Comunismo ou Capitalismo: Qual devo seguir?

❤️Compartilhe!

Nós, brasileiros, estamos no epicentro de uma gigantesca guerra intelectual. De um lado, os comunistas, do outro, capitalistas. Inúmeras estratégias são aplicadas “por trás das cortinas” enquanto nas redes sociais as discussões agressivas não tem fim. O que pensar sobre isso?

Falar sobre economia tornou-se um assunto extremamente delicado nos tempos atuais. Parece que as pessoas perderam a capacidade de se comunicar pacificamente quando o assunto é ideologias, principalmente quando envolvemos política no assunto.

Nestes últimos tempos tentei olhar com profundo altruísmo para esse caos. Percebi que os dois lados da moeda possuem bases e intenções legítimas, mas há uma coisa bem chata chamada “bolha social” que provoca a ilusão de que aquele que pensa diferente é ignorante, “burro” ou qualquer outro adjetivo ofensivo.

Bolha social: em suma, grupo de pessoas com interesses e ideias semelhantes. Viver exclusivamente na bolha social significa alimentar conceitos limitando-se apenas no círculo social. A lógica da bolha social é basicamente esta: “os que convivem comigo pensam assim, então a maioria também pensa assim, ou seja, aqueles que pensam diferente são uma minoria ignorante“.

Os algoritmos das redes sociais não ajudam muito. Redes sociais como Facebook e Instagram procuram entregar para os usuários conteúdos que têm ligação com seus gostos pessoais. Eu, por exemplo, atualmente recebo conteúdo cristão com muita frequência, todavia sei que o mesmo não acontece com todos. Esse mecanismo alimenta ainda mais a bolha social e fragmenta a sociedade.

Não é raridade encontrar pessoas que afirmam que Jesus era comunista (com base nos mandamentos de amor ao próximo e doação de bens, Mt 5:42). Outros dirão que Ele era a favor do capitalismo (quando demonstra apoio ao pagamento de impostos, Mt 22:19-21). Grande erro! Jamais encaixe Jesus em uma ideologia, pelo contrário, encaixe a ideologia em Jesus.

O Senhor Jesus está muito acima de qualquer teoria humana. A ideologia de Cristo sempre foi a obediência ao Pai e assim também devemos pensar. No entanto, trarei uma conclusão interessante no final desta postagem.

Agora vamos analisar os dois lados da moeda.

Comunismo

gif

Resumindo, baseia-se na ideia de uma sociedade equilibrada onde tudo é dividido com todos. Através do comunismo, viveríamos em uma sociedade onde não há exploração entre humanos e a desigualdade social torna-se nula. Na teoria é uma ideia maravilhosa, mas na prática apresenta falhas.

O mundo atual é capitalista. Não é possível que uma sociedade capitalista transforme-se em comunista da noite para o dia, portanto, para chegarmos ao comunismo é necessário primeiramente implantarmos o socialismo.

O socialismo é uma ideologia que procura dar total poder ao estado, isto é, no socialismo tudo pertenceria às lideranças das nações que responsavelmente deveriam trabalhar em prol da equidade social. Quando o socialismo atingisse poder pleno, o estado então seria abolido (lideranças abdicariam o poder) e o comunismo entraria em vigor.

O grande problema aqui é: qual ser humano abriria mão do poder para a implementação do comunismo? Parece que o comunismo ignora completamente o fator ambição humana. Apesar de termos registros de grupos que viveram um sistema comunista (a Igreja Primitiva, por exemplo), após a Revolução Industrial (século XVIII) nunca presenciamos a transição socialismo-comunismo.

A União Soviética tentou, com unhas e dentes, desenvolver-se através da ideologia socialista para implantação do comunismo, mas o resultado foi desastroso. Na China, mortes sem fim. Milhões de vidas morreram diante da ambição de líderes que não abdicaram do poder que conquistaram, além de terem cometido inúmeras falhas de administração (ambas, revolução socialista na União Soviética e China, ocorreram no século XX).

O comunismo é lindo na teoria, mas parece desastroso na prática.

Capitalismo

gif

O capitalismo é o sistema econômico baseado na propriedade privada, busca por lucros e liberdade comercial. Sem dúvida, é um sistema que naturalmente se move contra a ideia de uma sociedade equilibrada. Este sistema econômico impulsiona aqueles que têm muito e geralmente diminui aqueles que têm pouco.

Na prática vemos que, no mundo atual, há muita riqueza nas mãos de poucos e pouca riqueza nas mãos de muitos. O único objetivo do indivíduo na sociedade capitalista é ter cada vez mais. Os mais afortunados da sociedade, movidos por esse sistema, tendem a fomentar a exploração da mão de obra humana. Cria-se então uma relação abusiva, mas inevitável, pois aquele que tem muito continuará ganhando muito enquanto aquele que tem pouco precisa se submeter à exploração para sobreviver.

Fato é que o capitalismo, mesmo parecendo monstruoso, preserva a liberdade do ser humano dentro de suas limitações geográficas, sociais e econômicas. O sucesso dentro do capitalismo pode ser, para uns, fácil, e para outros, difícil ou quase impossível. Todavia, dentro do capitalismo, todos nós temos chance de crescimento. Não são chances iguais ou justas, mas pelo menos são chances.

Ao contrário do socialismo, o capitalismo não busca o controle total da sociedade, o que torna esta ideologia bem menos assustadora. Para os afortunados, é claro, o comunismo é abominável. Concluindo e complementando, o capitalismo é o sistema que tem mantido o mundo em funcionamento desde o enfraquecimento do sistema feudal (século XV).

O capitalismo parece horrível na teoria, mas funciona na prática.

E o cristão? Qual ideologia deve seguir?

Em vez de lutarmos por uma ideologia criada por mentes humanas, devemos lutar pela obediência à vontade do Pai em relação aos seus filhos. Jesus nunca defendeu uma ideologia humana ou uma religião, mas sim a obediência ao Criador. E a vontade do Criador pode ser resumida em dois mandamentos: amar a Deus mais do que tudo e amar ao próximo como a ti mesmo (Mt 22:36-40).

Quando amamos o Senhor com todas as forças, obedecemos os seus mandamentos e o seguimos (Jo 14:6, 21). Quando amamos ao próximo, não temos dificuldade em compartilhar com ele o que temos, pois entendemos que tudo vem do Senhor.

Então seja dentro do capitalismo ou comunismo, devemos ser generosos em todo tempo assim como o nosso maior exemplo foi: Jesus Cristo.

E a nossa luta? Bom, a nossa luta deve se basear nessa ordem divina:

Jesus lhes disse: “Vão ao mundo inteiro e anunciem as boas-novas a todos. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem se recusar a crer será condenado”. – Marcos 16:15,16

Este mundo é passageiro demais para ideologias. Há pessoas morrendo todos os dias sem conhecer verdadeiramente a Jesus. O que temos feito a respeito?

Que o Senhor nos ilumine! Lhe desejo a paz!

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

2 comentários

Deixe um comentário

Entrar em contato