Perguntas Sobre o Espírito Santo (Algumas Curiosas)

❤️Compartilhe!

Creio que você, como muitos cristãos, tem boas perguntas sobre o Espírito Santo. Espero que seja edificado por estas respostas embasadas nas Escrituras.

O que é o Espírito Santo?

De todas as perguntas sobre o Espírito Santo, talvez a melhor seria “quem é o Espírito Santo”. Ele é uma pessoa. Mais especificamente a terceira pessoa da Trindade que forma o único Deus trino: Deus Pai (que se apresentou com vários nomes à humanidade), Deus Filho (Jesus) e o Espírito Santo de Deus.

Portanto, vão e façam discípulos de todas as nações, batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. – Mateus 28:19

Que a graça do Senhor Jesus Cristo, o amor de Deus e a comunhão do Espírito Santo sejam com todos vocês. – 2 Coríntios 13:14

Ele é o próprio espírito de Deus, de modo que Ele sabe todos os pensamentos e desejos do Criador. Ele é um com o Pai e com o Filho.

Pois quem conhece os pensamentos de uma pessoa, senão o próprio espírito dela? Da mesma forma, ninguém conhece os pensamentos de Deus, senão o Espírito de Deus. – 1 Coríntios 2:11

Ele é derramado por Cristo em sua Igreja. Todo aquele que é salvo carrega dentro de si a presença constante do Espírito Santo.

Vocês não sabem que seu corpo é o templo do Espírito Santo, que habita em vocês e lhes foi dado por Deus? Vocês não pertencem a si mesmos, pois foram comprados por alto preço. Portanto, honrem a Deus com seu corpo. – 1 Coríntios 6:19,20

O Espírito Santo é infinitamente poderoso e carrega consigo a plenitude de Deus Pai e Deus Filho. Este doce espírito consolador é o mesmo que ressuscitou Jesus dentre os mortos.

E, se o Espírito de Deus que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vocês, o Deus que ressuscitou Cristo Jesus dos mortos dará vida a seu corpo mortal, por meio desse mesmo Espírito que habita em vocês. – Romanos 8:11

Além do imenso poder do Santo Espírito, os salvos carregam dentro de si a promessa da salvação. Os salvos pelo Salvador são selados com o Espírito Santo. Isso significa que os cristãos têm a marca que distingui os justos dos incrédulos.

Agora vocês também ouviram a verdade, as boas-novas da salvação. E, quando creram em Cristo, ele colocou sobre vocês o selo do Espírito Santo que havia prometido.

O Espírito é a garantia de nossa herança, até o dia em que Deus nos resgatará como sua propriedade, para o louvor de sua glória. – Efésios 1:13,14

Jesus se refere ao Espírito Santo como Encorajador (Consolador ou Conselheiro em outras traduções). Cristo revela a seus discípulos que a morte na cruz, além de promover a paz entre Deus e os homens, permite que o Espírito do Pai faça morada em seus filhos.

E eu pedirei ao Pai, e ele lhes dará outro Encorajador, que nunca os deixará.

É o Espírito da verdade. O mundo não o pode receber, pois não o vê e não o conhece. Mas vocês o conhecem, pois ele habita com vocês agora e depois estará em vocês. – João 14:16,17

Ser a habitação do Consolador é algo maravilhoso! Ele está constantemente nos moldando para que fiquemos iguais a Jesus. Também podemos chamar este intenso trabalho de “a boa obra”.

Tenho certeza de que aquele que começou a boa obra em vocês irá completá-la até o dia em que Cristo Jesus voltar. – Filipenses 1:6

Pois Deus conheceu de antemão os seus e os predestinou para se tornarem semelhantes à imagem de seu Filho, a fim de que ele fosse o primeiro entre muitos irmãos. – Romanos 8:29

A palavra “imagem” citada em Romanos 8:29 também pode ser interpretada em sua raiz original (eikōn) como “uma imagem igual”. A mesma palavra no grego é aplicada em passagens que referem-se a uma estátua ou figura, ou seja, algo que representa igualmente outra coisa (Mt 22:20; Rm 1:23).

Em suma, o Espírito Santo é o poderosíssimo espírito vivo do próprio Deus Pai e, misteriosamente ao mesmo tempo, de seu Filho, que habita naqueles que um dia se arrependeram de seus maus caminhos e converteram-se ao Senhor e Salvador Jesus Cristo.

