Brechas Espirituais: O Que São e Como Fechá-las?

❤️Compartilhe!

A igreja em Galácia estava, aos poucos, desviando-se da sã doutrina. Paulo escreve então uma carta dura – e necessária – para que os gálatas fechassem brechas espirituais e fugissem dos falsos ensinamentos focando na graça do Senhor e na necessidade da santidade.

YouTube video

Na carta aos gálatas, no capítulo 5, a partir do verso 16, Paulo fala claramente sobre uma vida direcionada pelo Espírito e também sobre as duas naturezas que lutam dentro do homem: a carnal e a espiritual. As brechas espirituais surgem através da natureza carnal.

Do versículo 19 ao 21, temos uma lista prática sobre as obras da carne. Geralmente a lemos rapidamente, sem reflexões, pois nos sentimos distantes destas práticas, mas, quando analisamos com muita atenção o que Paulo escreveu, podemos nos surpreender ao encontrar coisas que nós infelizmente praticamos.

Quando seguem os desejos da natureza humana, os resultados são extremamente claros: imoralidade sexual, impureza, sensualidade, idolatria, feitiçaria, hostilidade, discórdias, ciúmes, acessos de raiva, ambições egoístas, dissensões, divisões, inveja, bebedeiras, festanças desregradas e outros pecados semelhantes. Repito o que disse antes: quem pratica essas coisas não herdará o reino de Deus. – Gálatas 5:19-21

Repare que as palavras de Paulo são direcionadas para a Igreja, isto é, para os filhos de Deus, e não para aqueles que o desprezam. Portanto, não podemos desprezar tais instruções.

Se o Pai está mostrando as brechas espirituais, é porque nos ama. É necessário que estas falhas e brechas sejam urgentemente corrigidas para, só então, vivermos na plenitude do Espírito Santo.

Brechas Espirituais: O Que São e Como Fechá-las?

Brechas Espirituais / Obras da Carne e os Significados dos Termos Originais

(Termos presentes nas traduções ARC juntamente com a definição Strong’s do grego.)

PROSTITUIÇÃO
moicheia: adultério.

PROSTITUIÇÃO (A tradução ARC uniu os dois termos)
porneia: adultério, fornicação, homossexualidade, lesbianismo, relações sexuais com animais, incesto, relação com alguém divorciado.
“Ou seja, qualquer relação sexual fora do ambiente permitido por Deus: o casamento.”

IMPUREZA
akatharsia: impureza.
“Uma coisa pura é constituída de uma única substância. O coração puro do cristão deve estar completamente cheio de Cristo.”

Acima de todas as coisas, guarde seu coração, pois ele dirige o rumo de sua vida. – Provérbios 4:23

LASCÍVIA
aselgeia: lascívia, libertinagem.
“Sensualidade extrema, isto é, a mente repleta de pensamentos sensuais resultando em comentários imorais constantes e/ou desejo de seduzir as pessoas.”

Portanto, irmãos, suplico-lhes que entreguem seu corpo a Deus, por causa de tudo que ele fez por vocês. Que seja um sacrifício vivo e santo, do tipo que Deus considera agradável. Essa é a verdadeira forma de adorá-lo.
Não imitem o comportamento e os costumes deste mundo, mas deixem que Deus os transforme por meio de uma mudança em seu modo de pensar, a fim de que experimentem a boa, agradável e perfeita vontade de Deus para vocês. – Romanos 12:1,2

O modo de pensar está intimamente ligado aos desejos da natureza humana. Precisamos deixar que Deus nos transforme, isto é, fugir para longe da soberba.

IDOLATRIA
eidololatria: adoração a falsos deuses (como avareza ou adoração a um ser humano), vícios que surgem da idolatria.
“Tudo aquilo que colocamos no trono que há em nossos corações, não sendo Jesus, é causa de idolatria (dinheiro, vícios, esportes, negócios, a própria vida, filhos, relacionamentos e até uma simples forma de entretenimento).”

FEITIÇARIAS
pharmakeia: feitiçaria, artes mágicas, uso ou administração de drogas.

INIMIZADES
echtra: inimizade, ódio, ser motivo de oposição.
“Quando falamos mal de uma pessoa, estamos estimulando o ódio contra alguém.”

PORFIAS
eris: contendas, disputas.
(No sentido de discutir, como, por exemplo, debates inúteis sobre teologia baseadas na demonstração de conhecimento e não no amor.)

EMULAÇÕES
zēlos: ambição.
(Desejar intensamente algo que pertence a outra pessoa.)

IRAS
thymos: raiva.

E “não pequem ao permitir que a ira os controle”. Acalmem a ira antes que o sol se ponha, pois ela cria oportunidades para o diabo. – Efésios 4:26‭-‬27

PELEJAS
eritheia: um desejo de se colocar para frente, partidarismo, fracionamento.
“A pessoa tem o desejo de tomar a frente no Corpo de Cristo e, por não conseguir, provoca divisões entre os irmãos através de comentários/ações, sutil ou exageradamente.”

DISSENSÕES
dichostasia: desunião, divisão.
“Estmular a desunião ou divisão dos irmãos de qualquer modo.”

HERESIAS
hairesis: heresias, deturpação da sã doutrina, inserção de falsos ensinamentos na Igreja.

INVEJAS
phthonos: inveja, privar o outro de ter aquilo que desejo.
(Sentir raiva de alguém por não ter aquilo que ele possui.)

HOMICÍDIOS
phonos: homicídios.

BEBEDICES
methē: intoxicação, embriaguez.

GLUTONARIAS
kōmos: festas desregradas.
“Festas onde há orgia e devassidão.”

***

São 17 termos usados por Paulo para nos mostrar hábitos destrutivos praticados por aqueles que estão fora do Reino de Deus. Devemos analisá-los com atenção para não abrirmos brechas em nossas vidas.

Há outros pecados semelhantes, como diz o versículo 21. Por isso é tão importante uma vida no senhorio e na direção do Espírito Santo, pois Ele nos mostrará as brechas e pecados em nossas vidas.

Não digo essas coisas para que você viva com medo. Digo para que você entenda, de fato, que PRECISAMOS de uma vida de busca e direcionamento do Espírito para não patinarmos constantemente no lamaçal do pecado.

Para Concluir

Por isso digo: deixem que o Espírito guie sua vida. Assim, não satisfarão os anseios de sua natureza humana. – Gálatas 5:16

Aqueles que são dominados pela natureza humana pensam em coisas da natureza humana, mas os que são controlados pelo Espírito pensam em coisas que agradam o Espírito.
Portanto, permitir que a natureza humana controle a mente resulta em morte, mas permitir que o Espírito controle a mente resulta em vida e paz. – Romanos 8:5,6

Pois o reino de Deus não diz respeito ao que comemos ou bebemos, mas a uma vida de justiça, paz e alegria no Espírito Santo. – Romanos 14:17

Feche as brechas de pecado em sua vida e mergulhe na justiça, alegria e paz do Espírito de Deus.

– Sermão ministrado por Danilo H. Gomes, dia 26 de Junho, em Araçatuba/SP.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato