Ebbinghaus e Sua Técnica Para Turbinar a Memória

❤️Compartilhe!

Apesar de utilizarmos o auxílio da tecnologia para guardar informações, a boa memória humana ainda é útil. Turbine sua memória com estas dicas baseadas nos estudos de Herman Ebbinghaus.

Ebbinghaus nos fornece dicas excelentes para turbinar a memória humana

O grande cientista Hermann Ebbinghaus (1850-1909) decidiu estudar com extrema diligência os limites da memória humana. Iniciando seus projetos de estudo em 1879, utilizando seu próprio cérebro, efetuou e registrou inúmeros testes para descobrir, por exemplo, quantas informações o ser humano é capaz de armazenar em um dia. Coloque em prática as dicas deste artigo e turbine sua memória!

Após muitos dias de análise, Hermann concluiu que um indivíduo perde aproximadamente dois terços de toda informação que adquiriu através de seu sistema cognitivo durante as últimas 24 horas. Em suma, e exemplificando, digamos que o sujeito que memorizou o nome de 60 cientistas para citar em sua apresentação de conclusão de curso na faculdade, esquecerá cerca de 40 nomes após 24 horas… se não houver uma fixação melhor das informações, assunto que abordaremos agora.

Os testes de Ebbinghaus e seus resultados (muito respeitados e utilizados até os tempos atuais), nos fornecem algumas dicas valiosas para melhorarmos nossa capacidade de memorização e fixação de informações na memória.

Para você que tem uma prova difícil pela frente, ou uma apresentação importante, deixamos as dicas para melhor memorização de informações, oriundas das pesquisas de Hermann:

  • As informações iniciais e finais aprendidas em um espaço de tempo são mais fáceis de serem lembradas, portanto, memorize primeiramente, e também por último, as informações mais importantes.
  • Conteúdos com alguma informação que desperte real interesse também são lembrados com maior facilidade. Procure se interessar verdadeiramente por aquilo que você está estudando ou memorizando.
  • Nas primeiras 9 horas após a aquisição das informações, o esquecimento é mais rápido, então preocupe-se em rever o que foi memorizado de tempos em tempos, sem exceder 9 horas entre uma revisão e outra.
  • Mesmo tendo facilidade em relembrar certa informação, ela torna-se ainda mais fixa em sua memória cada vez que você a reaviva, ou seja, não deixe de rever algo que já foi estudado só por estar bem memorizado, por exemplo.
  • Quanto maior o intervalo entre as revisões para memorização, melhor, lembrando que 9 horas é o limite de tempo máximo para intervalos.

Siga essas dicas e perceba uma melhora significativa em sua memória. Não se esqueça de praticar!

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato