Zona de Conforto: Não Viva Uma Vida Medíocre

❤️Compartilhe!
YouTube video

Certa vez ouvi um antigo professor meu chamando a minha vida de “medíocre”. Inicialmente me senti ofendido – mesmo sem saber o significado da palavra na época. Depois entendi que ele estava tentando me levar à reflexão sobre o que é uma vida sem avanços desconfortáveis. Quem vive dentro da zona de conforto está certamente preso a uma vida medíocre. Já parou para pensar nisso?

A reação do professor citado estava relacionada à minha atitude que foi, resumidamente: reclamar sobre a solidão de um final de semana sem diversão quando eu poderia me levantar e decidir sair sem nenhum impedimento. O que estava me impedindo? O meu apego à minha vida medíocre.

Medíocre significa “de qualidade mediana, comum”.

Imagine um círculo claro em volta de você. O círculo é a sua zona de conforto. Dentro dela está tudo aquilo que você gosta e sabe fazer sem dificuldades. Fora dela está tudo aquilo que lhe desafia de alguma forma. Vivendo fora da zona de conforto, você estará em constante processo de crescimento.

Quanto mais nos aventuramos fora da zona de conforto enfrentando os desconfortos e desafios que nos circundam, mais evoluímos nossas capacidades. Desta maneira, nos tornamos cada vez mais aptos para a vida e suas surpresas.

Vale a pena lembrar que seguir a Jesus envolve inevitavelmente a vida fora da zona de conforto. Assim aconteceu com Abraão, Noé, os profetas, os apóstolos e o próprio Cristo. Já percebeu como o Senhor está frequentemente nos chamando para fora dessa zona tão confortável? Ou você acha que orar, jejuar, evangelizar e matar a própria carne, por exemplo, são atividades confortáveis? Viver conformado na zona de conforto significa viver uma vida infrutífera, sem avanços e sem resultados significativos no Reino.

¹ O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei”.

Gênesis 12:1

¹³ Assim, Deus disse a Noé: “Decidi acabar com todos os seres vivos, pois encheram a terra de violência. Sim, destruirei todos eles e também a terra!
¹⁴ “Construa uma grande embarcação, uma arca de madeira de cipreste, e cubra-a com betume por dentro e por fora, para que não entre água. Divida toda a parte interna em pisos e compartimentos”.

Gênesis 6:13-14

⁷ Em vez disso, [Jesus] esvaziou a si mesmo;
assumiu a posição de escravo
e nasceu como ser humano.
Quando veio em forma humana,
⁸ humilhou-se e foi obediente
até a morte, e morte de cruz.

Filipenses 2:7,8

A vida pode ser mediana ou incrível. A escolha é sua. Tudo vai depender de como você aceita e quer avançar para fora da zona de conforto. Que tal enfrentar os seus medos hoje? Que tal obedecer a Deus e avançar contra a preguiça e a timidez?

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato