A alma pode ser definida como o conjunto destas três partes: pensamentos, sentimentos e vontade. Elas se comunicam entre si. Podemos imaginar uma árvore no centro da alma. Essa árvore contém raízes saudáveis e raízes podres. Seus galhos tocam as três partes citadas. Sendo assim, raízes podres gerarão frutos destrutivos nos pensamentos, sentimentos e na vontade. Peço que você leia este artigo e siga identificando as feridas da alma. Saiba mais agora.
Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
– Colossenses 2:7
Uma árvore é identificada por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de arbustos espinhosos.
– Lucas 6:44
Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
– Lucas 3:9
Identificando as Feridas da Alma e Raízes Podres
- Hábitos pecaminosos;
- Falta de forças para a mudança;
- Não sentir a vida evoluir;
- Enxergar sempre mais defeitos nos outros do que em nós mesmos.
Esses sinais apontam para raízes podres que geram frutos ruins nas três esferas da alma. O machado do arrependimento não corta tais raízes, pois ainda vivemos na independência de alguma maneira.
Independência de Deus e Luz
Ainda vivemos na independência do Senhor quando não aceitamos realmente as seguintes afirmações:
- somente o Senhor sabe fazer justiça;
- somente o Senhor sabe ser soberano;
- somente o Senhor sabe resolver problemas com perfeição;
- somente o Senhor sabe tomas as decisões corretas.
Aquele que se entregou à dependência de Deus pensa da seguinte forma:
- o Senhor é quem conhece o bem e o mal totalmente e, por isso, deixo que Ele decida tudo por mim.
Na independência, preferimos viver a vida como bem entendemos. Como consequência, nos fechamos para o Corpo de Cristo, isto é, a Igreja.
Todas essas coisas contribuem para a existência de raízes destrutivas. É necessário a luz do Senhor para destruí-las totalmente. Não se corta raízes na escuridão. Precisamos expor essas raízes à luz através da confissão entre irmãos. Somente quando entregamos tudo o que “temos” e o que somos é que o processo de arrependimento começa de fato.
Benefícios das Raízes Saudáveis
Quando nos esvaziamos e nos entregamos a Deus sem reservas, o Espírito Santo inicia um tratamento interior onde as raízes podres são eliminadas através da revelação e do arrependimento. Com raízes saudáveis, passamos a frutificar para a glória de Deus. Antes, mesmo sem perceber, produzíamos muitos frutos para a glória própria.
Agora, limpos e com raízes saudáveis, percebemos a presença gloriosa do Espírito Santo em nossos pensamentos que gerarão sentimentos puros e desejos/ações que exaltarão sempre o nome santo de Jesus.
Árvore saudável gera:
– pensamentos nobres (Fp 4:8);
– sentimentos espirituais (Gl 5:22-23);
– desejos e ações para a glória do Pai (1Co 10:31).
Agora que você leu, refletiu e seguiu identificando as feridas da alma e raízes podres, pode buscar socorro no Senhor e agir a fim de ser liberto das maldosas raízes podres da alma.
– Baseado no sermão ministrado por Danilo H. Gomes, dia 19/03/23, em Araçatuba /SP.