Verdades Acerca da Oração

❤️Compartilhe!

“Senhor, nos ensine a orar…” (Lc. 11:1 NTLH).

Em resposta a esse pedido de um de seus discípulos, o Senhor Jesus nos deixou a oração modelo, provavelmente a mais conhecida de todos os tempos. Vejamos:

‘Pai nosso, que estás nos céus! Santificado seja o teu nome.

Venha o teu Reino; seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu.

Dá-nos hoje o nosso pão de cada dia.

Perdoa as nossas dívidas, assim como perdoamos aos nossos devedores.

E não nos deixes cair em tentação, mas livra-nos do mal, porque teu é o Reino, o poder e a glória para sempre. Amém’. (Mt. 6:9-13 NVI)

Essa breve e simples oração, se não apenas repetida de forma automática, pode nos ensinar poderosas verdades bíblicas.

Primeiramente, precisamos ter em mente que a oração não é para informarmos a Deus, mas sim nos informarmos com Ele, por meio do diálogo com o Pai.

A verdadeira oração tem sentido, ela nos move ao sobrenatural e deve ser feita no secreto, como demonstração de intimidade com o Pai.

Mas a oração também deve ser feita abertamente nas reuniões da igreja, antes de uma gostosa refeição em família, numa oportunidade no trabalho… tudo isso para glorificar a Deus.

Em segundo lugar, precisamos ter a consciência de que a oração não é medida pelo muito falar, pela grande quantidade de tempo ou por repetições. Mas ela é eficaz quando feita por um coração sincero, íntimo e disposto.

A oração gera perseverança, nos levando a clamar várias vezes pelos mesmos assuntos por um período de tempo, até que se complete o que o Senhor quer fazer em nós ou através de nós em determinada situação.

Por último, é importante entendermos que a oração é a ferramenta que podemos utilizar para buscar a Deus em todo tempo. Ela parte de um coração que está satisfeito por saber que Deus já sabe o que precisamos antes mesmo de pedirmos algo a Ele, e gera em nós um senso de total dependência do Senhor.

A oração não é para mover Deus, que sempre está pronto a dar o que é necessário, mas para nos fazer experimentar o que já foi liberado sobre nós por seu grande amor de Pai!

Analisando detidamente o modelo de oração que Jesus nos deixou, verificamos que ela é composta por três partes: o prefácio (aponta quem é Deus, o destinatário da nossa oração); as petições (apresentação de nossas necessidades); e a doxologia (conclusão e indicação da finalidade da oração, que é glorificar a Deus).

Assim, para finalizar, vejamos toda a riqueza e profundidade que Jesus nos revelou por meio de uma oração simples e objetiva, mas que pode tanto nos ensinar!

Jesus começa dizendo “Pai nosso…”. O que isso significa?

Que Deus é nosso Criador, Autor do nosso ser, aquele que nos fez;

Que por ser Pai, Deus está sempre disposto a nos abençoar;

Que Deus quer ser o Pai de todos, porque por meio de Jesus todo que crê se torna filho.

Este é um maravilhoso motivo para orarmos. Se ele é Pai, Ele quer nos abençoar!

Depois o Senhor Jesus afirma “que estás nos céus…”. O que isso nos ensina?

Que o Senhor governa sobre tudo, supervisionando e dispondo todas as coisas;

Que o céu é seu trono, mas Deus não está somente ali. Ele preenche toda extensão do céu e da terra. Céu e terra são repletos da sua glória;

Que o Senhor é o Rei dos reis e Senhor dos senhores, Deus único e bendito;

Que Deus é forte e rodeado de poder, capaz de fazer tudo o que lhe agrada;

Que Ele é o onipotente, tudo o que quer pode realizar;

Que estamos continuamente na presença imediata de Deus, o Senhor e Rei;

Por esse motivo sempre devemos servir a Deus com toda alegria. Devemos prestar-lhe toda reverência, pensando, falando e agindo continuamente sob seu olhos.

Logo após Jesus menciona “santificado seja o Teu nome…”. Essa é a primeira das petições que compõem a oração. Aqui inclui tudo o que Deus é: sua natureza, o alfa e ômega, a eternidade e muito mais. E por que é importante orarmos dessa forma?

Para que Deus seja conhecido;

Para que todos os inteligentes o conheçam como Ele é;

– Para que todas as criaturas, capazes de conhecê-lo, possam lhe dar a devida honra, temor e amor;

Para que isso seja feito acima, no céu, assim como embaixo, na terra;

Para que tanto homens como anjos o reconheçam como Ele é: Senhor e Rei.

Deus nos fez capazes de conhecê-lo e amá-lo por toda eternidade, para isso oramos.

Jesus continua dizendo “venha o teu reino…”. Esta petição está relacionada com a anterior. Para que o nome de Deus seja santificado, é preciso que seja estabelecido o seu Reino na terra. De que forma?

O Reino de Deus é estabelecido por meio daqueles que se arrependem, crendo no Evangelho;

Quando o Reino da graça prevalece sobre os reinos da terra;

Quando clamamos ansiando pela manifestação do seu Reino eterno por meio da volta de Jesus, visando a plenitude do seu Reino na terra.

Essa oração deve ser feita por toda humanidade, para que o recebendo como Rei e crendo de fato em seu Nome, toda a terra possa ser cheia de justiça, paz, alegria e santidade.

Então Jesus pede “seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu…”.

Essa é a consequência necessária e imediata em todos os lugares aonde chega o Reino de Deus. A quem se estende esse pedido?

A todos os habitantes da terra, toda humanidade, para que possam começar a realizar a vontade de Deus que está no céu, com a mesma disposição que os santos anjos o fazem;

A todos os filhos de Deus, para que possam cumprir sua vontade continuamente, sem nenhuma interrupção desse serviço voluntário.

E quais resultados esperamos alcançar por meio desse pedido?

Que a vontade de Deus seja cumprida perfeitamente;

Que por sua graça Deus realize tudo o que lhe é agradável;

Que toda humanidade se comporte de uma maneira que agrade a Deus;

Que a vontade de Deus seja feita de maneira plena.

Concluímos que as três primeiras petições feitas por Jesus na oração modelo envolvem toda a humanidade.

– Sermão ministrado por João Marcos Mantello Torres, 16/01/2022 em Araçatuba/SP.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato