O pecado não é o dinheiro, mas a idolatria. Quando amamos mais ao dinheiro do que a Deus e Sua perfeita vontade, a fortuna se torna um deus em nossos corações. Esta realidade é a raiz de todos os males.