O Que é Patriarca? Quem Você é?

❤️Compartilhe!
O que é patriarca? Você é um?

Há diferença entre pai e patriarca e no Antigo Testamento a encontramos. O pai é consciente da sua geração. O patriarca é consciente das gerações que ainda virão. A função do pai termina na morte, mas a do patriarca, antes da morte, continua sua função com as gerações posteriores. Sejam patriarcas. Destruir o patriarcado é um objetivo de Satanás.

Pois lhe falarei por meio de parábola. Ensinarei enigmas de nosso passado,
histórias que ouvimos e conhecemos, que nossos antepassados nos transmitiram.
Não esconderemos essas verdades de nossos filhos; contaremos à geração seguinte os feitos gloriosos do Senhor , seu poder e suas maravilhas.
Pois ele estabeleceu seus preceitos a Jacó, deu sua lei a Israel. Ordenou a nossos antepassados que a ensinassem a seus filhos, para que a geração seguinte, os filhos ainda por nascer, a conhecesse, e eles, por sua vez, a ensinarão a seus filhos.
Portanto, cada geração deve pôr sua esperança em Deus, não esquecer seus poderosos feitos e obedecer a seus mandamentos. – Salmos 78:2-7

O Senhor tinha dito a Abrão: “Deixe sua terra natal, seus parentes e a família de seu pai e vá à terra que eu lhe mostrarei”. – Gênesis 12:1

O caminho de Abraão surgiu do encontro com Deus. Ele o conduziu para fora de sua terra e cultura. Cultura vem de cultivo, o que foi semeado e produz raiz. Culto vem de cultura.

O patriarca desenvolve uma nova cultura e não somente uma nova crença. Abraão teve relação estreita com Deus e Sua vontade. As motivações santas do coração do Senhor incluem a ordem da família e de todas as gerações que viriam. Esse estilo de vida é um ensino.

O patriarca provê ao passo que está sendo tratado por Deus. A fé dele é muito notável. Sua visão é celestial. Também tem profundos encontros com Deus e passa por uma revolução física, mental e espiritual.

Abraão deixou uma das cidades mais poderosas da época: Ur dos Caldeus. Ele foi impactado por Deus, não para conseguir benefícios, mas se envolveu em um relacionamento com o Senhor. No encontro com Deus, ele desenvolveu relacionamento estreito com o Pai. Não há lugares ocultos na vida do patriarca.

O patriarca trabalha muito com a presença de Deus. Por isso, Deus visita o patriarca. Ele tem fome e sede do Pai. O Senhor olha para ver quem tem fome Dele para visitá-lo. Assim como foi com Abraão, o patriarca opina e o Senhor ouve, pois gosta que o patriarca opine. Deus é amigo dos patriarcas.

Não se curve diante deles nem os adore, pois eu, o Senhor , seu Deus, sou um Deus zeloso. Trago as consequências do pecado dos pais sobre os filhos até a terceira e quarta geração dos que me rejeitam, mas demonstro amor por até mil gerações dos que me amam e obedecem a meus mandamentos. – Êxodo 20:5,6

Somos Pioneiros ou Colonos?

Porque convinha que aquele, por cuja causa e por quem todas as coisas existem, conduzindo muitos filhos à glória, aperfeiçoasse, por meio de sofrimentos, o Autor da salvação deles. – Hebreus 2:10

A palavra “autor” neste verso, no sentido original, também se traduz como “pioneiro”. O patriarca é um pioneiro. Jesus foi pioneiro da nossa salvação. Pioneiro significa alguém que abre caminhos que não existiam, para si e para outros.

De onde vêm as discussões e brigas em seu meio? Acaso não procedem dos prazeres que guerreiam dentro de vocês? Portanto, submetam-se a Deus. Resistam ao diabo, e ele fugirá de vocês. – Tiago 4:1,7

Os pioneiros se arriscam. Estendem as fronteiras do Reino. São práticos.

Na carta aos hebreus, no capítulo 11, há uma lista de pioneiros que abriram brechas e arriscaram suas vidas para inserir Deus e sua vontade em diversas áreas. A Bíblia é um manual de pioneiros. Nosso Deus é pioneiro.

Começamos com a família. Qual é mais importante: a obra ou a família? A obra É a família.

– Sermão ministrado por Victor Rodriguez, no mês de Agosto de 2022 em Porto Alegre, RS.

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato