Linguagem Corporal da Cabeça e dos Olhos

❤️Compartilhe!

Cabeça inclinada para o lado, para baixo ou erguida. O que tais gestos significam? Aprenda sobre esses e outros sinais neste artigo.

linguagem corporal cabeça inclinada para o lado

Cabeça Inclinada Para o Lado, Para Baixo, Erguida, Movimentos e Coceira

LEVE INCLINAÇÃO LATERAL DA CABEÇA: A cabeça inclinada para o lado indica atenção ou/e admiração. Se o ouvinte inclina levemente a cabeça enquanto ouve o locutor, o corpo está informando gestualmente que o sujeito está achando o assunto muito interessante.

CABEÇA LEVEMENTE INCLINADA PARA BAIXO: Indica autoestima afetada, arrependimento, culpa ou/e tristeza. Pessoas incomodadas por pensamentos tristes tendem a manter a cabeça um pouco abaixada como sinal inconsciente de sensação de inferioridade aos outros ou reflexão profunda.

CABEÇA MUITO INCLINADA PARA BAIXO: Indica baixíssima autoestima ou/e tristeza profunda. Pessoas cabisbaixas buscam inconscientemente esconder seus rostos dos outros. É uma tentativa de não ser notado, pois a mente exige um tempo de reflexão. Também pode ser uma tentativa inconsciente de não se expor, por vergonha de si mesmo.

CABEÇA SEMPRE ERGUIDA: Indica boa autoestima ou/e orgulho exacerbado. Indivíduos que caminham frequentemente de cabeça erguida demonstram uma boa autoestima, pois não carregam consigo medo ou vergonha da exposição. Pessoas muito orgulhosas tendem a abaixar a cabeça raríssimas vezes por interpretar, de forma inconsciente, este ato como um ato de fraqueza.

LEVES MOVIMENTOS HORIZONTAIS: Indicam desprezo pelo locutor ou/e desacordo com o que está sendo dito. Em todas as culturas do mundo, o movimento horizontal da cabeça de um lado para o outro simboliza um pensamento negativo ou de desacordo. Muitas pessoas não conseguem impedir leves movimentos horizontais da cabeça ao não concordar com algo ou ao sentir desprezo por outrem.

LEVES MOVIMENTOS VERTICAIS: Indicam concordância com o locutor. Ao contrário dos movimentos horizontais, os verticais indicam pensamentos positivos quanto a quem está falando ou ao que está sendo dito.

COÇAR A CABEÇA: Indica dúvida. Ainda não se sabe exatamente o processo inconsciente que leva o indivíduo a coçar a cabeça diante de uma dúvida, mas é fato que este gesto está diretamente ligado ao instinto animal humano.

Olhos

OLHOS ELEVADOS PARA CIMA E À ESQUERDA (para quem vê o rosto): Indicam imaginação ou/e mentira. A parte direita do cérebro é responsável por criar as imagens construídas, ou seja, imagens que não estavam armazenadas na memória. Sendo assim, inconscientemente, o indivíduo que movimenta rapidamente seus olhos para o alto e à esquerda (para quem vê o rosto) está informando gestualmente ao ouvinte que uma imagem está sendo construída naquele momento pela imaginação.

OLHOS ELEVADOS PARA CIMA E À DIREITA (para quem vê o rosto): Indicam recordação ou/e verdade. Ao contrário da parte direita do cérebro, a parte esquerda é responsável por trazer a consciência dados já memorizados antes.

OLHOS FIXOS NO CENTRO E ARREGALADOS: Indicam total atenção ou/e memorização do que está sendo dito. O olhar fixo a um alvo, caso não demonstre ser um olhar vago, demonstra atenção por parte do indivíduo, pois é necessário certo esforço mental para fitar o olhar em algo.

OLHOS PARA BAIXO E À DIREITA (para quem vê o rosto): Indicam reflexão. O hemisfério direito do cérebro é responsável por produzir pensamentos racionais e não emocionais. Em um momento de reflexão, o indivíduo tende a mover seus olhos para o lado direito e para baixo sob o ponto de vista de quem o observa.

PUPILAS DILATADAS: Indicam interesse ou excitação. Salvo os casos em que o indivíduo encontra-se em um ambiente muito luminoso, as pupilas dilatam-se automaticamente quando o indivíduo está excitado ou sentiu grande interesse no que está à frente dos olhos.

PUPILAS CONTRAÍDAS: Indicam ira. Sentimentos fortes e negativos provocam instantaneamente a contração involuntária das pupilas. Este fenômeno está intimamente ligado aos instintos de sobrevivência.

Trechos do Livro:

Detectando Emoções: Descubra os poderes da linguagem corporal (PDF)

R$ 3,99

Descubra Como a Linguagem Corporal Pode Mudar Sua Vida e Seus Relacionamentos! Você já se perguntou como entender melhor as emoções e intenções das pessoas ao seu redor? A linguagem corporal é uma ferramenta poderosa que pode ajudá-lo(a) a decifrar sinais não verbais e melhorar seus relacionamentos pessoais e profissionais. Em “Detectando Emoções: Descubra os…

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato