Linguagem Corporal da Cabeça e dos Olhos

Leia gratuitamente três livros por mês através do aplicativo do autor (Android).

Cabeça

LEVE INCLINAÇÃO LATERAL DA CABEÇA: Indica atenção ou/e admiração. Se o ouvinte inclina levemente a cabeça enquanto ouve o locutor, o corpo está informando gestualmente que o sujeito está achando o assunto muito interessante.

CABEÇA LEVEMENTE INCLINADA PARA BAIXO: Indica autoestima afetada, arrependimento, culpa ou/e tristeza. Pessoas incomodadas por pensamentos tristes tendem a manter a cabeça um pouco abaixada como sinal inconsciente de sensação de inferioridade aos outros ou reflexão profunda.

CABEÇA MUITO INCLINADA PARA BAIXO: Indica baixíssima autoestima ou/e tristeza profunda. Pessoas cabisbaixas buscam inconscientemente esconder seus rostos dos outros. É uma tentativa de não ser notado, pois a mente exige um tempo de reflexão. Também pode ser uma tentativa inconsciente de não se expor, por vergonha de si mesmo.

CABEÇA SEMPRE ERGUIDA: Indica boa autoestima ou/e orgulho exacerbado. Indivíduos que caminham frequentemente de cabeça erguida demonstram uma boa autoestima, pois não carregam consigo medo ou vergonha da exposição. Pessoas muito orgulhosas tendem a abaixar a cabeça raríssimas vezes por interpretar, de forma inconsciente, este ato como um ato de fraqueza.

LEVES MOVIMENTOS HORIZONTAIS: Indicam desprezo pelo locutor ou/e desacordo com o que está sendo dito. Em todas as culturas do mundo, o movimento horizontal da cabeça de um lado para o outro simboliza um pensamento negativo ou de desacordo. Muitas pessoas não conseguem impedir leves movimentos horizontais da cabeça ao não concordar com algo ou ao sentir desprezo por outrem.

LEVES MOVIMENTOS VERTICAIS: Indicam concordância com o locutor. Ao contrário dos movimentos horizontais, os verticais indicam pensamentos positivos quanto a quem está falando ou ao que está sendo dito.

COÇAR A CABEÇA: Indica dúvida. Ainda não se sabe exatamente o processo inconsciente que leva o indivíduo a coçar a cabeça diante de uma dúvida, mas é fato que este gesto está diretamente ligado ao instinto animal humano.

Leia também: Como Vencer as Vozes do Passado?

Participe agora mesmo do canal do autor no Telegram para participar dos sorteios semanais!

Olhos

OLHOS ELEVADOS PARA CIMA E À ESQUERDA (para quem vê o rosto): Indicam imaginação ou/e mentira. A parte direita do cérebro é responsável por criar as imagens construídas, ou seja, imagens que não estavam armazenadas na memória. Sendo assim, inconscientemente, o indivíduo que movimenta rapidamente seus olhos para o alto e à esquerda (para quem vê o rosto) está informando gestualmente ao ouvinte que uma imagem está sendo construída naquele momento pela imaginação.

OLHOS ELEVADOS PARA CIMA E À DIREITA (para quem vê o rosto): Indicam recordação ou/e verdade. Ao contrário da parte direita do cérebro, a parte esquerda é responsável por trazer a consciência dados já memorizados antes.

OLHOS FIXOS NO CENTRO E ARREGALADOS: Indicam total atenção ou/e memorização do que está sendo dito. O olhar fixo a um alvo, caso não demonstre ser um olhar vago, demonstra atenção por parte do indivíduo, pois é necessário certo esforço mental para fitar o olhar em algo.

OLHOS PARA BAIXO E À DIREITA (para quem vê o rosto): Indicam reflexão. O hemisfério direito do cérebro é responsável por produzir pensamentos racionais e não emocionais. Em um momento de reflexão, o indivíduo tende a mover seus olhos para o lado direito e para baixo sob o ponto de vista de quem o observa.

PUPILAS DILATADAS: Indicam interesse ou excitação. Salvo os casos em que o indivíduo encontra-se em um ambiente muito luminoso, as pupilas dilatam-se automaticamente quando o indivíduo está excitado ou sentiu grande interesse no que está à frente dos olhos.

PUPILAS CONTRAÍDAS: Indicam ira. Sentimentos fortes e negativos provocam instantaneamente a contração involuntária das pupilas. Este fenômeno está intimamente ligado aos instintos de sobrevivência.

Leia também: Uma Cadeira é Só Uma Cadeira? (Fenomenologia)

Trechos do livro: Detectando Emoções

Conheça os testes gratuitos para descobrir seu temperamento, medir sua ansiedade, etc.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *