Igreja: O Que Não Te Contaram Sobre Ela

❤️Compartilhe!

Quando falamos sobre Igreja, várias pessoas imaginam um estabelecimento onde vários devotos se reúnem e são comandados por um ou mais pastores que compartilham sermões de uma a duas horas após alguns louvores. Entenda: Igreja não é isso.

Este artigo visa desmistificar alguns conceitos errados acerca da Igreja e das reuniões semanais.

Igreja é o Corpo de Cristo espalhado pelo mundo onde todos participam e são igualmente importantes

O Que Realmente é Igreja?

A Igreja, segundo a Bíblia, NÃO é o prédio, casa ou qualquer estrutura semelhante que serve de ponto de encontro para os filhos de Deus.

E eu lhe digo que você é Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja, e as portas do Hades [inferno] não poderão vencê-la. – Mateus 16:18 (ênfase acrescentada)

O Senhor Jesus não estava falando sobre uma estrutura de blocos, madeira ou outros materiais de construção, mas sim sobre vidas. Em trechos posteriores das Escrituras notamos como os apóstolos entendiam bem esta verdade.

Saúdem também a igreja que se reúne na casa deles. – Romanos 16:5a (ênfase acrescentada)

Paulo, prisioneiro de Cristo Jesus, e o irmão Timóteo, a você, Filemom, nosso amado cooperador, à irmã Áfia, a Arquipo, nosso companheiro de lutas, e à igreja que se reúne com você em sua casa. – Filemom 1:1,2 (ênfase acrescentada)

Saúdem os irmãos de Laodicéia, bem como Ninfa e a igreja que se reúne em sua casa. – Colossenses 4:15 (ênfase acrescentada)

Áqüila e Priscila os saúdam afetuosamente no Senhor, e também a igreja que se reúne na casa deles. – 1 Coríntios 16:19b (ênfase acrescentada)

Saulo, por sua vez, devastava a igreja. Indo de casa em casa, arrastava homens e mulheres e os lançava na prisão. – Atos 8:3 (ênfase acrescentada)

Porque vocês, irmãos, tornaram-se imitadores das igrejas [no plural porque refere-se aos grupos de diferentes locais] de Deus em Cristo Jesus que estão na Judéia. – 1 Tessalonicenses 2:14a (ênfase acrescentada)

A Igreja é um só povo espalhado por diferentes locais. Por exemplo: eu, Danilo, atualmente sou parte da Igreja em Araçatuba/SP e tenho irmãos queridos que fazem parte da Igreja em Rio Preto/SP.

O Pastor é o Chefe?

Definitivamente não. Não se sabe ao certo porque a função de pastoreio tornou-se a mais importante e autoritária no meio cristão. O dom do pastoreio é apenas um dos outros 5 dons dados por Jesus.

E ele [Jesus] designou alguns para apóstolos, outros para profetas, outros para evangelistas, e outros para pastores e mestres. – Efésios 4:11 (ênfase acrescentada)

Uma Igreja saudável é repleta de homens com estes dons. Um marido responsável e firme no Senhor pastoreia sua mulher e filhos, portanto, em sua casa, ele é um pastor e exerce a função de pastoreio.

Vale lembrar que é o Senhor Jesus quem designa um homem para uma destas cinco funções, portanto, não é um seminário ou uma faculdade que transforma alguém em pastor. Todos nós devemos estudar incansavelmente as Escrituras Sagradas, todavia, isso não é a fórmula mágica para atrair um dom.

Entre os filhos do Senhor há vários apóstolos, profetas, evangelistas, pastores e mestres. Todos eles são importantes e cooperam para essa maravilhosa edificação que não para de crescer chamada Igreja de Cristo Jesus.

Concluindo este tópico: o chefe da Igreja é Jesus. Seu doce Espírito Santo conduz cada reunião. Entretanto, isso não significa que não pode haver uma liderança na Igreja local.

Quem Lidera?

Sabemos que não é necessariamente alguém com o dom do pastoreio que lidera. Quem assume então a posição de liderança? São os presbíteros/bispos e diáconos. Biblicamente falando, estes são os únicos ministérios que exercem liderança.

Os presbíteros que lideram bem a igreja são dignos de dupla honra, especialmente aqueles cujo trabalho é a pregação e o ensino. – 1 Timóteo 5:17 (ênfase acrescentada)

Na carta escrita pelo apóstolo Paulo ao seu querido filho espiritual Timóteo, temos uma série de requisitos para que alguém seja presbítero/bispo ou diácono.

Esta afirmação é digna de confiança: se alguém deseja ser bispo, deseja uma nobre função.
É necessário, pois, que o bispo seja irrepreensível, marido de uma só mulher, sóbrio, prudente, respeitável, hospitaleiro e apto para ensinar;
não deve ser apegado ao vinho, nem violento, mas sim amável, pacífico e não apegado ao dinheiro.
Ele deve governar bem sua própria família, tendo os filhos sujeitos a ele, com toda a dignidade.
Pois, se alguém não sabe governar sua própria família, como poderá cuidar da igreja de Deus?
Não pode ser recém-convertido, para que não se ensoberbeça e caia na mesma condenação em que caiu o diabo.
Também deve ter boa reputação perante os de fora, para que não caia em descrédito nem na cilada do diabo.


Os diáconos igualmente devem ser dignos, homens de palavra, não amigos de muito vinho nem de lucros desonestos.
Devem apegar-se ao mistério da fé com a consciência limpa.
Devem ser primeiramente experimentados; depois, se não houver nada contra eles, que atuem como diáconos.
As mulheres igualmente sejam dignas, não caluniadoras, mas sóbrias e confiáveis em tudo.
O diácono deve ser marido de uma só mulher e governar bem seus filhos e sua própria casa.

– 1 Timóteo 3:1-12

Os presbíteros/bispos trabalham intensamente no Reino de Deus ensinando a Palavra e intercedendo pelo povo de Deus. Enquanto isso, os diáconos trabalham auxiliando os presbíteros/bispos observando atentamente as necessidades materiais e espirituais dos irmãos.

Essas duas funções sim exercem um papel de liderança, porém, os irmãos que cooperam através destes ministérios devem ser os que mais servem.

Como Devem Ser as Reuniões da Igreja?

Dinâmica de tal modo que todos participem. Esse modelo comum onde há alguns louvores e depois uma única pessoa domina o microfone por horas esbanjando boa oratória enquanto dá uma verdadeira palestra motivacional está bem longe do que a Palavra nos ensina.

Portanto, que diremos, irmãos? Quando vocês se reúnem, cada um de vocês tem um salmo, ou uma palavra de instrução, uma revelação, uma palavra em língua ou uma interpretação. Tudo seja feito para a edificação da igreja. – 1 Coríntios 14:26

De preferência, todos, sem exceções, devem participar e fluir no poder do Espírito Santo para a glória de Deus e edificação do Corpo de Cristo, isto é, a Igreja. Acredite, todos são capazes de participar se buscarem algo no Espírito Santo.

Há um só corpo e um só Espírito, assim como a esperança para a qual vocês foram chamados é uma só; há um só Senhor, uma só fé, um só batismo, um só Deus e Pai de todos, que é sobre todos, por meio de todos e em todos. – Efésios 4:4-6

***

Esqueça a ideia de que Igreja é o lugar onde você deve ser servido com bom louvor e um sermão empolgante enquanto desfruta do conforto de uma boa cadeira. Você foi chamado(a) para participar ativamente do Reino de Deus fluindo através dos dons e das ferramentas disponíveis através do Espírito Santo. Você faz parte do lindo e imenso Corpo de Cristo.

Recomendo a leitura dos livros: Fundamentação, A Igreja e Sua Natureza Original, O Evangelho Puro.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato