Imaginação Destrutiva: Livre-se desta fonte de estresse

Em nossas infâncias, a imaginação nos levava para lugares incríveis! Dentro dela éramos protagonistas de aventuras eletrizantes. Apesar de ser uma ferramenta mental esplêndida, a imaginação precisa ser controlada na fase adulta, principalmente no que concerne aos círculos sociais. Imaginação descontrolada é fonte de estresse. Entenderemos o porquê.

woman wearing brown sweater holding lips

A mente humana está em constante trabalho para alcançar o equilíbrio mental e físico. Na teoria este mecanismo é ótimo, contudo, na prática pode apresentar algumas falhas. A imaginação tenta preencher lacunas presentes nos pensamentos: memórias incompletas, informações ausentes, suposições, prevenções e etc. Na tentativa de preencher estes vácuos mentais, a imaginação comete inúmeras falhas prejudiciais.

Tenho um exemplo. Suponhamos que José foi trabalhar e Maria, sua esposa, ficou em casa. José tem atrasado frequentemente nos últimos meses e, além disso, tem apresentado alguns comportamentos atípicos. Certa noite, Maria liga para José, pois percebe que ele já deveria ter chegado do trabalho, mas ele não atende. Como a imaginação de Maria trabalha neste caso?

Ele deve estar me traindo! Neste momento deve estar aprontando todas com outra. Tenho certeza de que é uma mulher mais nova… Já sei quem é! É a Joana. Aquela oferecida da esquina! Devem estar juntos há meses!

Perceba que Maria elaborou várias hipóteses sem nenhuma fonte de informação, isto é, todas suas suposições são frutos da imaginação. Quantas pessoas funcionam da mesma maneira? Elaboram suposições a todo momento, mesmo que os fatos sejam escassos ou nulos.

Quer ter uma mente mais leve? Então controle sua imaginação. Aquilo que não se sabe, não se sabe. O inocente assim é até que se prove o contrário. Aquilo que não é fato comprovado deve ser descartado, pois de nada vale. Imaginações desta natureza servem somente para tirar a paz e despertar a raiva.

Pare de usar sua imaginação para encontrar falhas, simular discussões ou prever catástrofes futuras. Use-a apenas para alimentar a esperança de dias melhores. Pense nisso e comece hoje mesmo a treinar seu modo de pensar.

Deixar uma resposta