Conhecendo bem o Espírito, surgem menos dúvidas em relação às perguntas sobre o Espírito Santo.

Desde quando o Espírito Santo existe?

Assim como Deus Pai e Deus Filho, o Consolador existe desde a eternidade.

Imaginem como o sangue de Cristo purificará nossa consciência das obras mortas, para que adoremos o Deus vivo. Pois, pelo poder do Espírito eterno, Cristo ofereceu a si mesmo a Deus como sacrifício perfeito. – Hebreus 9:14 (ênfase acrescentada)

Ele participou de todos os processos de criação do universo.

A terra era sem forma e vazia, a escuridão cobria as águas profundas, e o Espírito de Deus se movia sobre a superfície das águas. – Gênesis 1:2

Então Deus disse: “Façamos o ser humano à nossa imagem; ele será semelhante a nós”. – Gênesis 1:26 (ênfase acrescentada)

Mas é claro que ainda há dúvidas, correto? Então vamos continuar refletindo acerca destas perguntas sobre o Espírito Santo.

Quais são as características do Espírito Santo?

A primeira coisa que devemos saber é que Ele é onipotente, onipresente e onisciente, isto é, pode fazer o que quiser, está em todos os lugares ao mesmo tempo e sabe de absolutamente todas as coisas. Estes são os mesmos atributos de Deus Pai e Deus Filho. Esta é uma das mais interessantes entre as perguntas sobre o Espírito Santo.

Pois nada é impossível para Deus. – Lucas 1:37 (onipotência)

Ó Senhor, tu examinas meu coração e conheces tudo a meu respeito. – Salmos 139:1 (onisciência)

É impossível escapar do teu Espírito; não há como fugir da tua presença. – Salmos 139:7 (onipresença)

Até aqui enfatizamos o seu poder. Agora vale lembrar que o doce Espírito também tem sentimentos, não contaminados pelo pecado, é claro.

Não entristeçam o Espírito Santo de Deus, o selo que ele colocou sobre vocês para o dia em que nos resgatará como sua propriedade. – Efésios 4:30

Não somente podemos entristecê-lo através do pecado como também podemos resistir ao agir dele de modo que esta resistência pode ofuscar ou até mesmo apagar o brilho do Espírito em nós. Isto é gravíssimo!

Povo teimoso! Vocês têm o coração incircuncidado e são surdos para a verdade. Resistirão para sempre ao Espírito Santo? Foi o que seus antepassados fizeram, e vocês também o fazem! – Atos 7:51

Não apaguem o Espírito. – 1 Tessalonicenses 5:19

Ele também tem desejos, afinal, é uma pessoa. Age como quer, conforme a vontade Dele dentro da Trindade.

Tudo isso é distribuído pelo mesmo e único Espírito, que concede o que deseja a cada um. – 1 Coríntios 12:11 (ênfase acrescentada)

Além de excelente encorajador, o Espírito Santo fala com o Pai em favor do Seu povo, pois nós, seres limitados pelo pecado, não sabemos como orar.

E o Espírito nos ajuda em nossa fraqueza, pois não sabemos orar segundo a vontade de Deus, mas o próprio Espírito intercede por nós com gemidos que não podem ser expressos em palavras. – Romanos 8:26

Que pessoa fantástica! Jamais nos abandona e chega a orar por nós do modo correto. Sem dúvida, estamos bem acompanhados. Friso o fato de que Ele não apenas nos acompanha, mas também fala conosco.

Quem tem ouvidos para ouvir, ouça o que o Espírito diz às igrejas. – Apocalipse 3:22

Precisamos estar sempre atentos para ouvir o que o Espírito quer nos dizer. Reforço: sim, Ele fala.

Por isso o Espírito Santo diz: “Hoje, se ouvirem sua voz, não endureçam o coração como eles fizeram na rebelião, quando me puseram à prova no deserto”. – Hebreus 3:7,8

Falando, o Espírito consola, encoraja e ensina. Ele é o melhor professor que alguém pode ter!

Quando lhes dizemos isso, não empregamos palavras vindas da sabedoria humana, mas palavras que nos foram ensinadas pelo Espírito, explicando verdades espirituais a pessoas espirituais. – 1 Coríntios 2:13 (ênfase acrescentada)

São muitas características, sem dúvida. Poderoso, amoroso, conselheiro, professor… entretanto ainda não terminou. Há mais 9 características importantes da personalidade do Santo Espírito que preciso ressaltar. Elas nos foram apresentadas no belo capítulo 5 da carta aos Gálatas.

Mas o Espírito produz este fruto: amor, alegria, paz, paciência, amabilidade, bondade, fidelidade, mansidão e domínio próprio. Não há lei contra essas coisas! – Gálatas 5:22,23

O Espírito Santo produz em nós o que Ele mesmo é. A Sua constante e doce presença nos molda de tal forma que estas maravilhosas 9 características tornam-se evidentes em nossos comportamentos.

Podemos – e devemos – nos encher deste Espírito. Por mais difícil que seja compreender esta verdade, o fato é que o Espírito é quantificável. Podemos nos encher ou esvaziar Dele.

Não se embriaguem com vinho, pois ele os levará ao descontrole. Em vez disso, sejam cheios do Espírito. – Efésios 5:18

E quanto mais cheios estamos, mais fácil é lidar com uma das mais belas características do doce Espírito Santo: Seu perfeito direcionamento.

Uma vez que vivemos pelo Espírito, sigamos a direção do Espírito em todas as áreas de nossa vida. – Gálatas 5:25

Continuemos nossa jornada pelas perguntas sobre o Espírito Santo.

Para quem o Pai dá o Espírito Santo?

A Palavra nos revela quem são as pessoas que recebem o Espírito: aqueles que obedecem a Jesus.

O Deus de nossos antepassados ressuscitou Jesus dos mortos depois que os senhores o mataram, pendurando-o numa cruz.

Somos testemunhas dessas coisas, e assim é também o Espírito Santo, que Deus dá àqueles que lhe obedecem. – Atos 5:30,32

Há uma maravilhosa promessa nesse sentido. O Pai dará o Espírito Santo para aquele que O pedir.

Portanto, se vocês que são pecadores sabem como dar bons presentes a seus filhos, quanto mais seu Pai no céu dará o Espírito Santo aos que lhe pedirem!. – Lucas 11:13

Como o Espírito Santo se manifesta?

Acima de tudo, com decência e ordem.

Mas cuidem para que tudo seja feito com decência e ordem. – 1 Coríntios 14:40

A Palavra, em momento algum, mostra que a manifestação do Espírito leva a Igreja à desordem em qualquer nível. A primeira carta aos coríntios, capítulo 14, deixará isso bem claro.

Ainda assim, se descrentes ou pessoas que não entendem essas coisas entrarem na reunião de sua igreja e ouvirem todos falarem em línguas, pensarão que vocês são loucos. – 1 Coríntios 14:23

Não mais que dois ou três devem falar em línguas. Devem se pronunciar um de cada vez, e alguém deve interpretar o que disserem. – 1 Coríntios 14:27

Se alguém estiver profetizando e outra pessoa receber uma revelação, quem está falando deve se calar. – 1 Coríntios 14:30

Pois Deus não é Deus de desordem, mas de paz, como em todas as reuniões do povo santo. – 1 Coríntios 14:33

A Palavra nos garante que é possível fazermos parte da manifestação do Espírito Santo em ordem, respeitando a vez de cada irmão.

Aqueles que profetizam têm controle de seu espírito [não o Espírito Santo, mas o espírito do homem] e podem falar um por vez. – 1 Coríntios 14:32 (ênfases acrescentadas)

O Espírito Santo se manifesta através dos dons que Ele dá a quem Ele quiser, quando quiser.

Espero que suas maiores dúvidas tenham sido respondidas. Para outras perguntas sobre o Espírito Santo, recomendo o livro abaixo.

Trechos do Livro:

O que a Bíblia diz sobre: Espírito Santo (PDF)

Original price was: R$ 8,99.Current price is: R$ 0,49.

Descubra o Poder Transformador do Espírito Santo: Uma Jornada Profunda de Conhecimento e Renovação Espiritual! Em “O que a Bíblia diz sobre: Espírito Santo”, mergulhe em uma exploração profunda e reveladora sobre o nosso doce consolador: o Espírito Santo. Este livro é um guia essencial para aqueles que buscam compreender e experimentar a presença e…

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato