Oração Modelo: Isso Vai Mudar Sua Visão

❤️Compartilhe!

A grande maioria dos brasileiros – ou talvez todos eles – sabe de cor a famosa Oração do Pai Nosso, isto é, a Oração Modelo, certo? Mas como nós poderíamos a dividir e resumir em outras palavras? Esse exercício com certeza será revelador.

Oração modelo e seus profundos e poderosos significados.

Tudo está registrado no capítulo 6 do livro de Mateus e também no capítulo 11 do livro de Lucas. O Senhor Jesus decide ensinar aos discípulos como orar. A profundidade e seriedade deste ensino é sem igual, afinal de contas, o cristão verdadeiro tem uma vida de oração constante. Portanto, precisamos saber orar e entender como o Senhor quer que oremos.

Pai nosso que estás no céu (início da Oração Modelo):

Intimidade

O início da oração modelo nos revela muito. Jesus a inicia usando a palavra PAI. Quem chama sinceramente o Senhor de “pai” mostra que tem intimidade com Ele. É muito difícil encontrarmos filhos que chamam os pais pelo nome. Sendo assim, por que deveríamos tratar o nosso Pai Eterno de modo diferente? Você tem intimidade com Ele? Espero que tenha.

Santificado seja o teu nome:

Adoração

Santificar significa “tornar santo“. Santo, sob a perspectiva bíblica, é o mesmo que “exclusivo“. Por isso, os seguidores de Cristo são santos, pois são o povo exclusivo de Deus.

Vocês, porém, são povo escolhido, reino de sacerdotes, nação santa, propriedade exclusiva de Deus. – 1 Pedro 2:9a

Quando falamos sobre santificar o nome de Deus, estamos falando sobre adorá-lo e reconhecê-lo como exclusivo, único, acima de tudo e de todos. Através da adoração em espírito e em verdade, tornamos santo o nome do Senhor em nossas visões de mundo. Quando desejamos que o nome de Deus seja adorado em toda Terra, também estamos pedindo pela santificação de Seu nome. Você tem santificado o nome do Senhor?

Venha o teu reino:

Purificação

O Reino de Jesus é puro, perfeito e justo. Se você pede a vinda do Reino do Senhor, precisa entender que está pedindo também a purificação. A purificação virá pelo fogo (Ml 3:3). Isso significa que, crescendo o Reino em nós, será consumido o poder do pecado. Lembre-se que, para sermos puros, precisamos nos afastar do mal e de várias satisfações carnais. Você deseja ser purificado(a)?

Seja feita a tua vontade, assim na terra como no céu:

Entrega

Este é o ponto da oração modelo que, se fosse entendido em sua totalidade, incomodaria muita gente. O ser humano definitivamente não tem a tendência natural de entregar as coisas que estima. Temos um ego grande demais para isso. Todavia, é da vontade do Senhor que deixemos tudo que temos nas mãos Dele.

Quando damos a Ele autorização para guiar todas as áreas da vida, abrimos mão das próprias opiniões, da justiça própria, dos conceitos e achismos para permitir que o Senhor controle tudo. Você entregou tudo para Deus?

Dá-nos hoje o pão para este dia:

Provisão

Precisamos crer que o Pai é o provedor em nossas vidas. Mais do que o trabalho ou as vendas, o Senhor é quem fornece generosamente tudo o que precisamos – até mesmo o ar que respiramos.

Vale ressaltar que devemos pedir não somente o pão material, mas também o espiritual. Precisamos nutrir o espírito diariamente se alimentando do Pão Vivo que desceu do céu (Jo 6:51). Você confia na provisão divina e se alimenta com o pão espiritual?

Perdoa nossas dívidas, assim como perdoamos os nossos devedores:

Perdão

Perdoar não é uma tarefa fácil, todavia, é obrigatória para todos os filhos de Deus. Ninguém pode fugir desse mandamento. Este trecho da oração modelo liga o perdão que damos com o perdão que recebemos, isto é, seremos perdoados na medida em que liberamos perdão. Pense na seriedade disso!

Não perdoamos somente aqueles que cometem atrocidades contra nós. Precisamos liberar aqueles que nos ofenderam com palavras duras, agressões, exclusões, desprezo e outros comportamentos ofensivos. Jamais se esqueça de que o perdão do Altíssimo a seu respeito foi infinitamente maior.

Após ter perdoado todos os que te ofenderam, busque atentamente as falhas que você cometeu e arrependa-se. Lembrando que pecar é fazer mal e também deixar de fazer o bem (Tg 4:17). Você se arrependeu e perdoou quem te ofendeu?

Não nos deixes cair em tentação:

Santidade

As tentações existirão enquanto estivermos neste mundo. Para fugirmos delas, seria necessário nos isolarmos no monte mais inacessível do planeta, e ainda assim, certas tentações poderiam surgir. Por isso, pedimos forças ao Senhor para não escorregarmos diante dos desejos carnais, pois zelamos pela santidade e sabemos o quão importante ela é.

Não se ache forte demais. Peça fortalecimento a Deus todos os dias. Sem essa força divina, você certamente cairá. Você pediu fortalecimento ao Pai hoje para não pecar?

Assim, aquele que julga estar firme, cuide-se para que não caia! – 1 Coríntios 10:12

Mas livra-nos do mal (para alguns manuscritos, o final da Oração Modelo):

Proteção

É natural que todos aqueles que acreditam em Deus peçam, num momento ou em outro, a proteção divina. Mesmo sem uma vida de obediência ao Senhor, muitos clamam por proteção, pois têm medo do prejuízo e da morte.

Se assim ocorre até com os que apenas admiram o Reino, não deveria também ocorrer com aqueles que amam Jesus e o seguem fielmente? Precisamos quebrar, através da oração no nome de Jesus, todas as setas e armadilhas de Satanás construídas contra nós. Você já pediu pela proteção de Deus hoje?

Pois teu é o reino, o poder e a glória para sempre (para outros manuscritos, o final da Oração Modelo):

Confiança

Jesus finaliza a oração modelo expressando o quanto conhece o Criador de todas as coisas. Ele afirma que o Reino, o poder e a glória são de Deus para sempre. Se afirmamos tais verdades com certeza, é porque cremos nelas. Se cremos nelas, confiamos no Senhor e não vivemos sob o jugo da ansiedade e do medo.

Vendo o Pai como dono absoluto de tudo que há, descansaremos em pastos verdejantes e confiaremos no Pastor perfeito, gracioso e misericordioso: Jesus. Você confia e descansa em Deus?


Entendendo tudo isso, dizemos…

Amém.

(E que assim seja!)

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato