Raízes Podres na Alma: Como Identificar e Eliminar?

❤️Compartilhe!
YouTube video

Entendendo a Alma

A alma pode ser definida como o conjunto destas três partes: pensamentos, sentimentos e vontade. Elas se comunicam entre si. Podemos imaginar uma árvore no centro da alma. Essa árvore contém raízes saudáveis e raízes podres. Seus galhos tocam as três partes citadas. Sendo assim, raízes podres gerarão frutos destrutivos nos pensamentos, sentimentos e na vontade.

Aprofundem nele suas raízes e sobre ele edifiquem sua vida. Então sua fé se fortalecerá na verdade que lhes foi ensinada, e vocês transbordarão de gratidão.
– Colossenses 2:7

Uma árvore é identificada por seus frutos. Ninguém colhe figos de espinheiros, nem uvas de arbustos espinhosos.
– Lucas 6:44

Agora mesmo o machado do julgamento está pronto para cortar as raízes das árvores. Toda árvore que não produz bons frutos será cortada e lançada ao fogo.
– Lucas 3:9

tronco marrom da árvore com musgo verde

Sinais da Existência de Raízes Podres

  • Hábitos pecaminosos;
  • Falta de forças para a mudança;
  • Não sentir a vida evoluir;
  • Enxergar sempre mais defeitos nos outros do que em nós mesmos.

Esses sinais apontam para raízes podres que geram frutos ruins nas três esferas da alma. O machado do arrependimento não corta tais raízes, pois ainda vivemos na independência de alguma maneira.

Independência de Deus e Luz

Ainda vivemos na independência do Senhor quando não aceitamos realmente as seguintes afirmações:

  • somente o Senhor sabe fazer justiça;
  • somente o Senhor sabe ser soberano;
  • somente o Senhor sabe resolver problemas com perfeição;
  • somente o Senhor sabe tomas as decisões corretas.

Aquele que se entregou à dependência de Deus pensa da seguinte forma:

  • o Senhor é quem conhece o bem e o mal totalmente e, por isso, deixo que Ele decida tudo por mim.

Na independência, preferimos viver a vida como bem entendemos. Como consequência, nos fechamos para o Corpo de Cristo, isto é, a Igreja.

Todas essas coisas contribuem para a existência de raízes destrutivas. É necessário a luz do Senhor para destruí-las totalmente. Não se corta raízes na escuridão. Precisamos expor essas raízes à luz através da confissão entre irmãos. Somente quando entregamos tudo o que “temos” e o que somos é que o processo de arrependimento começa de fato.

Benefícios das Raízes Saudáveis

Quando nos esvaziamos e nos entregamos a Deus sem reservas, o Espírito Santo inicia um tratamento interior onde as raízes podres são eliminadas através da revelação e do arrependimento. Com raízes saudáveis, passamos a frutificar para a glória de Deus. Antes, mesmo sem perceber, produzíamos muitos frutos para a glória própria.

Agora, limpos e com raízes saudáveis, percebemos a presença gloriosa do Espírito Santo em nossos pensamentos que gerarão sentimentos puros e desejos/ações que exaltarão sempre o nome santo de Jesus.

Árvore saudável gera:
– pensamentos nobres (Fp 4:8);
– sentimentos espirituais (Gl 5:22-23);
– desejos e ações para a glória do Pai (1Co 10:31).

– Sermão ministrado por Danilo H. Gomes, dia 19/03/23, em Araçatuba /SP.

Últimos Posts:

❤️Compartilhe!
Danilo H. Gomes
Danilo H. Gomes

Danilo H. Gomes, brasileiro, é autor de obras com ênfase em autoajuda (usando como base a psicologia e filosofia) e cristianismo, atuando no mercado literário desde 2016. Possui várias obras publicadas no Brasil e também traduzidas para o inglês, espanhol, italiano e francês, disponíveis para inúmeros países ao redor do mundo.

Deixe um comentário

Entrar em contato