Como Vencer as Vozes do Passado?

❤️Compartilhe!

Portanto, se alguém está em Cristo, é nova criação. As coisas antigas já passaram; eis que surgiram coisas novas! – 2 Coríntios 5:17

A medicina é um ramo da ciência admirável! Tantos anos de estudos e árduas pesquisas levaram a humanidade a descoberta de curas para variadas doenças, porém, mesmo diante de tantos avanços ainda há muito a se descobrir. Se você contraiu um resfriado, basta ir até seu armário, pegar aquele remédio que você já está acostumado a tomar, tomá-lo, e em poucos minutos se sentirá melhor. Mas e quando se trata de más lembranças? Porque a medicina, em todos estes anos, ainda não encontrou uma cura para más lembranças do passado?

Apesar de ser uma máquina fantástica, a mente humana falha em muitos aspectos. Uma destas terríveis falhas é o mecanismo que insiste em trazer com frequência situações que já passaram, mas ao mesmo tempo parecem tão reais no presente. Se você está cansado de travar tantas lutas contra sua própria mente, o passo inicial será entender que o passado já se foi.

Repare que não estou falando de apagar memórias. Me perdoe por ser tão sincero, caro leitor, mas provavelmente suas más lembranças estarão bem guardadas no interior de suas memórias para sempre. Você terá que aprender a conviver com os monstros do passado até o fim de sua vida. É justamente neste ponto onde eu queria chegar: aprender a conviver!

Sim, a mente é muito poderosa, mas a sua força de vontade pode falar mais alto. Tudo depende do seu ponto de vista a respeito das coisas à sua volta. Você passou por humilhações? Passou por abandono? Sentiu na pele o mais terrível desprezo? Foi maltratado(a) inúmeras vezes? Brincaram com o seu coração? Todo ser humano já passou por pelo menos uma destas situações, acredite! Você não está só. Não foi a única vítima da vida.

Infelizmente a vida não é um mar de flores. Já ouviu isso antes não é mesmo? Porém você aprendeu a aceitar este fato? Jesus Cristo, durante sua passagem por esta Terra, fez questão de nos deixar claro uma coisa:

Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo. – João 16:33

A vida é assim para todos nós. Agora tente entender algo de suma importância: o que está no passado, permanece lá. Imagine uma linha e na ponta direita desta linha um nó. Este nó é você agora, aí mesmo aonde você está, lendo este livro. O que está à esquerda deste nó é seu passado. De acordo com as leis da física, um nó bem apertado não pode se mover pela linha. Entendeu a comparação? Ele não tem poder sobre você, a não ser que você afrouxe este nó e puxe para dentro dele a linha do passado. A escolha é sua!

Se você é o tipo de pessoa que corre para longe das más lembranças, meu conselho é que você pare com este hábito neste exato momento. Fugir do monstro não fará com que ele pare de te perseguir. Simplesmente olhe bem a fundo as más lembranças que te perseguem e não reaja mais. Inicie um processo de aceitação. Entenda que aquilo que passou nunca mais voltará. É um monstro acorrentado e as chaves estão em suas mãos. Diga para seu passado que ele é apenas passado, páginas viradas em sua vida.

Assim como Deus confortou o povo de Israel durante o exílio na Babilônia, assim Ele também nos conforta a respeito do meu e do seu futuro.

Porque sou eu que conheço os planos que tenho para vocês’, diz o Senhor, ‘planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro. – Jeremias 29:11

Deus tem o melhor para você! Que mudança repentina de assunto não é mesmo? Estávamos falando sobre o passado e agora estamos focados no futuro. Não estou ficando maluco, isto foi proposital. O que estou querendo dizer é que você será incapaz de desfrutar do maravilhoso futuro que Deus tem te preparado se você ficar algemado ao passado. O passado tem este poder. O poder de te prender, te impedir de avançar.

A história da sua vida já foi escrita pelas mãos do Criador, mas você já parou para pensar sobre quantas ótimas oportunidades poderão ser desprezadas por você graças aos fantasmas do passado? Enfrentar e aceitar o seu passado é uma questão de urgência, não uma mera opção.

Um passado não superado ativa uma ferramenta muito comum entre os prisioneiros das más lembranças. Estou falando das famosas desculpas. Criar desculpas diante de várias oportunidades se torna um hábito confortável para aqueles que vivem sendo pressionados pelas vozes do passado.

Identificou-se com o que escrevi? Você está entre aqueles que usam desculpas para tudo e todos? Não dê esta doce vitória para seus fantasmas do passado. Que tal começar a aproveitar mais a vida e as oportunidades que surgem? Diga sim mais vezes! Saia de sua casa mais vezes! Converse mais vezes! Não sinta medo de viver novamente certas situações somente pelo fato de outras situações similares terem sido um fracasso no passado.

Uma das maiores preocupações daquele que é atormentado pelo passado é de que ocorram repetições do que já foi vivido. Conhece aquele ditado: dois raios não caem no mesmo lugar? Pois é, isso é uma grande mentira. Assim como dois raios podem sim cair no mesmo lugar, um mesmo ocorrido pode acontecer novamente e provocar sofrimento. Se arrependeu por começar a ler este livro? Seria muito fácil encher estas páginas de palavras bonitas e motivadoras. O incomum é ser realista.

Sim, muitos fracassos do passado podem ressurgir no seu futuro. A questão é: você vai deixar de desfrutar do futuro por medo? Aprenda a arriscar! A vida é um caminho cheio de bifurcações. Por várias vezes você se verá frente a uma porcentagem agonizante. Diante de várias oportunidades você encontrará o valor 50%. A porcentagem será 50% de chance para dar certo e 50% de chance para dar errado.

Cabe a você escolher! O que fará então? Permanecerá congelado diante das evoluções ou enfrentará seus pensamentos guiados pelos fantasmas do passado e desfrutará do lindo futuro que Deus tem guardado para você?

Não existe uma fórmula mágica. Não existe um comprimido milagroso. Aprenda a olhar para seu passado e entenda que ele não pode ter poder sobre você. Tudo se faz novo todos os dias. Amanhã você não acordará do mesmo jeito que acordou hoje. Não verá as coisas exatamente da mesma forma. A cada dia que passa, você amadurece, muda conceitos, perde medos, cria novos objetivos. Enquanto você estiver respirando, a sua mente estará em constante mudança. Acompanhe estas mudanças e não permita que seu passado congele esta evolução!

As pessoas mais incríveis que já conheci tiveram um passado sofrido. Por quê? Vamos refletir? Os sofrimentos desta vida nos fazem amadurecer, ficar mais fortes, por mais que não pareça. Pense em todas as qualidades que você tem. Pensou? Se não fosse pelo seu passado, você não as teria. Por mais terrível que seu passado tenha sido, não tente apagá-lo de suas lembranças, pois foi este mesmo passado que lhe trouxe também muitas coisas boas.

Pense muito sobre o que você leu até aqui. Aprender a dar as mãos para o passado ao invés de tentar fugir dele será o passo inicial para uma mente tranquila e sadia.

Trechos do Livro:

Vença Seus Pensamentos ou Eles Vencerão Você: Aprenda como educar sua mente (PDF)

Original price was: R$ 8,99.Current price is: R$ 0,49.

Liberte Sua Mente: Vença Seus Pensamentos ou Eles Vencerão Você! Em “Vença Seus Pensamentos ou Eles Vencerão Você”, Danilo H. Gomes oferece um guia poderoso para libertar sua mente das amarras do medo, do vitimismo, da insegurança e de tantas outras vozes. Este livro é um farol de esperança para aqueles que buscam superar pensamentos…

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato