Foque nas Qualidades das Pessoas Para Exaltar a Deus

❤️Compartilhe!
YouTube video

Infelizmente travo algumas lutas contra a minha mente há anos por causa do meu padrão negativo de análise das pessoas. Explicando melhor: se eu não me vigiar e pedir ajuda a Deus, sou vencido pelo hábito de criticar as pessoas em fala ou pensamento, sempre focando em seus defeitos em vez de suas qualidades. Você também é assim? Sabia que é possível mudar isso? Descubra agora como.

Fonte do Hábito

Acredito que ninguém nasça com o hábito de criticar negativamente as pessoas instalado em seu coração. Não me faz sentido crer que isso “venha de fábrica“. Muito possivelmente é um hábito aprendido, talvez principalmente por observação. Também pode ser fruto do perfeccionismo que, por sua vez, pode surgir de inúmeras fontes (eventos traumáticos, orgulho, apego à reputação, medo de errar, entre outras).

Ego e Hipocrisia

Acredite em mim: esse padrão de pensamento é uma verdadeira prisão! Como é difícil lidar com um desejo intenso de falsa justiça onde uma indignação constante corrói a alma. Sim, pessoas como eu ficam indignadas diante dos defeitos alheios e, ao mesmo tempo, caem frequentemente no pecado da hipocrisia, pois é comum nos irritarmos ao percebemos nossos defeitos nos outros (defeitos esses que são geralmente ignorados ou negados pelo eu).

Por que você se preocupa com o cisco no olho de seu amigo enquanto há um tronco em seu próprio olho?
Como pode dizer a seu amigo: “Deixe-me ajudá-lo a tirar o cisco de seu olho”, se não consegue ver o tronco em seu próprio olho?
Hipócrita! Primeiro, livre-se do tronco em seu olho; então você verá o suficiente para tirar o cisco do olho de seu amigo.

Mateus 7:3-5

E se eu te disser que esse padrão de pensamento negativo dá glória ao seu ego em vez de dar glória a Deus? Pois é. Enfocar características negativas a fim de alimentar críticas rouba a glória que pertence somente a Jesus.

Exemplos

Entenda:

Quando critico as pessoas = Coloco meu eu como superior e o glorifico sem perceber.
Quando admiro as pessoas = Posso louvar a Deus por ter dado tais qualidades aos seres humanos.

Agora usaremos uma escultura como exemplo:

Quando falo mal da escultura = Estou criticando as mãos que a fizeram e talvez me julgue melhor do que o autor da obra de arte.
Quando falo bem da escultura = Estou elogiando as mãos que a fizeram e admiro o autor da obra de arte.

Da mesma forma, suas boas obras devem brilhar, para que todos as vejam e louvem seu Pai, que está no céu.

Mateus 5:16

Sabemos que o pecado não é criação de Deus e, portanto, criticar o pecado não seria algo errado. No entanto, é raro separarmos o pecado do pecador. Sendo assim, acabamos nutrindo pensamentos de acusação ou até raiva contra um ser que surgiu das mãos do Criador.

Por outro lado, quando, por padrão, foco nas qualidades do meu próximo de modo saudável e santo, elogio e admiro as mãos do Altíssimo e percebo pequenas parcelas de suas doces características distribuídas entre os seres humanos.

Metanoia

Quer se libertar deste hábito? Primeiramente abra o coração diante do Senhor e peça a cura para esse mal. Nosso Pai amoroso está pronto para moldar os nossos corações através do Espírito Santo a fim de nos tornar semelhantes a Jesus.

O segundo passo é absorver a verdade dita aqui nesse artigo. Seu coração não treme diante da consciência de que cada crítica negativa sua contra o pecador enalteceu o ego e deixou de exaltar a Cristo? Se não, deveria.

Terceiro: é preciso uma vigilância constante dos pensamentos que caminham pela sua consciência. Você não consegue controlar o surgimento dos pensamentos, mas pode rejeitá-los ou lhes dar voz. A escolha será sempre sua.

Por fim, conte com a ajuda de irmãos maduros na fé nessa caminhada.

Mude Seus Padrões e Glorifique a Deus

Comece a praticar este modo de pensar a partir de hoje. Entenda que criticar o pecador não faz de você uma pessoa melhor. Entenda que as pessoas são amadas pelo Pai e vieram de sua criatividade e de suas mãos amorosas. Rejeite as críticas e reforce cada ponto positivo presente no caráter das pessoas ao seu redor. Agindo assim, sua mente será mais leve, e seu convívio social, mais agradável.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato